> TABOCAS NOTICIAS : 25 DE OUTUBRO

terça-feira, 25 de outubro de 2011

25 DE OUTUBRO

CONTRA A EXPLORAÇÃO DA MULHER - DIA 25 DE OUTUBRO

Segundo disposto pela Organização das Nações Unidas, os direitos entre homens e mulheres são os mesmos, não devendo ser levados em conta a etnia, religião, língua, etc, mas na prática, isso nem sempre acontece.
O dia 25 de outubro foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o dia internacional contra a exploração da mulher.
Desde os mais antigos tempos, as diferenças sociais entre mulheres e homens são grandes, sendo os homens considerados mais capacitados que as mesmas, além de possuírem mais direitos.
Com o passar dos anos, houve uma luta travada pelos direitos da mulher, e essa passou a participar dos processos de eleições, trabalhar fora de casa, ter registro em carteira e direitos trabalhistas.
No Brasil, esses direitos foram conquistados no governo de Getúlio Vargas, em 1932, dando maior liberdade às mulheres e melhores condições de vida e trabalho para as mesmas.
Pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que, no Brasil, a maioria da população é constituída por mulheres (51,2%).
O movimento feminista surgiu ainda no século XIX, na Inglaterra e nos Estados Unidos, mas, mesmo assim, as mulheres não conseguem conquistar os mesmos direitos dos homens.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/contra-exploracao-da-mulher-dia-25-de.html#ixzz1bkTAEhyr 

DEMOCRACIA


 
Na Grécia do século V, precisamente em Atenas, o regime era democrático mas não da mesma forma que nas sociedades contemporâneas. Seu caráter era direto, com a formação de um governo popular.
Cria-se uma assembléia constituída por cidadãos que exerciam a soberania e decidiam pela população sobre os negócios públicos. Participavam, no máximo, 20 mil pessoas que tinham direito à cidadania, restrita aos homens livres, excluindo-se os escravos e imigrantes.
Já nas sociedades contemporâneas a democracia é representativa, ou seja, representantes eleitos pelo povo exercem o controle do regime.
O que é Democracia
O termo democracia é de origem grega (δημοκρατία, dēmokratía) e quer dizer "poder do povo". Na Grécia antiga, o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Platão e Aristóteles, era contrária a um governo de iniciativa popular.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
História da DemocraciaA história da democracia refere-se a um conjunto de processos históricos, cuja origem é tradicionalmente localizada na Atenas clássica e por meio dos quais foram forjados discursos e práticas políticas de cunho democrático. Democracia, por sua vez, é um conceito de difícil definição, fundamentado na noção de uma comunidade política na qual todas as pessoas possuem o direito de participar dos processos políticos e de debater ou decidir políticas igualmente e, na acepção moderna, na qual certos direitos são universalizados a partir dos princípios de liberdade de expressão e dignidade humana. Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/democracia-origem-significado-tipos.html#ixzz1bkTWrvYU 

DIA DO DENTISTA - 25 DE OUTUBRO

Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 18,7% da população brasileira nunca consultaram o dentista. Do total da população, 158.232.252 habitantes na época, mais de 29 milhões nunca tiveram atendimento odontológico e mais de 46 milhões não consultavam há 3 anos ou mais.
Em relação ao sexo, as mulheres freqüentam o dentista mais que os homens. Do total de 80.726.244, pessoas, 82% das mulheres tiveram atendimento; os homens atendidos foram 79% do total de homens pesquisados.
E entre a população que ganha até um salário mínimo, a porcentagem de pessoas que nunca foram ao dentista (36,5%) é nove vezes a taxa das que ganham mais de 20 salários (4,1%). Traduzindo em números: mais de 5,5 milhões de brasileiros que recebem até um salário mínimo nunca foram ao dentista. Entre os que ganham mais de 20 salários mínimos, mais de 400 mil nunca fizeram consulta.
O trabalho do dentista
Além dos dentes, o dentista também trata os problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras.

O dentista pode exercer a profissão como clínico geral, ou seguir uma especialidade, como, por exemplo:

=> Cirurgião-dentista: realiza cirurgias
=> Endodontista: trata da polpa e da raiz dos dentes.
=> Implantodontia: faz implante de próteses nos maxilares
=> Estética: corrige a posição dos dentes e faz clareamento
=> Periodontista: trata as doenças da gengiva e dos ossos da boca
=> Ortodontista: faz alterações estéticas, na mordedura e na posição dos dentes através do uso de aparelhos dentários
=> Odontopediatria: cuida especificamente de doenças de crianças
=> Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: diagnostica e trata doenças, lesões e traumas na boca, maxilar e face.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-dentista-25-de-outubro.html#ixzz1bkUAhBjm 

DIA DO SAPATEIRO - 25 DE OUTUBRO
A profissão de sapateiro sobreviveu através dos séculos, sendo transmitida de geração à geração. Antigamente, os sapateiros, além de consertar sapatos, tinham também que fazê-los. Hoje em dia, ainda existe quem procure o artesão de mãos sábias, que faz renascer algo que para nós parece estar muito velho ou acabado.
O ofício de sapateiro nasceu no momento em que o homem percebeu a necessidade de proteger seus pés. O sapateiro é aquele que com arte e maestria, manuseia artesanalmente: sapatos, sandálias, chinelos, botas, etc., dando-lhes a limpeza, o arranjo e o tratamento adequado que garanta o bem-estar dos pés.
O sapateiro precisa gostar e ter convicção ao escolher essa profissão tão tradicional, pois como diz a sabedoria popular: "é ingrata à profissão de sapateiro, o artista mete as mãos onde os outros colocam os pés". Um sapateiro que utiliza o processo artesanal, ou seja, faz o calçado sob feito sob medida e à mão, torna-se muito conceituado e bem remunerado, pois o sapato é considerado uma jóia.
Com a industrialização, houve um aumento pelo consumo de calçados e uma difusão do uso, sobre tudo com o aumento das populações urbanas. O processo de construção de formas individuais foi sendo ajustado a um maior número de pessoas, o que levou ao desenvolvimento de uma padronização deste produto.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-sapateiro-25-de-outubro.html#ixzz1bkUhjZTH

Nenhum comentário:

Postar um comentário