> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Tema da redação do Enem 2011 vaza

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

BRASIL: Tema da redação do Enem 2011 vaza

Uma hora antes do término do prazo mínimo de permanência nos locais de prova, quando os participantes do Enem podem sair e se comunicar com pessoas fora do exame, o site do jornal O Globo publicou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2011. A proposta, "Viver em rede no século 21: limites entre o público e o privado", foi divulgada pelo site às 13h59. Os participantes poderiam deixar a prova a partir das 15h.
Segundo a nota do site, "os textos de referência são os artigos 'Liberdade sem fio', da revista Galileu e 'A internet tem ouvidos e memória', do portal Terra. Eles ainda citaram uma tirinha da série Quadrinhos dos anos 10, do cartunista André Dahmer". De acordo com o jornal, a informação foi passada à redação por um dos participantes do Enem, o que comprova o vazamento.
Redação - O tema da redação dividiu os estudantes este ano. Alguns estudantes afirmaram ter gostado da proposta, enquanto outros enfrentaram dificuldades para tratar do assunto. Junto com a proposta, o Enem apresentou dois textos de apoio. Um deles citava uma declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) que defende que o acesso à internet é um direito básico do ser humano. O outro abordava a relação entre a rede e a reputação das pessoas, afirmando que a web pode ser usada tanto para o bem como para o mal.
André Luis Mota Júnior, de 17 anos, considerou difícil a prova de redação. "O tema era capcioso", diz o jovem, que fez prova no campus da Uninove, na Zona Oeste de São Paulo. Luana Conceição de Oliveira concorda. "A redação foi bastante complicada, mas de maneira geral a prova deste domingo foi mais fácil do que a de ontem", diz. Ela chegou atrasada ao local de prova no sábado, mas fez questão de fazer a prova deste domingo.
Já Natiele Bueno acha que se deu bem na dissertação. "Internet e redes sociais são temas que nós, jovens, entendemos bastante. Estava fácil escrever sobre isso." Rafaela Sena, de 17 anos, concorda. "Esse é um tema sobre o qual falamos o tempo todo. Não teve mistério na hora de escrever." Essa é também a opinião de Luiza Louzane. "Gostei tanto do tema que a redação foi a primeira coisa que eu fiz na prova de hoje." Já as outras provas não agradaram tanto. "As questões trazem muito texto e isso é muio cansativo. A prova de linguagens estava extensa e a de matemática exigia muitos cálculos."
Bianca Vilela, era uma das descontentes com a prova. "Para mim, o Enem é um absurdo. Venho de escola pública e grande parte do conteúdo que a prova exige não aprendi na sala de aula", relata a paulistana de 17 anos, concluínte do ensino médio. "A prova de matemática estava especialmente difícil para mim", lamenta. "E a redação também não foi fácil." (Veja.abril.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário