> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Mutirão de combate a dengue envolveu voluntários no Sarinha

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ITABUNA-BA:Mutirão de combate a dengue envolveu voluntários no Sarinha

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Departamento de Endemias, em parceria com a comunidade organizada promoveu no último sábado (18), o Mutirão de Combate a Dengue no bairro Sarinha. A mobilização contou com o apoio de agentes comunitários e voluntários, que além de levar a conscientização popular, realizaram a coleta de objetos, que poderiam ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O mutirão envolveu a participação de 45 instituições entre filantrópicas, públicas e privadas.
Segundo Sandovaldo Carvalho de Menezes, coordenador do setor de Endemias em Itabuna, o objetivo principal da mobilização foi de alertar a comunidade para o combate a dengue, apesar da redução significativa no número de notificações este ano. “Estamos sempre mobilizando a comunidade para que ela permaneça ativa no tocante as medidas de profilaxia para que não ocorra uma epidemia de dengue na cidade”, declarou.
Com a participação de agentes comunitários, alunos do Colégio Félix Mendonça, integrantes do Tiro de Guerra, da Juventude, F      orça Jovem, entre outras instituições, 49 quarteirões, sendo em torno de três mil imóveis receberam folders e panfletos informativos, que destacam as medidas de prevenção do combate ao mosquito da dengue. Além disso, foi realizada uma coleta domiciliar, que consiste em recolher os depósitos dos possíveis criadouros, em parceria com a limpeza pública.
A participação social foi um dos fatores apontados pelo coordenador de Endemias como preponderantes para a diminuição das notificações. De acordo com ele, apesar de ter sido o último mutirão do ano, os processos educativos irão continuar, com palestras educativas, entrevistas em rádios e TVs locais. “Nós agradecemos a participação social, que vestiu a camisa e estamos encerrando o último mutirão desse ano, já que estamos entrando em um período mais frio e diminuíram as notificações”.
Balanço
Em 2010 foram registrados em torno de 1.064 notificações, e até o dia 18 desse mês foram notados 205 notificações, representado uma redução de 82 % em relação ao ano passado. “Hoje há uma conscientização maior da comunidade e a gente atribuiu isso a participação social em trabalhos paralelos, como o trabalho de agentes de endemias, de conscientização dos enfermeiros e médicos no atendimento, entre outros setores da sociedade”.Texto e reportagem: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário