> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL>SP: 3 médicos pegam 17 anos por tirar rins de pacientes vivos

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BRASIL>SP: 3 médicos pegam 17 anos por tirar rins de pacientes vivos

O Tribunal do Júri de Taubaté, a 140 km de São Paulo, condenou nesta quinta-feira,20, os três médicos acusados de ter levado à morte quatro pacientes para a retirada de seus rins. O julgamento, que começou na segunda-feira, foi retomado por volta das 9h30 e concluído às 22h. Pedro Henrique Masjuan Torrecillas, Mariano Fiore Júnior e Rui Noronha Sacramento foram condenados a 17 anos e seis meses de reclusão. Ainda cabe recurso.
Os réus eram acusados de terem provocado a morte de Miguel da Silva, Alex de Lima, Irani Lobo e José Faria Carneiro e de pertencerem a uma quadrilha de tráfico de órgãos. Os crimes foram cometidos no que é hoje o Hospital Regional da cidade, entre setembro e dezembro de 1986, quando os médicos simulavam que os pacientes tinham sido vítimas de morte cerebral para retirar os órgãos. De acordo com o Ministério Público Estadual, os pacientes morreram por causa da extração dos rins.
A denúncia do Ministério Público à Justiça relata que os médicos forjaram atestados de óbito de pacientes ainda vivos, informando que eles estavam com morte cerebral para obter o consentimento das famílias para a extração dos rins para transplante. O destino dos órgãos seriam clínicas particulares da capital, o que não teve comprovação do inquérito, cuja conclusão demorou 11 anos após a instalação do procedimento legal.
Ate então, eles continuaram exercendo a profissão por terem sido absolvidos pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e pelo do Conselho Federal de Medicina (CFM). Em denúncia apresentada à época, o Ministério Público alegou que os laudos médicos atestando as mortes de quatro pacientes eram falsos. Eles sempre negaram as acusações.DePortal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário