A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que teve início no último dia 13 será encerrada oficialmente nesta quinta-feira (30), em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Zona Rural de Itabuna. Até o último dia da vacinação, o coordenador de Imunização, Dino Cézar Rodrigues Passos convoca todos os pais para levarem seus filhos menores de sete anos a um posto de saúde mais próximo de sua residência, das 7 horas às 17 horas. Nos locais estão sendo distribuídos, balões, pipocas e doces para animar os pequenos.
Até a última sexta-feira (24) 52% do público-alvo havia recebido a dose das vacinas contra a Pólio, para aqueles de zero a 4 anos, 11 meses e 29 dias e contra o Sarampo destinado para as crianças de um a seis anos, 11 meses e 29 dias. De acordo com Dino, a campanha atendeu a uma quantidade razoável de crianças devido aos feriados de Corpus Christi e São João. “Devido as festividades, os pais costumam viajar com seus filhos para outros municípios, vacinando-os no local. Por conta disso, acabou diminuindo a cobertura de Itabuna”, declara o coordenador de Vacinas.
A expectativa é de atender pelo menos 95 % da população itabunense. Para isso, o Departamento de Vigilância a Saúde convida todos os pais para comparecerem a uma unidade de saúde, acompanhados de seus filhos menores de sete anos. A ideia é protegê-los contra a Paralisia Infantil, Sarampo, Rubéola e Caxumba, além de evitar pneumonia, complicações cardíacas, cegueira e até a morte. “Estamos convocando toda a população para imunizar as crianças, pois com a proximidade da Copa do Mundo, aumenta o número de pessoas vindas de outros países, e com eles o risco de contaminação. Por isso, quanto mais crianças protegidas melhor”, revela Dino.
Zona rural
As crianças da Zona Rural estão sendo atendidas desde o início do mês, com a visita semanal de uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos e três agentes comunitários. A última visita será nesta quinta-feira, no horário de 8 às 17 horas.
A segunda etapa da imunização será realizada a partir do mês de agosto, segundo o coordenador de Vacinas. No entanto, ele esclarece que a vacina pode ser tomada durante todo o ano, em qualquer posto de saúde do município.Texto e reportagem: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário