> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Homem mata quatro vizinhos a facadas e é morto pela PM no interior de MG

Sete pessoas foram atacadas pelo homem de 36 anos e quatro morreram; ataques aconteceram em diversos bairros da cidade de Visconde do Rio Branco
Larissa Soave, da CNN Brasil*, em São Paulo
Após matar quatro pessoa, homem foi baleado em confronto com a PM • Rádio Muriaé
Um homem de 36 anos atacou sete pessoas a facadas na tarde desta terça-feira (23), na cidade de Visconde do Rio Branco, em Minas Gerais, resultando na morte de quatro das vítimas. O autor morreu após ser baleado em confronto com a PM (Polícia Militar).

Os crimes, segundo a PM, aconteceram em vários bairros da cidade, incluindo Coronel Joaquim Lopes, Formiga, Santo Antônio, Travessia Heitor Vila-Lobos e Santa Clara. Imagens de câmeras de segurança flagraram um dos ataques do homem, ocorrido dentro de um bar.

No vídeo, o autor se aproxima em uma moto e um homem que estava no bar o avisa sobre estar sem capacete. O autor pergunta "você tem um capacete aí pra me arrumar? Arruma um dinheiro aí para mim, vai." Assim que termina a frase, ele ataca o homem de 55 anos, que faleceu.

Entre as vítimas fatais também estão a própria esposa do autor, de 32 anos, que foi atacada dentro de casa. Um homem de 31 anos também morreu dentro de sua casa. A quarta vítima, um homem de 46 anos, foi atacado enquanto trabalhava em uma obra.

De acordo com a PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais), a perícia técnica compareceu aos locais dos fatos e realizou os trabalhos de praxe em todos os bairros.

Foi instaurado procedimento para apurar mais detalhes das circunstâncias e da dinâmica dos crimes. Os corpos foram encaminhados ao Posto Médico Legal de Viçosa, onde estão sendo submetidos a exames de necropsia e serão liberados aos familiares.

A ordem dos ataques
A PM informou que foi acionada para conter uma briga de vizinhos na avenida Presidente Arthur Silva Bernardo. No caminho, um homem avisou os policiais que o autor havia golpeado uma vítima na rua e que estava "enlouquecido", ameaçando matar diversas pessoas.  Mais na cnnbrasil

Fim da escala 6x1 pode atingir 37 milhões de trabalhadores com carteira assinada, diz governo

Dados do Ministério do Trabalho apontam que quase 74% dos empregados com carteira assinada cumprem jornadas superiores a 41 horas semanais e seriam impactados por eventual redução da carga horária
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Levantamento do Ministério do Trabalho divulgado nesta quarta-feira (24) mostra que 37,11 milhões de trabalhadores com carteira assinada no Brasil, principalmente no setor privado, mas englobando também o serviço público, têm jornada acima de 41 horas por semana.

Esses trabalhadores, portanto, seriam beneficiados com a redução da jornada de trabalho semanal de 44 horas para 40 horas, em debate no Congresso Nacional, isto é, o fim da escala 6x1.

De acordo com dados do governo, os 37,11 milhões de trabalhadores representam 73,7% dos 50,32 milhões de trabalhadores celetistas no Brasil registrados no mês de fevereiro.

Veja os dados do levantamento:
37,11 milhões de empregados trabalham mais de 41 horas por semana;
9,24 milhões de trabalhadores têm jornada semanal entre 31 e 40 horas;
2,16 milhões de pessoas trabalham entre 21 e 30 horas por semana;
1,81 milhão de trabalhadores têm jornada semanal de até 20 horas.

STF adia julgamento sobre vínculo empregatício em aplicativos após nova norma da OIT

Decisão atende a uma manifestação conjunta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho
Foto: Gustavo Moreno/STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, retirou da pauta de julgamentos desta quarta-feira (24) os processos que discutem a existência de vínculo de emprego entre motoristas, entregadores e plataformas de aplicativos. A análise do tema, conhecido juridicamente como “uberização”, foi adiada por tempo indeterminado e deve ser retomada no segundo semestre.

A decisão atende a uma manifestação conjunta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Defensoria Pública da União (DPU). Os órgãos apontaram a necessidade de paralisar o andamento processual para avaliar os impactos da Convenção nº 193 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aprovada em Genebra, na Suíça.

O documento internacional, voltado especificamente para o trabalho decente na economia de plataformas digitais, foi classificado como um fato novo de alta relevância para a formulação das teses jurídicas.

Impacto da Convenção nº 193 da OIT no processo
Com a retirada dos processos de pauta, o que inclui o Recurso Extraordinário (RE) 1.446.336, de relatoria de Fachin, e a Reclamação (Rcl) 64.018, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, o STF determinou a abertura de um prazo legal de cinco dias para que todas as partes e os amici curiae (amigos da Corte) se manifestem sobre a nova diretriz internacional.

“Tendo em vista a apresentação pela recorrida e pelos amici curiae de tal fato, e, considerando a relevância internacional da Convenção aprovada e seus possíveis impactos para a apreciação do presente recurso extraordinário, determino a retirada do feito da pauta”, despachou o ministro Fachin.

DIAS d'ÁVILA-BA: Vereador Marco Antônio morre aos 32 anos

Foto: Reprodução / Redes Sociais
O vereador Marco Antônio de Sena da Silva, aos 32 anos faleceu na manhã desta quarta-feira (24). A informação foi divulgada pela Câmara Municipal, que publicou nota oficial de pesar, segundo informações do Mais Região.

De acordo com publicações em redes sociais, o parlamentar sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Até o momento, não há detalhes adicionais sobre as circunstâncias do ocorrido.

Em comunicado, o Legislativo municipal destacou a trajetória do vereador e manifestou solidariedade. “Nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas de trabalho e toda a população dias-davilense, que hoje se despede de um representante público que dedicou sua atuação ao serviço da comunidade”, afirmou a Câmara.

A morte precoce gerou comoção nas redes sociais, com mensagens de autoridades, colegas políticos e moradores. O presidente da Câmara, vereador Júnior do Requeijão, também se manifestou publicamente. Em publicação, ele disse ter recebido “com profunda tristeza” a notícia e reforçou a amizade com o colega. “Neste momento de profunda tristeza, estendo minhas mais sinceras condolências à família e aos amigos, desejando que encontrem conforto e serenidade para enfrentar esta irreparável perda”, escreveu.

Marco Antônio nasceu em 28 de outubro de 1993 e exercia mandato na Câmara de Dias d’Ávila, com atuação voltada à comunidade e participação em discussões de interesse do município.

Brasil passeia contra Escócia e avança à 2ª fase da Copa como líder

Vini Jr. fez dois gols em Escócia 0x3 Brasil
Reuters
O Brasil está garantido na 2ª fase da Copa do Mundo como líder do Grupo C. A Seleção teve ótima atuação e venceu a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami, pela 3ª rodada. Vinícius Júnior fez dois gols no primeiro tempo, e Matheus Cunha fechou o placar.  Flashscore Notícias / Guilherme Bianchini

O Brasil manteve a escrita de avançar como líder em todas as Copas desde 1982. A Seleção aguarda o 2º colocado do Grupo F, que pode ser Japão, Suécia ou Holanda. O duelo da 2ª fase é na próxima segunda (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.

Marrocos venceu o Haiti e chegou aos mesmos 7 pontos do Brasil, mas ficou atrás pelo saldo de gols. A seleção africana vai encarar a líder do Grupo F na próxima fase. Já a Escócia acabou em 3º lugar, com 3 pontos, e aguarda o desfecho da fase de grupos para saber se avança. Mais no flashscore

IA ajuda hospital a diagnosticar doenças raras

Estudo com 376 pacientes sem diagnóstico encontrou 18 novos casos de doenças raras após reanálise genética com IA da OpenAI
Exame.com / SBT
IA ajuda hospital a diagnosticar doenças raras | Pexels
Há um tipo de paciente para quem a medicina moderna, mesmo com sequenciamento genético, ainda não tem resposta: o portador de doença rara que faz exame atrás de exame e segue sem diagnóstico.

Cerca de metade dessas pessoas continua sem explicação genética depois de anos de investigação. Foi justamente nesse ponto cego que um modelo de inteligência artificial (IA) da OpenAI encontrou 18 respostas que tinham escapado a especialistas humanos.

O resultado saiu de um estudo do Boston Children's Hospital, um dos maiores hospitais pediátricos dos Estados Unidos, em parceria com a própria OpenAI, publicado em 18 de junho na NEJM AI — braço dedicado à inteligência artificial do periódico científico New England Journal of Medicine.

Os pesquisadores reanalisaram 376 genomas de pacientes sem diagnóstico e, com a ajuda do modelo o3 Deep Research, chegaram a 18 novos resultados, todos depois confirmados por médicos.

A máquina sugere, o médico decide
Antes de qualquer entusiasmo, uma distinção que o próprio estudo faz questão de deixar claro é que a IA não diagnosticou ninguém.

O modelo levantou hipóteses ligadas a evidências e as entregou a especialistas, que precisaram revisar cada uma, pedir novos testes e confirmar o resultado em laboratório clínico certificado antes de fechar qualquer diagnóstico.

O que a ferramenta faz, na prática, é ganho de escala, ao percorrer em pouco tempo um volume de informação que seria inviável para um humano examinar à mão — milhares a milhões de variações genéticas possíveis, prontuários espalhados e uma literatura científica que se atualiza rápido.

A IA aponta onde olhar; a responsabilidade pelo diagnóstico segue com o médico.

4,8% de respostas em casos sem saída

Falha em brinquedo deixa visitantes suspensos a 80 metros de altura

Foto: Reprodução/Redes sociais
Visitantes de um parque de diversões em Atlanta, nos Estados Unidos, passaram por momentos de tensão após uma falha técnica interromper o funcionamento do brinquedo SkyScreamer a cerca de 80 metros de altura. O incidente ocorreu no último dia (14/06) e ganhou repercussão após a divulgação de vídeos nas redes sociais. As informações são do Metrópoles.

Segundo relatos de passageiros, a atração permaneceu parada por aproximadamente 10 minutos. Um dos ocupantes afirmou que a situação provocou medo e pânico entre os visitantes, especialmente devido à altura em que o brinquedo ficou suspenso.

Após a interrupção, o sistema voltou a funcionar normalmente e a atração retornou ao solo sem registrar feridos. Em nota, o parque Six Flags Over Georgia informou que os mecanismos de segurança atuaram conforme o previsto e garantiram a proteção de todos os passageiros durante a ocorrência. Mais no 180graus

Aposentados do INSS vão receber R$ 2,1 bilhões em atrasados da Justiça; veja quem tem direito

Por Cristiane Gercina | Folhapress
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganharam processo contra o órgão na Justiça vão receber R$ 2,1 bilhões em atrasados neste mês. Os valores foram liberados pelo CJF (Conselho da Justiça Federal) no início desta semana.

Serão pagas RPVs (Requisições de Pequeno Valor) de até 60 salários mínimos para 141,4 mil beneficiários que ganharam 100.893 processos de concessão ou revisão de aposentadoria, pensão, auxílio ou BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para estar neste lote, é preciso que o atrasado tenha uma data de ordem de pagamento do juiz referente ao mês de maio.

O valor total liberado pelo CJF aos TRFs (Tribunais Regionais Federais) é maior, de R$ 2,6 bilhões, para quitar dívidas com 226,2 mil beneficiários em 174,2 mil processos. As ações envolvem verbas alimentares como salários e benefícios de servidores, por exemplo

Em nota, o conselho informa que cabe aos TRFs definir o dia exato do depósito segundo cronogramas próprios. Para saber quando irá receber, o segurado deve conferir a informação no site do TRF responsável por seu caso ou checar essa data com seu advogado.

O valor a ser depositado pode ser encontrado no campo "Valor inscrito na proposta", no site do TRF responsável pelo processo. Quando o dinheiro é pago, o status da consulta mostrará "Pago total ao juízo".

O QUE SÃO OS ATRASADOS DO INSS?
Os atrasados do INSS são valores retroativos pagos a quem vai ao Judiciário e vence uma ação contra o órgão previdenciário. O processo pode estar relacionado à revisão, quando o segurado prova que ganhava valor menor e tem direito a mais, ou à concessão, quando busca o reconhecimento de um direito inicial.

Podem ser discutidos na Justiça benefícios como auxílio-doença, aposentadoria (por tempo de contribuição, por idade, por invalidez e da pessoa com deficiência) ou até mesmo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é uma renda assistencial.

Esses valores são pagos em lotes mensais, conforme o mês em que a RPV foi autorizada pelo juiz, etapa também chamada de autuação ou emissão. É possível verificar a data da emissão no acompanhamento processual, após a ação virar um atrasado.

QUEM TEM DIREITO AOS ATRASADOS DO INSS?
Os atrasados são pagos apenas a quem ganhou a ação judicial contra o instituto, sem que haja nenhuma possibilidade de recurso. Apenas processos que já transitaram em julgado, ou seja, não têm mais como discutir se há ou não direito àquela verba, viram atrasados.

Receberá neste lote mensal quem venceu a ação contra o INSS, conquistou atrasados de até 60 salários mínimos e teve a ordem de pagamento emitida pela Justiça no mês de maio.

COMO SABER SE O ATRASADO É UMA RPV OU UM PRECATÓRIO?
RPVs são dívidas de até 60 salários mínimos pagas com mais agilidade. O prazo legal é de até 60 dias para a quitação do atrasado. Já os precatórios federais são débitos acima deste valor, pagos apenas uma vez por ano.

Os precatórios deste ano já foram liberados. Ao fazer a consulta no site do TRF responsável, aparecerá a sigla RPV, para requisição de pequeno valor, ou PRC, para precatório. Em geral, o segurado já sabe se irá receber por RPV ou precatório antes mesmo do fim do processo, porque os cálculos são apresentados antes.

COMO SEI EM QUAL DATA VOU RECEBER?
A data de pagamento dos atrasados depende de quando o juiz mandou o INSS quitar a dívida e de quando a ação chegou totalmente ao final. Os atrasados de até 60 salários mínimos, chamados de RPVs, são quitados em até dois meses após a ordem de pagamento do juiz.

Valores maiores viram precatórios, que são pagos apenas uma vez por ano. Se o montante é liberado em maio, por exemplo, a Justiça tem até dois meses para fazer o pagamento, o que significa que o segurado deve receber até o final de julho.

QUANTO FOI LIBERADO EM CADA TRIBUNAL?

Sóstenes Cavalcante aciona Embaixada dos EUA após decisão do TSE sobre posts relacionando PT ao crime organizado

Foto: Divulgação
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou nesta terça-feira (23) que enviou um ofício à Embaixada dos Estados Unidos e entrou com um requerimento na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Credn). A medida ocorre após o ministro André Mendonça, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinar a remoção de conteúdos publicados pelo parlamentar que associavam o Partido dos Trabalhadores (PT) a facções criminosas como o PCC e o Comando Vermelho. Via BN

Segundo o ministro André Mendonça, as publicações de Sóstenes atribuíam ao PT um suposto financiamento por facções criminosas sem apresentar "elementos mínimos" ou provas que sustentassem a acusação. Mendonça destacou que a fala não era apresentada como mera opinião política, mas comunicava ao eleitorado que haveria uma apuração ou informação concreta vinda dos Estados Unidos sobre o tema.

Sóstenes Cavalcante informou ter cumprido a ordem judicial e apagado as postagens no prazo de 24 horas, embora tenha manifestado discordância com a decisão. O deputado argumenta que não fez uma afirmação direta. “Eu não fiz nenhuma afirmação. Apenas falei que há suspeita do governo americano, e ninguém melhor do que o próprio governo americano para dizer público e notavelmente a toda a imprensa e aos brasileiros se há ou não esse tipo de suspeita”, declarou o líder do PL na Câmara.

Receita inicia publicação dos primeiros contribuintes considerados Devedores Contumazes

Ação busca coibir inadimplência estruturada e promover concorrência leal na economia
Agência Gov | Via Receita Federal
Divulgação
Com a publicação, os contribuintes passam a se sujeitar às restrições como o impedimento de fruição de quaisquer benefícios fiscais

A Receita Federal publicou a primeira lista de contribuintes considerados como devedores contumazes, após a conclusão do rito previsto na Lei Complementar nº 225/2026. O enquadramento ocorreu ao término do processo administrativo, que assegurou notificação prévia e prazo de 30 dias para regularização ou apresentação de defesa, garantindo o contraditório e a ampla defesa. Os contribuintes que não se regularizaram nem se manifestaram no prazo da LC foram declarados revéis e formalmente considerados devedores contumazes. Os primeiros contribuintes nessa situação são do setor fumageiro.

A atuação teve início no setor fumageiro, onde os débitos identificados ultrapassam R$ 25 bilhões, e foi posteriormente ampliada para o setor de combustíveis, cujos valores superam R$ 30,6 bilhões, considerando dados da Receita Federal e da PGFN. A expansão evidencia o fortalecimento da estratégia fiscal no enfrentamento à inadimplência de grandes devedores.

A medida se baseia nos critérios legais de inadimplência substancial, reiterada e injustificada e marca o início da etapa de divulgação prevista na Lei, reforçando a transparência e o controle fiscal. Com a publicação, os contribuintes passam a se sujeitar às restrições estabelecidas na Lei Complementar, como o impedimento de fruição de quaisquer benefícios fiscais, de participação em licitações promovidas pela administração pública e de propositura de recuperação judicial. Mais na agenciagov

Jaques Wagner deixa liderança do governo Lula no Senado

Senador vinha sendo pressionado por aliados a abrir mão do cargo após ser alvo da PF por suspeita de envolvimento com Vorcaro e o Master
SBT News
O senador Jaques Wagner (PT-BA) | Agência Senado
O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou a liderança do governo no Senado nesta quarta-feira (24). A decisão decorre do desgaste sofrido após a Polícia Federal indicar que Wagner teria recebido benefícios indevidos para atuar em favor de interesses do Banco Master no Congresso Nacional. Em 18 de junho, ele foi alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que apura fraudes do banco e a teia de relações de Daniel Vorcaro com empresários e altas autoridades da República.

Desde então, o senador vinha sendo pressionado por aliados da base governista a deixar a função, sobretudo depois de uma entrevista à Band News considerada pouco elucidativa e com exposição desnecessária de Lula. Um encontro entre Lula e Wagner nesta quarta-feira (24), no Palácio da Alvorada, formalizou o afastamento do senador. "Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no @SenadoFederal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador @Jeronimoba13, além da minha reeleição junto com @costa_rui para o Senado", escreveu Wagner nas redes sociais.

A saída abre caminho para o Planalto escolher outro nome para o Senado, em um momento em que Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mantêm relação distante. Muito próximo de Wagner, Alcolumbre fez uma defesa enfática do colega e de sua presunção de inocência. O senador petista era um dos que tentava reaproximar Lula de Alcolumbre, de olho no destravamento de pautas de interesse do governo que estão paradas na mão do Senado, incluindo a PEC que acaba com a escala 6x1.

Os principais cotados para a vaga da liderança agora são Teresa Leitão (PT-PE), atual líder do PT no Senado, e Camilo Santana (PT-CE), ex-ministro da Educação e ex-governador do Ceará.

Investigações contra Wagner
A Polícia Federal aponta que Jaques Wagner recebeu benefícios de Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, enquanto mantinha interlocuções com ele sobre pautas de interesse da instituição financeira.

Bósnia supera o Catar com gols de jóias e mantém vivo o sonho da classificação

Flashscore Notícias / Eduarda Farias
Bósnia vence Catar em Seattle com gols de  -  / Sipa USA / Profimedia
A Bósnia e Herzegovina derrotou o Catar por 3 a 1 nesta terça-feira (23), em Seattle, pela última rodada do Grupo B da Copa do Mundo. Kerim Alajbegovic, Sultan Al-Brake (contra) e Ermin Mahmic marcaram para os bósnios na etapa inicial, enquanto Al-Haydos descontou para os cataris ainda no primeiro tempo.

Com o triunfo, a Bósnia encerrou sua participação na fase de grupos na terceira colocação da chave. O time comandado por Sergej Barbarez agora torce por uma combinação de resultados para tentar avançar ao mata-mata como um dos melhores terceiros colocados.

Por outro lado, o Catar deu adeus ao torneio mundial de forma melancólica, terminando na lanterna do grupo após sofrer sua segunda derrota consecutiva.

Garotada brilha para a Bósnia
O volume ofensivo imposto pela Bósnia no primeiro tempo foi decisivo para empurrar os asiáticos contra a própria parede e fazer 45 minutos frenéticos. O jovem atacante Alajbegovic, de apenas 18 anos, foi o grande destaque técnico do confronto e comandou as ações ofensivas do setor, recebendo a melhor nota no Flashscore, 8.3.

Foi dele o golaço de fora da área, aos 28 minutos, que abriu o placar após fintar dois defensores. Pouco depois, o ídolo Dzeko apareceu na área e tentou um passe de primeira que acabou desviando em Al-Brake, resultando no gol contra que ampliou a vantagem europeia em Seattle.

Mesmo com o Catar diminuindo o prejuízo logo em seguida na sua primeira chegada certeira com Al-Haydos, a produção ofensiva da Bósnia justificou a vitória parcial antes do intervalo, contando ainda com uma bola na trave de Dzeko que quase carimbou o terceiro.

Reação asiática é freada por mais uma joia
No retorno do vestiário, a Bósnia tentou inicialmente valorizar a posse de bola e se defender, mas o confronto ganhou novos rumos na segunda metade da etapa final.

Suíça vence Canadá em Vancouver, mas ambos se classificam de forma direta no Grupo B

Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo
Suíça garantiu a liderança da chave com a vitória - Lee Smith/Reuters
A Suíça venceu o Canadá por 2 a 1 nesta quarta-feira (24), em Vancouver, pela 3ª e última rodada do Grupo B da Copa do Mundo. O duelo direto pela liderança da chave foi amarrado e decidido pela maior qualidade técnica dos suíços. Os gols da vitória foram marcados por Rubén Vargas e Johan Manzambi, ambos no início do segundo tempo.

Depois de um empate decepcionante na estreia, a Suíça venceu os dois jogos seguintes e agora conseguiu confirmar a liderança do Grupo B. Essa é a segunda vez que os suíços conseguem isso em Mundial, a outra ocasião foi em 2006, quando venceu chave em que estava a França.

O adversário da Suíça ainda será definido no decorrer da 3ª rodada, já que a equipe enfrentará um dos melhores terceiros colocados. Com a classificação atual, o rival dos suíços seria a Bélgica.

O Canadá foi derrotado, mas garantiu a sua classificação na 2ª posição. Após garantir o seu primeiro ponto e a primeira vitória, os anfitriões passaram pela barreira da primeira fase também de forma inédita. A desvantagem de ser vice-líder é apenas deixar o território canadense até o fim do Mundial. Os Maple Leafs jogarão a segunda fase em Los Angeles.

O rival do Canadá no primeiro mata-mata será o 2º colocado do Grupo A, que será definido ainda nesta quarta. Com os resultados até a 2ª rodada, quem ocupa esse posto é a Coreia do Sul.

Próximos jogos
As duas seleções não têm seus adversários definidos, mas já sabem quando e onde jogarão pela 2ª fase. O Canadá entra em campo no domingo (28), às 16h (horário de Brasília), em Los Angeles. A Suíça apenas na sexta-feira (3), às 0h, em Vancouver.

Saúde inclui segunda dose de reforço contra poliomielite no calendário nacional de vacinação

Medida entra em vigor em 3 de agosto e reforça compromisso do país em manter a poliomielite eliminada no território nacional
Agência Gov | Via Saúde
Erasmo Salomão/MS
O Ministério da Saúde amplia a proteção contra a poliomielite no Brasil. A partir de 3 de agosto, o Calendário Nacional de Vacinação passará a incluir uma segunda dose de reforço contra a doença, aplicada aos 4 anos de idade. A medida fortalece a proteção das crianças brasileiras e reafirma o compromisso do Governo do Brasil de manter o país livre da circulação do poliovírus, dando continuidade ao processo de erradicação da doença.

O Brasil está há 37 anos sem registrar casos de poliomielite — o último ocorreu em 1989 — e, desde 1994, possui a certificação de área livre da circulação do poliovírus, conquistada juntamente com os demais países das Américas. A introdução da segunda dose de reforço integra o conjunto de ações do Ministério da Saúde para preservar essa conquista histórica e evitar a reintrodução da doença no país.

Com a mudança, o esquema vacinal contra a pólio passa a contar com cinco doses, todas realizadas com a vacina inativada poliomielite (VIP), disponível gratuitamente na rede pública de saúde. Mais na agenciagov

Repórter vai cobrir atropelamento no Paraná e descobre que vítima era tio dele

Ivo Alves Leite, de 69 anos, tentava atravessar rodovia quando foi atingido por caminhão e morreu / Reprodução
Um repórter descobriu que o tio foi vítima de um atropelamento enquanto cobria a ocorrência, nesta segunda-feira (22). O acidente aconteceu na BR-376, em Mandaguaçu, no Norte do Paraná. Via G1

A vítima foi identificada como Ivo Alves Leite, de 69 anos. As imagens registradas por uma câmera de segurança mostram que ele estava tentando atravessar a rodovia quando foi atingido por um caminhão.

Ivo foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Eduardo Leandro, que trabalha em uma emissora de TV em Maringá, estava no local do acidente. Ele contou que, quando chegou, o corpo de Ivo estava coberto, por isso ainda não sabia que se tratava do tio.

Segundo o repórter, logo depois, enquanto conversava com testemunhas, soube que um cartão em nome de Ivo tinha sido encontrado. Para confirmar se era o parente, ele pediu aos socorristas para reconhecer a vítima.

"Eu pedi para descobrir o corpo, porque às vezes vai que alguém tinha roubado ele ou furtado as coisas e estava com os documentos, né? Aí a hora que tirou e eu vi que era ele mesmo, aí foi um baque, né? Porque assim, a gente vem para a ocorrência sem saber o que é, quem é, e como foi. Foi uma sensação horrível", contou Eduardo.

França confirma primeiro caso de ebola e isola médico vindo do Congo

Foto: Ilustração/IA
A França confirmou o primeiro caso de ebola registrado em seu território após um médico que retornou da República Democrática do Congo testar positivo para a doença. O paciente foi colocado em isolamento e segue sob acompanhamento das autoridades de saúde. Via 180graus

Segundo o Ministério da Saúde francês, todas as medidas de segurança foram adotadas desde a chegada do profissional ao país. Além do isolamento hospitalar, uma investigação epidemiológica foi iniciada para identificar pessoas que tiveram contato próximo com o médico. Os contatos monitorados deverão cumprir isolamento domiciliar por 21 dias.

A República Democrática do Congo enfrenta atualmente um surto de ebola que já contabiliza mais de mil casos e centenas de mortes. Apesar da preocupação, autoridades sanitárias europeias avaliam que o risco de transmissão para a população em geral permanece baixo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) acompanha a evolução da epidemia e mantém alerta internacional para a doença.

Terremoto de magnitude 5,6 atinge norte da Califórnia

Tremor ocorreu no condado de Mendocino, próximo a Redwood Valley; não há relatos imediatos de danos, e governo estadual monitora a situação
Reuters / sbt
Trânsito fluindo em direção ao centro de Los Angeles, Califórnia, EUA, 24 de fevereiro de 2026. REUTERS/Mike Blake.

Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu o condado de Mendocino, no norte da Califórnia, na quarta-feira (24), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O tremor ocorreu a cerca de 11 quilômetros ao norte de Redwood Valley e teve profundidade de 8,1 quilômetros, de acordo com o órgão.

Até o momento, não há relatos de danos. Testemunhas ouvidas pela Reuters na região da Baía de São Francisco, localizada a cerca de 240 quilômetros ao sul do epicentro, afirmaram não ter sentido o abalo.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi informado sobre o terremoto, informou seu gabinete. Segundo a equipe, o estado está em coordenação com autoridades de emergência para avaliar possíveis impactos.

Polícia Federal mira Banco de Edir Macedo por falsas cobranças em nome do DETRAN

Foto: Divulgação
O Banco Digimais, do bispo Edir Macedo, e suas assessorias de cobrança estão no centro de uma nova polêmica. Segundo relatos de clientes no portal Reclame Aqui, a instituição financeira está sendo acusada de se passar pelo Detran para pressionar o pagamento de dívidas e financiamentos em atraso. A denúncia vem à tona no mesmo momento em que o banco se tornou o principal alvo da Operação Miragem, deflagrada pela Polícia Federal (PF). Via BN

A PF investiga um esquema de fraudes financeiras em que o Digimais é suspeito de inflar artificialmente o próprio patrimônio. Na ação judicial foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão e mais de R$ 670 milhões de 10 alvos da operação foram bloqueados, além de a justiça ter determinado a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos.

Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono do banco, não foi alvo direto dos mandados de busca por residir no exterior. No entanto, ele teve seus bens bloqueados e o sigilo quebrado pela Justiça.

Enquanto a PF investiga os bastidores financeiros, os consumidores reclamam de intimidações. Relatos apontam que assessorias ligadas ao banco enviam mensagens se passando pelo órgão de trânsito. Alguns clientes relatam, também, ter recebido SMS em nome do Detran com ameaças de suspensão da CNH, bloqueio de RENAVAM e busca e apreensão do veículo.

Holanda registra primeira eutanásia de criança menor de 12 anos

Foto: Gerado por IA
A Holanda registrou o primeiro caso de eutanásia em uma criança com menos de 12 anos desde a ampliação da legislação que passou a permitir o procedimento em situações excepcionais. A informação foi divulgada pela ministra da Saúde do país, Sophie Hermans, em comunicado enviado ao Parlamento. Via 180graus

Segundo o governo holandês, a morte assistida ocorreu no fim de 2025 e envolveu uma criança diagnosticada com uma doença grave e sem possibilidade de recuperação. As autoridades não divulgaram detalhes sobre a identidade do paciente nem sobre o quadro clínico. Como determina a legislação local, o caso foi encaminhado para análise das autoridades competentes, que avaliarão se todos os requisitos legais foram cumpridos.

Pioneira na legalização da eutanásia voluntária desde 2002, a Holanda ampliou as regras em 2024 para permitir o procedimento em crianças menores de 12 anos em casos de sofrimento considerado insuportável e sem perspectivas de melhora. Nesses casos, a decisão deve ser tomada em conjunto por médicos e responsáveis legais, com participação da criança quando possível.

SAPEAÇU-BA: Homem morre após ser atingido por espada junina

Vítima de 47 anos sofreu ferimentos na cabeça durante o manuseio do artefato e não resistiu; Polícia Civil investiga o caso
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um homem de 47 anos morreu na noite desta terça-feira (23) após ser atingido na cabeça por uma espada junina em Sapeaçu, no Recôncavo Baiano. O acidente aconteceu no bairro Jaqueira durante os festejos de São João. Por: Metro1 

A vítima foi identificada como Tarcísio Sodré Ramos do Nascimento. Segundo as primeiras informações, a espada teria explodido antes de atingir o homem, provocando ferimentos graves. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde do município, mas não resistiu.

Investigação
Em nota, a Polícia Civil informou que equipes da Delegacia Territorial de Sapeaçu apuram as circunstâncias do acidente ocorrido durante o manuseio do artefato pirotécnico.

Ainda de acordo com a corporação, os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) serão fundamentais para esclarecer o que provocou a explosão e a morte de Tarcísio.

Festejos cancelados
Após a confirmação da morte, a Prefeitura de Sapeaçu divulgou uma nota de pesar e anunciou o cancelamento da programação junina prevista para a noite.

“A Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria de Educação, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Tarcísio Sodré, sobrinho da escritora e colaboradora Edelzuite Sodré. Neste momento de dor, toda a gestão municipal se solidariza com familiares e amigos, expressando os mais sinceros sentimentos e rogando a Deus que conceda força e conforto a todos. Em respeito ao luto da família, informamos que os festejos programados para esta noite estão cancelados. Tarcísio deixará muitas saudades”, diz a nota.

Ancelotti escala Rayan na vaga de Raphinha contra Escócia

Flashscore Notícias / Guilherme Bianchini
Rayan será titular em Escócia x Brasil - Rafael Ribeiro/CBF
O Brasil está definido para enfrentar a Escócia pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo, nesta quarta-feira (24), em Miami. Carlo Ancelotti escolheu Rayan para a vaga do lesionado Raphinha. O resto do time é o mesmo que venceu o Haiti por 3 a 0 na última sexta (19).

Neymar vai para o banco e tem a chance de estrear nesta Copa. O camisa 10 ficou fora das duas primeiras rodadas porque se recuperava de uma lesão na panturrilha.

A Seleção vai a campo contra a Escócia com: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Matheus Cunha e Vinícius Júnior.

O duelo vale a confirmação da vaga na 2ª fase para o Brasil, que ainda busca a liderança da chave. Para isso, precisa fazer sua parte e ficar à frente de Marrocos, que encara o eliminado Haiti em simultâneo. Os dois jogos são às 19h (horário de Brasília).

Do lado da Escócia, o técnico Steve Clarke fez quatro alterações em relação ao time que perdeu para Marrocos na 2ª rodada. O zagueiro McKenna, o meia McLean, o ponta Gannon-Doak e o atacante Shankland entram nas vagas de Hanley, Christie, Tierney e Ché Adams.

Brasil enfrenta a Escócia nesta quarta-feira pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026

Seleção comandada por Carlo Ancelotti busca encerrar primeira fase e definir adversário no mata-mata
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira, 24 de junho, para enfrentar a Escócia pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. A partida será disputada no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, com início marcado para as 19h, no horário de Brasília.

Comandado por Carlo Ancelotti, o Brasil busca encerrar sua participação na fase inicial da competição e garantir a melhor colocação possível na chave. O resultado da partida será determinante para definir o adversário da Seleção na próxima fase do torneio.

Os torcedores poderão acompanhar o confronto por diferentes plataformas. A transmissão ao vivo será realizada pela Globo, ge tv e sportv. Além disso, o ge.globo disponibilizará cobertura em tempo real com todos os lances da partida e conteúdos exclusivos.

A Copa do Mundo também contará com transmissões por outras plataformas. Segundo as informações divulgadas, Globo, ge tv, sportv, NSports, SBT e Cazé TV exibirão jogos da competição, ampliando as opções para os espectadores.

Caso termine a fase de grupos na liderança da chave, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F, formado por Holanda, Japão, Tunísia e Suécia. O confronto está previsto para o dia 29 de junho, uma segunda-feira, às 14h. Por outro lado, se encerrar a fase em segundo lugar, a Seleção Brasileira terá pela frente o líder do Grupo F, também no dia 29 de junho, mas às 22h.

A expectativa é de mais um grande desafio para a equipe brasileira, que entra em campo diante da Escócia buscando confirmar sua posição e avançar com confiança para a fase eliminatória da Copa do Mundo 2026.

Vitória da Conquista registra 7,3°C e tem menor temperatura da Bahia

Correntina e Lençóis também ficaram abaixo dos 10°C, segundo levantamento do Inmet
Foto: Divulgação/PMVC
Três cidades da Bahia registraram temperaturas abaixo de 10°C na manhã desta terça-feira (23), de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O menor índice do estado foi observado em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, onde os termômetros marcaram 7,3°C. Por: Metro1 

Também apareceram na lista das cidades mais frias da Bahia os municípios de Correntina, no oeste do estado, com 9,5°C, e Lençóis, na Chapada Diamantina, com 9,7°C.

Já Luís Eduardo Magalhães registrou 12,2°C e também figurou entre as menores temperaturas do estado no levantamento do Inmet.

Confira as cinco menores temperaturas registradas na Bahia:
Vitória da Conquista – 7,3°C
Correntina – 9,5°C
Lençóis – 9,7°C
Luís Eduardo Magalhães – 12,2°C
Barreiras – 12,8°C

Governo anuncia pacote de investimentos para população em situação de rua

Medidas envolvem capacitação de agentes de segurança, fortalecimento da assistência social, ampliação do atendimento em saúde e ações de inclusão produtiva
Foto: José Cruz/Agencia Brasil
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou nesta terça-feira (23) um pacote de investimentos voltado à população em situação de rua. As ações envolvem saúde, assistência social, geração de renda e promoção dos direitos humanos. Agencia Brasil

Entre as medidas está a capacitação de 5.077 profissionais da segurança pública que atuam em contato direto com essa população. A formação em direitos humanos e respeito à dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade receberá investimento de R$ 900 mil.

Censo e assistência social
O governo também lançou as atividades preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A iniciativa integra um acordo de cooperação técnica e financeira entre o MJSP e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Pelo acordo, serão destinados R$ 50 milhões por ano para integrar os 263 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) à Rede Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais), vinculada ao Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Emprego e alimentação
Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o MJSP vai investir R$ 2,9 milhões no fortalecimento das Cozinhas Solidárias e em ações de inclusão produtiva. Os recursos serão destinados à contratação e capacitação de 88 bolsistas, que atuarão como agentes formadores e articuladores da economia popular e solidária em todas as unidades da federação.

Saúde e moradia

Eduardo Bolsonaro sugere bombardear o Brasil com participação dos EUA

Ele cita ações de “segurança” realizadas com participação dos Estados Unidos em países da América do Sul e, ao final, questiona: “E o Brasil de Lula?”.
Foto: Reprodução
O deputado Eduardo Bolsonaro publicou uma mensagem nas redes sociais em que cita operações militares e ações de “segurança” realizadas com participação dos Estados Unidos em países da América do Sul e, ao final, questiona: “E o Brasil de Lula?”. Com informações do DCM Notícias

Na postagem, Eduardo menciona três situações distintas. A primeira é a operação anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que resultou na morte de Héctor “Niño” Guerrero, apontado como líder da organização criminosa venezuelana Tren de Aragua. Segundo o governo americano, a ação foi realizada em coordenação com autoridades venezuelanas.

Em seguida, o parlamentar faz referência ao governo do Equador, comandado por Daniel Noboa, citando o apoio externo recebido pelo país no combate a organizações criminosas e operações contra o narcotráfico. Em março, o New York Times mostru que um local atingido por bombardeio não era uma base de narcotraficantes, mas uma fazenda de criação de gado e produção de laticínios na região de San Martín, no norte do país.

Também menciona declarações atribuídas ao advogado colombiano Abelardo de la Espriella, conhecido como “El Tigre”, que tem defendido ações militares mais duras contra grupos ligados ao narcotráfico. Espriella foi eleito presidente com essa plataforma.

A conclusão da mensagem chamou atenção por sugerir uma comparação direta entre esses casos e a situação brasileira. Ao perguntar “E o Brasil de Lula?”, Eduardo Bolsonaro está defendendo ou insinuando a possibilidade de ações semelhantes em território nacional. Não é a primeira vez.

Bahia registra 54 casos de queimaduras no São João; 15 crianças estão entre as vítimas

Maioria dos atendimentos ocorreu no HGE, em Salvador; menino de dois anos foi atingido por uma espada em Cruz das Almas e segue internado
Foto: Reprodução/Tv Bahia
A Bahia registrou 54 casos de queimaduras entre os dias 18 e 23 de junho, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Desse total, 34 pacientes foram atendidos no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, referência no tratamento desse tipo de ocorrência.

Entre as vítimas estão 15 crianças. Um dos casos mais graves envolve um menino de dois anos, atingido por uma espada dentro de casa, em Cruz das Almas. A criança está internada no HGE, mas o estado de saúde não foi divulgado.

Os acidentes estão relacionados principalmente ao uso de fogos de artifício e às fogueiras, comuns durante os festejos juninos. Na terça-feira (23), um homem de 47 anos morreu após sofrer queimaduras enquanto soltava espadas em Sapeaçu, no recôncavo baiano. A vítima foi identificada como Tarcísio Sodré Ramos do Nascimento.

Comparativo
No mesmo período de 2025, entre 18 e 25 de junho, foram registradas 72 ocorrências relacionadas aos festejos juninos no estado, sendo 24 por queimaduras causadas por fogos ou fogueiras e 48 por explosões de bombas. Em 2024, foram contabilizados 66 casos entre os dias 20 e 25 de junho.

A maior parte das vítimas atendidas em 2025 foi encaminhada ao HGE, que recebeu 53 pacientes. Também houve registros no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, com 12 atendimentos, além dos hospitais regionais de Juazeiro, Jequié e Barreiras.

Proibição das espadas

Keiko Fujimori abre vantagem definitiva e deve ser eleita presidente do Peru

Candidata da direita tem vantagem de mais de 43 mil votos sobre Roberto Sánchez, que denuncia fraude e se recusa a reconhecer o resultado
Foto: Reprodução/Freepik
A candidata de direita Keiko Fujimori deve ser eleita presidente do Peru após abrir uma vantagem considerada matematicamente irreversível no segundo turno das eleições. Com 99,859% das urnas apuradas, às 2h desta quarta-feira (24), a candidata do Fuerza Popular somava 50,118% dos votos, com 9.206.241 votos, contra 49,822% de Roberto Sánchez, do Juntos por el Perú, que tinha 9.162.855 votos. Por: Metro1 

Restam cerca de 40 mil votos a serem contabilizados, número insuficiente para reverter a diferença de mais de 43 mil votos entre os candidatos. Mesmo que Sánchez recebesse todos os votos restantes, Fujimori permaneceria na liderança.

Apesar do cenário, o candidato de esquerda afirmou que não reconhecerá o resultado da eleição. Em coletiva de imprensa na terça-feira (23), Sánchez declarou que “há fraude em curso” na apuração e convocou apoiadores para protestos no sábado (27).

“Acreditamos que houve manipulação da votação. Não reconheceremos o governo de Fujimori”, disse, ao acusar a ONPE, autoridade eleitoral do Peru, e a campanha da adversária de irregularidades nos votos dos peruanos residentes no exterior.

Votos do exterior
As autoridades eleitorais vêm revisando as cédulas contestadas do segundo turno de 7 de junho há pouco mais de duas semanas. Sánchez chegou a liderar a apuração durante dias, mas Keiko Fujimori voltou a passar à frente com a contabilização dos votos dos peruanos no exterior.

Fora do país, a candidata da direita tem 63,206% dos votos. No Peru, Sánchez aparece ligeiramente à frente, com 50,113%, segundo atualização de terça-feira.

Colômbia tem trabalho, mas vence RD Congo e garante vaga no mata-mata da Copa

Flashscore Notícias / Daniel Ottoni
Muñoz perdeu boa chance no começo do jogo antes de deixar sua marca
REUTERS/Daniel Becerril
A Colômbia venceu a República Democrática do Congo por 1 a 0, na madrugada desta quarta (24), no estádio Azteca, em Guadalajara (MEX), pela 2ª rodada do Grupo K da Copa do Mundo. Daniel Muñoz anotou o único gol do jogo.

Com o resultado, a Colômbia assume a liderança da chave com 6 pontos, confirmando sua classificação com uma rodada de antecedência. A RD Congo tem apenas um ponto, ocupando o 3° lugar, atrás de Portugal, com quatro. O Uzbequistão ocupa a lanterna com um ponto e ainda sonha com a vaga.

Apesar da vitória na estreia, a Colômbia demonstrou, neste novo duelo, uma maior produção ofensiva. Boa parte das várias chances criadas foram anuladas pelo goleiro congolês, que acabou sendo superado na etapa final.

O time africano se segurou enquanto pôde, sentindo o golpe após sofrer o gol. A falta de pontaria, sem nenhum chute no alvo, deixou complicada a missão de voltar a tirar pontos de uma potência da chave, como aconteceu na estreia contra Portugal.

Na próxima rodada, a Colômbia encara Portugal no sábado (27), com o empate garantindo a liderança sul-americana. No mesmo dia, a RD Congo enfrenta o Uzbequistão.

Volume cafetero
A Colômbia começou a partida frenética, com Muñoz perdendo chance clara antes de ter um gol anulado. O goleiro Lionel Mpasi, com 15 minutos de jogo, já tinha aparecido três vezes, freando o bom volume dos "Cafeteros".

Senado dos EUA aprova limitar ação de Donald Trump no Irã

Resolução aprovada pela casa legislativa determina que Trump obtenha autorização para manter operações militares no país persa
Sofia Pilagallo/sbt
Aprovação de Trump cai para 35% após perda de apoio entre republicanos, aponta pesquisa Reuters/Ipsos | REUTERS/Evan Vucci

O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta terça-feira (23), uma resolução que determina que o presidente Donald Trump obtenha autorização do Congresso para manter operações militares no Irã. A proposta passou por 50 votos a 48 e foi interpretada como uma rara demonstração de autonomia do Legislativo em relação à Casa Branca.

Embora não tenha força de lei e não deva provocar mudanças imediatas na condução do conflito, a medida foi vista como uma das críticas mais relevantes já feitas pelo Congresso à estratégia militar adotada por Trump. Parlamentares afirmam que o texto tem peso político, mesmo sem efeito jurídico direto.

O resultado teve apoio bipartidário. Quatro senadores republicanos se juntaram aos democratas na votação, sinalizando um desconforto crescente dentro da própria base do presidente e expondo tensões internas no Partido Republicano em relação à condução da política externa.

A medida já havia sido anteriormente aprovada pela Câmara dos Representantes, por 215 votos a 208. A deliberação, realizada em 3 de junho, também teve apoio de uma minoria de republicanos, que se juntaram aos democratas na tentativa de restringir os poderes de guerra do presidente.

Anvisa e Receita Federal deflagram ação contra o comércio de cigarros eletrônicos

Operação Rede de Fumaça apreendeu mais de 25 mil dispositivos, que são produtos ilegais no Brasil
Agência Gov | Via Anvisa
Divulgação
Operações em todo o País combatem o comércio do produto - que é ilegal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (23/6) , a Operação Rede de Fumaça, uma ação de âmbito nacional voltada ao combate à comercialização de cigarros eletrônicos, que são proibidos no Brasil . Em todo o país, foram apreendidos mais de 25 mil produtos.

Além dos dispositivos eletrônicos, a ação apreendeu 107 mil maços de cigarros convencionais contrabandeados. Com a iniciativa, a Anvisa busca reduzir a oferta de produtos proibidos no mercado nacional e proteger a saúde pública.

A Agência reitera que os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos, representam um grave risco à saúde da população.

A preocupação é especialmente elevada em relação ao público jovem, que tem sido apontado como o principal alvo de fabricantes, importadores e distribuidores desse tipo de produto . É importante lembrar que a comercialização de DEF no Brasil é proibida pela Resolução da Diretoria Colegiada ( RDC ) 855/2024 .

Pesquisas mostram que o cigarro eletrônico pode ser a porta de entrada para o tabagismo. A iniciação ao uso de produtos de tabaco convencionais, a partir do uso de cigarros eletrônicos, tem sido objeto de diversos estudos, principalmente em relação a crianças e adolescentes. Segundo estudos, há mais chances de usuários de cigarros eletrônicos migrarem para o uso de cigarros convencionais, quando comparados a não usuários de sse tipo de dispositivo .

Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
O Conselho Nacional de Educação (CNE) alterou diretrizes do ensino integral na educação básica e definiu prazo até 31 de outubro para que cada rede atualize suas normas.

A medida está publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União.

Pelo novo texto, estados, municípios e o Distrito Federal deverão revisar e atualizar todos os atos normativos que regulamentam a educação integral, como resoluções, portarias, diretrizes curriculares, regimentos escolares e projetos pedagógicos.

Esses atos deverão passar pelos respectivos conselhos de educação e seguir orientações do Ministério da Educação.

CRUZ DAS ALMAS-BA: Mulher fica ferida após ser atingida por espada de fogo

As autoridades reforçam a importância dos cuidados para evitar acidentes durante as comemorações
Uma mulher de 24 anos ficou ferida após ser atingida nas costas por uma espada de fogo na madrugada desta terça-feira (23), véspera de São João, em Cruz das Almas.

De acordo com informações apuradas pelo Forte na Notícia, o incidente ocorreu por volta das 00h44, nas proximidades do Beco do Sossego, no bairro Alberto Passos.

Após ser atingida, a vítima recebeu atendimento de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhada inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Almas. Em seguida, por orientação médica, ela foi transferida para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus para avaliação e atendimento especializado.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre as circunstâncias em que ocorreu o acidente, nem sobre o estado de saúde da vítima.

O caso aconteceu durante os festejos juninos, período em que o uso de espadas de fogo continua sendo uma tradição em alguns bairros do município. As autoridades reforçam a importância dos cuidados para evitar acidentes durante as comemorações.

Distribuidora recusa proposta para lançar filme "Dark Horse"

Filme de ficção sobre Jair Bolsonaro tem lançamento previsto para 5 de novembro, logo após o segundo turno das eleições presidenciais
Valentina Moreira / sbt
A Paris Filmes, considerada uma das maiores distribuidoras cinematrográficas do Brasil e da América Latina, recusou uma proposta para estar à frente da exibição de "Dark Horse". A informação foi confirmada ao SBT News por fontes envolvidas na negociação sobre os direitos da produção. Apesar da negativa, a obra de ficção sobre a biografia do ex-presidente Jair Bolsonaro tem lançamento previsto para o dia 5 de novembro, alguns dias após o segundo turno das eleições presidenciais deste ano.

A princípio, o lançamento do filme estava previsto para acontecer antes do pleito presidencial, marcado para o início de outubro. Problemas financeiros na reta final da produção somados ao temor do impacto político na candidatura de Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PL à Presidência, adiaram a data de estreia.

Ao SBT News, a Go Up, produtora responsável pelo longa, afirmou que as negociações de distribuição “fazem parte da estratégia comercial do projeto e seguem em andamento”. Outras empresas do setor estão sendo procuradas, mas, segundo pessoas próximas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nenhum contrato foi fechado até o momento.

“Conversamos com diferentes distribuidoras e avaliamos, em conjunto com nossos parceiros internacionais, qual será a melhor alternativa para o lançamento do filme”, declarou Karina Gama, dona da Go Up, à reportagem. O SBT News também procurou a Paris Filmes, mas ainda aguarda retorno.

Erupção de vulcão lança rochas entre turistas e provoca pânico na Guatemala

Foto: Reprodução/X
Um grupo de turistas viveu momentos de tensão ao observar a erupção do Volcán de Fuego, na Guatemala, quando rochas incandescentes foram lançadas em direção à área onde estavam. O episódio aconteceu na semana passada, próximo à cidade de Antigua, uma das regiões mais visitadas do país. Segundo o Metrópoles.

Os visitantes faziam uma trilha em uma montanha próxima ao vulcão quando foram surpreendidos por uma intensa atividade eruptiva. Imagens registradas por um dos turistas mostram uma grande coluna de cinzas sendo expelida pela cratera, seguida pelo lançamento de lava e fragmentos de rochas em alta velocidade.

Durante a erupção, algumas rochas incandescentes, comparadas a "bolas de fogo", caíram entre os turistas e provocaram correria. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Conhecido por sua intensa atividade geológica, o Volcán de Fuego é considerado um dos vulcões mais ativos da América Central e frequentemente exige atenção das autoridades devido ao risco de erupções repentinas. Mais no 180graus

Celular é apreendido em cela de pai do banqueiro Daniel Vorcaro em presídio de Minas Gerais

Reprodução / LinkedIn e Secretaria da Administração Penitenciária-SP
Um aparelho celular foi apreendido na cela ocupada por Henrique Moura Vorcaro, pai do banqueiro Daniel Vorcaro, no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo informações da rádio Itatiaia, a apreensão ocorreu na noite de segunda-feira (22), durante uma operação realizada por policiais penais.

A ação foi conduzida pelo Comando de Operações Penitenciárias Especiais (Cope), com acompanhamento da Superintendência do Sistema Prisional. Até o momento, as autoridades não informaram como o aparelho chegou à unidade nem se foi instaurado procedimento administrativo para apurar o caso.

Henrique Vorcaro está preso desde 14 de maio, quando foi alvo da sexta fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. As investigações apuram suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Segundo a Polícia Federal, ele é investigado por suposta atuação como operador financeiro em movimentações patrimoniais consideradas suspeitas, além de possíveis fraudes com títulos de crédito e ocultação de recursos por meio de contas e fundos ligados ao grupo investigado. Via BN

Medicamento revolucionário para prevenção do HIV deve estar disponível por 40 dólares por ano, em todos os lugares

Farmacêutica Gilead exclui países como o Brasil da possibilidade de acesso a versões genéricas do fármaco de longa duração
Médicos Sem Fronteiras (MSF) lançou uma campanha exigindo que a empresa farmacêutica norte-americana Gilead Sciences torne o lenacapavir, um medicamento de prevenção ao HIV, mais amplamente acessível em todo o mundo. MSF também pede que os governos utilizem todas as ferramentas legais disponíveis para contestar o monopólio da Gilead, de modo que outros fabricantes possam ajudar a ampliar a oferta global e reduzir ainda mais os preços.

O lenacapavir é um medicamento injetável altamente eficiente na prevenção da infecção pelo HIV. A Gilead, que controla sua produção e distribuição, atualmente o vende a preços muito altos para um conjunto muito limitado de países. Além disso, restringiu severamente o fornecimento para países de renda baixa e média (LMICs, na sigla em inglês) e se recusa a vendê-lo diretamente para MSF. Fonte: Médicos sem Fronteiras

MSF lançou essa campanha antes da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre HIV/AIDS, que começa nesta segunda-feira, 22 de junho, em Nova York, e está incentivando as pessoas a se inscreverem para participar da campanha e a manifestar seu apoio à ampliação do acesso ao lenacapavir.

O lenacapavir é uma forma de profilaxia pré-exposição (PrEP). Sua administração tem de ser feita apenas duas vezes por ano e é quase 100% eficaz, o que o torna potencialmente revolucionário na prevenção da infecção pelo HIV.

É especialmente valioso para pessoas em maior risco, incluindo homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, pessoas que utilizam drogas injetáveis e profissionais do sexo. Também é uma ferramenta crucial para pessoas em deslocamento, para aquelas que vivem em áreas remotas com pouco acesso a cuidados de saúde e para pessoas afetadas por emergências humanitárias. Cerca de 1,2 milhão de pessoas em todo o mundo adquiriram o HIV em 2025. Mais no agenciaaids

Avião da Azul faz pouso de emergência no Marechal Rondon após alerta na aeronave

Aeronave com destino a Viracopos voltou ao aeroporto de origem cerca de 20 minutos após a decolagem
Reprodução
Após o pouso de emergência, os passageiros foram liberados normalmente e o avião seguiu para inspeção técnica.
DO REPÓRTERMT - Um voo da Azul Linhas Aéreas que partiu do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, com destino a Viracopos (SP), precisou retornar à origem na madrugada de hoje (23) após a tripulação identificar uma anormalidade técnica durante o trajeto. A suspeita envolvia um possível aquecimento incomum ou princípio de incêndio na parte traseira da aeronave, o que levou ao acionamento do plano de emergência aeroportuária como medida preventiva.

De acordo com informações preliminares, o alerta foi detectado cerca de 20 minutos após a decolagem, levando os pilotos a adotarem os protocolos de segurança e a solicitar o retorno imediato ao aeroporto de origem.

Segundo a Centro-Oeste Airports (COA), concessionária do Aeroporto Internacional de Cuiabá, o pouso ocorreu sem intercorrências, e equipes do Corpo de Bombeiros e da segurança operacional do aeroporto foram acionadas para acompanhar a chegada da aeronave e evitar qualquer eventualidade.

Após o desembarque, os passageiros foram liberados normalmente, e o avião seguiu para inspeção técnica.

Fatia de pessimistas com economia do Brasil cai de 35% para 26%, diz Datafolha

Segundo analistas, cenário se relaciona com maiores estímulos econômicos, novo Desenrola e até Copa
Por Maeli Prado
(Folhapress) – A expectativa dos brasileiros para a situação econômica do Brasil melhorou nos últimos três meses e meio, com aumento do otimismo e queda no pessimismo com o futuro, mostra pesquisa Datafolha.

Entre os ouvidos, 36% consideram que a economia brasileira vai melhorar nos próximos meses, um avanço em relação aos 30% que se declararam otimistas na pesquisa anterior, feita no início de março.

Ao mesmo tempo, o percentual dos que avaliam que a situação econômica do país vai piorar teve uma queda de 9 pontos percentuais, passando de 35% para 26% na mesma comparação. Entre os consultados, 32% dizem acreditar que a economia permanecerá como está (o percentual era de 33% em março) e 6% declararam não saber (contra 3%).

A pesquisa Datafolha foi feita nos dias 17 e 18 de junho com 2.004 entrevistados com 16 anos ou mais, distribuídos por 139 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Sobre a situação financeira pessoal, 51% dos entrevistados afirmaram que acreditam em melhoria, o mesmo percentual de março. A proporção daqueles que veem piora no futuro foi de 14% para 12%.

A avaliação de que a economia vai melhorar é maior entre os menos instruídos (40%), entre aqueles com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (41% dos entrevistados) e entre os que pretendem votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (52%).

Já a taxa de pessimismo é maior entre os mais instruídos (32%), aqueles com renda familiar mensal de mais de cinco salários mínimos (35%) e entre os que pretendem votar em Flávio Bolsonaro (PL) para presidente (45%), segundo o Datafolha.

Para economistas e cientistas políticos, o cenário está relacionado à expansão dos estímulos à economia pelo governo em ano eleitoral, à Copa do Mundo e ao programa de renegociação de dívidas Desenrola, que foi lançado no início de maio.

Houve também a aprovação pela Câmara dos Deputados da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que põe fim à escala 6×1 (de seis dias trabalhados para um de descanso), uma das principais apostas de bandeira eleitoral do governo. O texto ainda precisa ser avaliado no Senado.

“Vimos um conjunto de ações que quebraram o vácuo político do início do ano, que foi marcado apenas por notícias negativas, como a situação financeira complicada das famílias devido ao elevado comprometimento de renda”, aponta Rafael Cortez, cientista político e sócio da Tendências Consultoria.

Ele avalia que, em menor grau, as perspectivas para o futuro também são afetadas pela Copa do Mundo. “A Copa dá uma anestesiada, canaliza a atenção da opinião pública em detrimento de outros temas.”

Rodolpho Tobler, do FGV Ibre, afirma que a principal diferença de cenário entre as pesquisas Datafolha de março e junho é que há três meses a guerra no Oriente Médio havia acabado de começar, o que elevou o pessimismo com o futuro por causa da disparada dos preços do petróleo.

“Essa tentativa de acordo entre Irã e Estados Unidos para a reabertura do estreito de Hormuz ajuda em um otimismo um pouco maior agora”, diz. “Os estímulos do governo à economia também ajudam a explicar o menor pessimismo.”

É a mesma avaliação de Fabio Pina, assessor econômico da FecomercioSP, que afirma que os incentivos sustentam o emprego e o consumo de forma artificial.

“Hoje o emprego e a renda estão em patamares elevados, e o próprio mercado financeiro está revendo para cima a perspectiva de crescimento econômico do país”, diz. “É provável que a proximidade com a Copa do Mundo também esteja influenciando os números, mas essa não é a razão principal.”

Cortez lembra que em anos eleitorais costuma haver melhoria na avaliação do governo. “Os governos tomam decisões e constroem políticas públicas para dar ganhos mais concretos de curto prazo aos eleitores. A comunicação do governo sobre pontos positivos é intensa, e isso pode ajudar na melhoria da percepção sobre a economia”, aponta.

Pessimismo elevado no presente

Em cooperação com estados, nova fase do programa Celular Seguro mira receptadores

Nova etapa do programa cria base nacional integrada, que reúne informações sobre aparelhos roubados, furtados ou extraviados. Iniciativa também permite consulta pública antes da compra de celulares usados
Agência Gov | via Planalto
Ricardo Stuckert/PR
Lula, o ministro da Justiça, Wellington Lima (esq.) e o secretário de Segurança Pública, Francisco Veloso: obstáculos ao comércio

O Governo do Brasil iniciou mais uma etapa no enfrentamento ao roubo, furto e à receptação de celulares no Brasil, com o lançamento da nova fase do Programa Nacional Celular Seguro. Durante a cerimônia, realizada nesta terça-feira, 23 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que consolida a iniciativa como política pública permanente e institui o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR).

A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do Governo Federal e dos governos estaduais. Também acho que muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse Lula.

A nova etapa do Celular Seguro amplia as ações de combate ao mercado ilegal de aparelhos e fortalece os mecanismos de recuperação de dispositivos. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e representa uma mudança na estratégia de combate aos crimes patrimoniais relacionados a dispositivos móveis.

Lula também destacou que o impacto do roubo vai além da perda material. “O celular, hoje, não é só telefone. É um banco de dados de informações da sua vida. Você guarda tudo no celular: a fotografia dos seus filhos, da sua neta, da sua namorada, da sua mãe, seu pai, o número dos seus amigos, a sua conta bancária”, afirmou. Mais na agenciagov