> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Manifestantes planejam protestos contra a corrupção em 30 cidades

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

BRASIL: Manifestantes planejam protestos contra a corrupção em 30 cidades

Unidos contra a corrupção, 11 grupos planejam sair às ruas em pelo menos 30 cidades do país, incluindo São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (12). Eles pedem o fim do voto secreto no Congresso, a adoção da Lei Ficha Limpa nas eleições de 2012 e a inclusão da corrupção como crime hediondo. Esses grupos já realizaram manifestações no feriado de 7 de Setembro.

 “Os protestos do dia 7 de Setembro são a origem deste. É uma consolidação do que surgiu no mês passado”, afirmou Carla Zambelli, membro do grupo "Varrebrasil - Contra a corrupção", na segunda-feira (10) ao UOL Notícias.

Em São Paulo, os manifestantes vão se reunir às 14h no Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista. Às 15h, devem partir em direção à rua da Consolação até o Teatro Municipal, no centro da capital.
Em Brasília, a concentração será no Museu Nacional às 10h. Os manifestantes vão marchar até a praça dos Três Poderes. 
No Rio de Janeiro, o encontro será no Posto 4, em Copacabana, a partir das 13h, e o grupo deve caminhar até o Posto 2.

Até o momento, 16.413 pessoas confirmaram presença no evento único criado no Facebook. Nas manifestações ocorridas em setembro, ao menos 130 mil pessoas confirmaram participação via Facebook em diversos eventos.
Perguntada se a queda no número de confirmações demonstraria um esvaziamento do movimento, Carla alegou que a participação agora deve ser mais efetiva. “Na primeira vez, muitas pessoas confirmaram só para demonstrar apoio e acabaram não indo. Agora a participação será mais efetiva até pelo que foi visto em setembro. O movimento está se fortalecendo e vem crescendo."
Em setembro, a marcha levou entre 25 e 30 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios, em Brasília.Junto com Décio Setti, Carla criou o "NasRuas" --que congrega outros movimentos espalhados pelo país. “No 7 de Setembro éramos vários grupos separados. Desta vez, estamos unidos e reivindicando o mesmo”, explicou Carla.

 “Também levantamos a bandeira de 10% do PIB para a educação porque educar é combater a corrupção”, afirmou Rodrigo Montezuma, do movimento contra a corrupção de Brasília, ao UOL Notícias. Ele disse ainda que 1.000 estudantes secundaristas devem participar da manifestação na cidade. “Alguns deles fizeram um vídeo e postaram no YouTube. Nosso intuito é despertar a consciência política dos mais jovens. Esperamos a participação de até 30 mil pessoas”, disse Montezuma.

Os grupos envolvidos na organização desses protestos são contrários aos partidos políticos. “Somos um movimento apartidário. Não estamos ligados a nenhum partido”, disse Montezuma. “Realizamos as manifestações com nosso dinheiro, não temos patrocínio. Cada um de nós se empenha como pode e queremos que dê resultado. Não queremos nos promover”, afirmou Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário