> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: SEC promoveu III Fórum de Educação de Jovens e Adultos

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ITABUNA-BA: SEC promoveu III Fórum de Educação de Jovens e Adultos

O Auditório Gervásio Oliveira da FTC foi pequeno para acolher na noite da última quarta-feira (5) mais de trezentos participantes do III Fórum da Educação de Jovens e Adultos de Itabuna, promovido pela Secretaria da Educação (SEC). Porém, quem conseguiu ter acesso ao local pôde participar de espaço democrático de reflexão e discussão em torno de temáticas relacionadas à Qualidade de Vida dos Jovens e Adultos das escolas da rede pública municipal.
Tendo como público-alvo os educadores, educandos jovens, adultos e idosos da rede, alunos dos cursos de licenciatura das faculdades locais, bem como representantes de entidades ligadas à educação, o Fórum foi organizado pela Assessoria Técnico-Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos da SEC na perspectiva de contribuir positivamente para promoção de bem-estar e saúde emocional, física, social e espiritual dos estudantes atendidos no Proeja. Nas escolas municipais de Itabuna são atendidos mais de 2 mil, sendo 25 escolas no meio urbano e 5 no campo.
        Durante a programação do Fórum, os alunos, professores, coordenadores e outros profissionais do setor educacional que atuam no Proeja foram protagonistas na apresentação dos trabalhos, todos focados na temática "Qualidade de Vida". A socialização das sistematizações dos trabalhos foi dividida em dois blocos. No Bloco 1 estavam as escolas: Verdes Campos, Cleonice Almeida, Firmino Alves, Ubaldo Dantas, Prof. Flávio Simões, Imeam e Grupo Escolar Pedro Jerônimo.
        O Bloco II foi formado pelas unidades escolares: CAIC Jorge Amado, Grupo Escolar Frederico Smith, Escola Norma Vídero, Grupo Escolar José Oduque, Everaldo Cardoso, Jorge Ribeiro Carrilho, Raimundo Jerônimo Machado, Frederico Smith e Escola Maria Creuza.
Avaliação
Ao avaliar os resultados do evento, a assessora Técnico-Pedagógica, Keylla Valéria Abreu Soares, considerou os que o III Fórum da Educação de Jovens e Adultos foi muito enriquecedor em termos de socialização de ações desenvolvidas nas unidades escolares e de aprendizagem. “A temática já vinha sendo trabalhada pelas escolas por meio de Projetos e Colóquios. O Fórum foi, portanto, um momento em que pudemos convergir os diferentes recortes discutidos e aprofundados anteriormente”, argumentou a educadora.
Dessa forma, acrescenta Keylla, a partir da temática central, foram discutidos temas específicos como: Alimentação Alternativa, Meio Ambiente, Trabalho, Saúde Física e Mental, Sexualidade, dentre outros. Para realizar o III Fórum da Educação de Jovens e Adultos, a equipe de professoras-articuladoras da Assessoria Técnico-Pedagógica do Proeja contou com a parceria das Assessorias de Diversidade Étnico-Racial, de Formação Continuada e BB Educar-Eu Cidadão. Todas essas Assessorias são integrantes do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação.Texto: Erivaldo Bomfim – Foto: Vinícus Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário