> TABOCAS NOTICIAS : CANSANÇÃO e MONTE SANTO-BA:Seca castiga municípios e gado começa a morrer

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CANSANÇÃO e MONTE SANTO-BA:Seca castiga municípios e gado começa a morrer

O longo período de estiagem que colocou mais de 72 municípios baianos em estado de emergência, começou a atingir fortemente os municípios de Monte Santo e Cansanção no semiárido baiano.
Em muitas localidades dos dois municípios o gado já começou a morrer por falta de água e comida. O aposentado e pequeno produtor rural João Manoel, que tem pouco mais de 100 hectares de terra na região de Gameleira, próximo a divisa de Monte Santo/Cansanção, possui um rebanho de aproximadamente 30 bovinos.

Para não deixar o gado morrer de fome ele está sendo obrigado a alimentar os animais com folhas de licurizeiro, árvore típica da caatinga e muito comum no sertão baiano.
O agricultor informou que, em sua propriedade, os animais só não morreram ainda porque tem água encanada, porém a fome do rebanho é tão grande que nem pé de mandacaru cheio de espinhos está escapando do cardápio dos animais famintos.

Segundo seu João, não chove no sertão há quase seis meses e em localidades mais isoladas do município de Monte Santo, como a região de Pedra Vermelha, existem várias relatos recentes de morte de animais por causa da seca.
A grande quantidade de cisternas construídas recentemente nos municípios de Cansanção e Monte Santo através de convênios do Governo Federal e a enorme quantidade de carros pipa trabalhando no abastecimento de água em comunidades rurais de ambos os municípios, tem amenizado a situação.

Porém, segundo ambientalistas, se não chover até o final do ano na região, esta seca, que já está sendo considerada como a mais intensa dos últimos dez anos, poderá causar danos irreparáveis ao povo sertanejo e aos animais. Do Portaldenoticias.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário