> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA:Programa tem como objetivo a limpeza de canais

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ITABUNA:Programa tem como objetivo a limpeza de canais

Dando sequência ao trabalho de limpeza de canais iniciado há oito meses, a Prefeitura de Itabuna tem intensificado a sua atuação em áreas críticas numa cidade com cerca de 17 quilômetros de canais e ribeirões. O programa tem como meta a eliminação de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e de ratos, vetores da leptospirose, doença com elevado índice de mortalidade.
Segundo o engenheiro Sóstenes Vilas Boas Souza, diretor do Departamento de Projetos e Engenharia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a limpeza dos canais mobiliza uma equipe de trabalhadores de campo, com apoio de uma retroescavadeira, duas caçambas da Sedur, que seguem um cronograma especifico estabelecido em conjunto com o prefeito Capitão Azevedo.
Essa semana, mesmo com chuvas intensas, foram concluídos os trabalhos no canal do Jaçanã, com 600 metros de extensão, inclusive com o apoio de uma escavadeira hidráulica. O mesmo equipamento foi deslocado para Ferradas, onde será utilizado para a colocação das âncoras de duas toneladas no sistema de captação flutuante da Emasa, que investe na ampliação do suprimento de água de 600 para 900 litros por segundo para a população.
Também foi concluído o trabalho no Nova Itabuna e está em fase de conclusão a limpeza do canal do bairro Vila Anália. Numa outra etapa, a ser iniciada nos próximos dias, prevê ações no bairro Jorge Amado e Campo Formoso, com canais de pequeno porte.
Sóstenes Vilas Boas Souza explica que esse é um trabalho permanente e que envolve a limpeza dos canais, eliminação de áreas alagadas, remoção de lixo e outras ações complementares integradas com outras secretarias.

 Texto: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário