> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Conversas obtidas pela PF mostram Hugo Motta tratando de crédito com Daniel Vorcaro

Deputado também confirmou viagem a Portugal em aeronave de ex-banqueiro
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O nome do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, aparece em mensagens obtidas pela Polícia Federal que tratam da liberação de um financiamento para uma empresa ligada à família de sua esposa. As conversas, reveladas pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmadas pelo g1, indicam que o parlamentar teria solicitado ao empresário Daniel Vorcaro apoio para viabilizar uma operação de crédito destinada à empresa de Bianca Medeiros, irmã de sua esposa, Luana Motta.

De acordo com a investigação, os diálogos mencionam a liberação de pelo menos R$ 22 milhões por meio do Banco Master para a companhia da cunhada do deputado, em março de 2024. Questionado sobre o episódio, Hugo Motta não respondeu se atuou diretamente para viabilizar o empréstimo, limitando-se a afirmar que a operação financeira ocorreu dentro da legalidade.

O caso ganhou novos desdobramentos após o parlamentar admitir, nesta quarta-feira (17), que participou de uma viagem a Portugal em uma aeronave de Daniel Vorcaro. Segundo Motta, o convite partiu do senador Ciro Nogueira. O presidente da Câmara também reconheceu que o então banqueiro custeou parte de sua hospedagem em Lisboa durante a viagem realizada em 2024.

Segundo Motta, Vorcaro teria pago apenas duas diárias no hotel onde ficou hospedado. No entanto, informações reunidas pela Polícia Federal apontam divergências. O relatório da corporação indica que o ex-banqueiro arcou com cinco noites de hospedagem, enquanto documentos analisados pelos investigadores registram uma cobrança referente a sete dias de estadia.

Mais de 8,7 mil celulares já foram devolvidos aos proprietários na Bahia

Ação da Polícia Civil combate furtos, roubos e receptação de celulares; mais de 1,3 mil aparelhos estão disponíveis para devolução nesta edição
Foto ilustrativas: Divulgação / Ascom-PCBA
A Polícia Civil ampliou as ações de combate aos crimes de furto, roubo e receptação de celulares com a oitava edição da Operação Móbile 360° na Bahia. Desde o início da operação, em maio de 2024, já foram recuperados 10.066 aparelhos celulares, dos quais 8.704 foram devolvidos aos proprietários.

Somente neste ano, a operação resultou na apreensão de 5.937 celulares. Desse total, 4.575 aparelhos já foram restituídos aos donos nos últimos seis meses.

Nesta quinta-feira (18), Dia D, 1.362 dispositivos recuperados estão aptos para devolução. Destes, 900 serão entregues na capital baiana. A ação de devolução ocorre no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Após esse período, os proprietários deverão aguardar a notificação da Polícia Civil para realizar a retirada dos aparelhos. A instituição encaminhará informações sobre local, data e demais orientações necessárias para a entrega dos celulares.

Operação tem alcance estadual
A Operação Móbile 360° é realizada em todo o estado e busca fortalecer o enfrentamento aos crimes de furto, roubo e receptação de celulares, além de combater a adulteração e o comércio irregular de eletrônicos.

No interior da Bahia, 462 aparelhos estão aptos para devolução. Os proprietários que já foram notificados iniciaram a retirada dos dispositivos, enquanto os demais devem aguardar o contato da Polícia Civil com as orientações para o recebimento.

Entre os dias 25 de maio e 10 de junho, foram realizados 2.962 disparos em massa por aplicativo de mensagens para pessoas identificadas na posse de celulares com registro de roubo ou furto. Segundo a Polícia Civil, 1.026 notificações resultaram na entrega voluntária dos aparelhos. A medida foi implementada pela primeira vez nesta oitava edição da operação.

Prisões, mandados e fiscalizações
Durante o período da ação, foram recuperados 1.562 celulares, lavrados 140 procedimentos policiais, cumpridos 81 mandados de busca e apreensão e efetuadas 33 prisões em flagrante.

África do Sul marca no fim e empata com República Tcheca na abertura da 2ª rodada da Copa

Ficou tudo igual no duelo em Atlanta
**Siphiwe Sibeko/Reuters
República Tcheca e África do Sul empataram em 1 a 1, nesta quinta-feira (18), em Atlanta, pela abertura da 2ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo. Flashscore Notícias / Alex Xavier

Sadilek fez o gol mais rápido do torneio até aqui, aos 6 minutos de jogo, mas Mokoena empatou de pênalti para os sul-africanos aos 38 do 2º tempo.

Este foi o primeiro pontinho conquistado por ambas as seleções no Mundial – as duas seguem na lanterna da chave, atrás de México e Coreia do Sul (3 pontos cada), que se enfrentam às 22h desta quinta.

Cenário da última rodada
Na última rodada da fase de grupos, os tchecos encaram o México, enquanto a África do Sul enfrenta os sul-coreanos. Tanto os Bafana Bafana quanto a República Tcheca precisam vencer o próximo compromisso para avançar para o mata-mata.

Números da partida
A República Tcheca teve menos posse de bola (38% a 62%), mas criou três grandes chances de gol, enquanto a única chance claríssima para os Bafana Bafana foi a penalidade convertida por Mokoena.

Apesar de levar mais perigo, os tchecos não estiveram muito inspirados novamente, e o jogo teve pouca emoção.

MP-BA recomenda revisão de contratos de Maiara e Maraisa e Rey Vaqueiro dos festejos juninos de Conceição do Jacuípe

Fotos: Divulgação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ao município de Conceição do Jacuípe a adoção de medidas para adequar os gastos com contratações artísticas previstas para os festejos juninos de 2026. A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça Gabriela Gomes Ferreira e aponta a necessidade de comprovação da compatibilidade dos valores contratados com os preços praticados no mercado, conforme estabelece a Lei nº 14.133/2021. Via Bahia Notícias

Segundo o documento, algumas contratações apresentam valores acima dos parâmetros utilizados para análise pelo órgão ministerial. Entre elas está a do cantor Rey Vaqueiro, contratada por R$ 500 mil. De acordo com a recomendação, a média estadual registrada para apresentações do artista em 2025 foi de R$ 280 mil, valor que, corrigido, corresponderia a aproximadamente R$ 290 mil. Conforme o MP-BA, o cachê contratado supera em mais de 60% o parâmetro considerado razoável.

A recomendação também cita a contratação da dupla Maiara e Maraísa pelo valor de R$ 784 mil. O documento registra que o montante ultrapassa o limite de R$ 700 mil estabelecido pela Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, elaborada pelo MPBA, pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).

Entre as providências recomendadas ao município estão a suspensão do contrato firmado com Rey Vaqueiro até a conclusão das apurações, o encaminhamento dos processos de contratação dos artistas ao Ministério Público, a publicação de todos os contratos no Painel Nacional de Contratações Públicas e a apresentação de documentos que demonstrem a situação financeira do município.

De acordo com o MP-BA, as medidas têm como objetivo verificar a regularidade das contratações e a compatibilidade dos valores pagos com os parâmetros adotados para os festejos juninos realizados com recursos públicos.

IBGE abre quase mil vagas de empregos a partir do ensino médio na Bahia

Divulgação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu dois processos seletivos simplificados para contratar 969 profissionais temporários para os censos Agropecuário e de População em Situação de Rua. Via Correio24Horas

Do total, 876 oportunidades são para atuar no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola na Bahia, sendo 40 em Salvador e as outras 836 distribuídas em 114 municípios do interior do estado.

Os salários variam entre R$ 2.128 e R$ 4.008, além de auxílio-alimentação de R$ 1.192, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e 13º salário proporcional.

Para essas vagas, os candidatos devem se inscrever até o dia 1º de julho, às 23h, exclusivamente pelo site da empresa responsável pela seleção, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A taxa de inscrição é de R$ 53. A previsão é que a prova seja realizada em setembro. O principal requisito é ter ensino médio completo.

PF aponta Eduardo Sodré como interlocutor de pagamentos entre Wagner e Augusto Lima

Por Eduarda Pinto / BN
Foto: Vaner Casaes / AL-BA
A Polícia Federal definiu a atuação de Eduardo Sodré como interlocutor de pagamentos entre o senador Jaques Wagner, seu padrasto, e Augusto Lima, dono do Banco Pleno e ex-sócio de Daniel Vorcaro. Ao Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da 9ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira (18), a PF resume que Eduardo "teria exercido papel ativo nas cobranças" dos valores repassados ao senador em forma de vantagens financeiras.

O Bahia Notícias teve acesso à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que oficializou a liberação dos mandados de busca e apreensão contra Jaques Wagner e Augusto Lima. Nos registros destacados na peça jurídica, a Polícia Federal diz que, em conversas com Augusto Lima, o secretário estadual do Meio Ambiente da Bahia teria mencionado boletos, notas fiscais, documentos a serem assinados e providências necessárias à formalização de pagamentos.

Uma das transferências da PKL One Participações S.A. — empresa do grupo de Augusto Lima — à BN Financeira, empresa de Bonnie Bonilha — esposa de Eduardo Sodré e, consequentemente, nora de Jaques Wagner —, no valor de R$ 3,5 milhões, teria sido precedida por diálogos nos quais ele cobrava os pagamentos das pendências financeiras, em outubro de 2025.

Grapiúna afasta cinco atletas após suspeitas sobre goleada para o Feira FC na Série B do Baiano

Presidente do clube afirma que houve "falta de competitividade" em parte do elenco e promete investigação; partida terminou com vitória do Feira FC por 7 a 0
Juliano Franca / bahia.ba/esporte
Foto: Reprodução/Redes sociais
As suspeitas em torno da goleada sofrida pelo Grapiúna para o Feira FC ganharam um novo capítulo nesta semana. Após a derrota por 7 a 0, válida pela Série B do Campeonato Baiano, a diretoria do clube de Itabuna anunciou o afastamento de cinco jogadores e a abertura de uma apuração interna para investigar possíveis irregularidades na partida.

O presidente do Grapiúna, Álvaro Castro, afirmou que a decisão foi tomada após análise do desempenho da equipe e da conduta de alguns atletas durante o confronto disputado no último domingo (14), no Estádio Joia da Princesa. “Verificamos que realmente a falta de competitividade dentro de alguns atletas durante a partida foi notória, uma coisa estranha”, declarou o dirigente em entrevista ao Play Na Notícia.

Segundo Álvaro, a diretoria decidiu afastar preventivamente cinco jogadores enquanto realiza uma sindicância interna para esclarecer o que ocorreu. O dirigente ressaltou que a medida foi adotada para preservar a imagem do clube e que o caso poderá ser encaminhado às autoridades competentes. “Nós não compactuamos com isso. Vamos procurar saber o que aconteceu e colocar isso na mão das autoridades para que elas decidam se algo aconteceu de errado. Se aconteceu, esses atletas serão punidos“, afirmou.

As suspeitas surgiram após a expressiva vitória do Feira FC por 7 a 0, resultado que provocou repercussão nas redes sociais e levantou questionamentos entre torcedores sobre a atuação do Grapiúna. A goleada também teve impacto direto na tabela de classificação.

Atualmente na oitava colocação da Série B estadual e sem chances de avançar às semifinais, o Grapiúna disputa apenas o cumprimento das rodadas finais da primeira fase. Já o Feira FC segue na briga pelas primeiras posições e tenta melhorar sua colocação na tabela para o mata-mata.

Entre os comentários que circularam após a partida, torcedores apontaram que um eventual terceiro lugar poderia ser estrategicamente mais interessante para o Feira FC, já que permitiria evitar um confronto com o Fluminense de Feira nas semifinais e deixar um possível encontro entre os rivais para a decisão. As especulações, porém, não são acompanhadas por qualquer prova ou manifestação oficial que indique irregularidade no resultado.
Foto: Reprodução/Instagram
Até o momento, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) não se pronunciou sobre o caso. Enquanto a apuração interna segue em andamento, o Grapiúna informou que pretende utilizar atletas das categorias de base nas duas rodadas restantes da competição. O clube também já projeta o segundo semestre, quando disputará os Campeonatos Baianos Sub-15 e Sub-17, além de iniciar o planejamento para a Série B de 2027.

Planta rara volta à natureza depois de ficar à beira da extinção e anima ambientalistas

Rinaldo de Oliveira / SNB
Após um coletivo de mais de uma década, essa planta rara voltou à natureza no Reino Unido. Ela estava à beira da extinção há 13 anos. - Foto Algirdas CC BY-SA 3.0

A planta rara Kentish milkwort voltou a crescer na natureza depois de quase desaparecer completamente e isso animou ambientalistas no Reino Unido. A espécie, que chegou a ficar à beira da extinção, registrou um crescimento impressionante e hoje já apresenta a maior população da planta em todo o país.

Os pesquisadores contabilizaram 1.245 novas plantas nascidas naturalmente durante a última temporada de crescimento — um aumento sete vezes maior em relação ao ano anterior.

O retorno da planta rara foi possível porque cientistas e organizações ambientais iniciaram um projeto urgente de conservação em 2013. Eles coletaram sementes das plantas mais resistentes, levaram para cultivo protegido no tradicional Jardim Botânico Real de Kew, em Londres e 5 anos depois as mudas começaram a ser produzidas para reintrodução controlada em áreas naturais onde a espécie já havia desaparecido há mais de 50 anos.

Os primeiros testes
Os primeiros testes foram em duas regiões de solo calcário na Inglaterra. Em uma delas, chamada Queendown Warren, a recuperação surpreendeu os especialistas.

Os números cresceram rapidamente: eram apenas 17 plantas em 2022. Depois passaram para 47, 86, 177 e agora ultrapassaram 1.200 exemplares.

A recuperação é considerada uma das histórias mais animadoras de preservação ambiental dos últimos anos.

Por que quase desapareceu
Conhecida cientificamente como Polygala amarella, a Kentish milkwort quase desapareceu da natureza depois de décadas sofrendo com perda de habitat e mudanças ambientais.

Em 2010, ela só podia ser encontrada em três áreas do condado de Kent, na Inglaterra.

Os ambientalistas explicam que o crescimento aconteceu graças ao equilíbrio do ecossistema local, incluindo o pastoreio natural e até pequenas movimentações do solo feitas por animais como coelhos e texugos.

Comemoração dos ambientalistas

Crescimento da inadimplência desacelera no Brasil, mas aumenta na Bahia, revela Serasa

Por Daniel Araújo  / BN
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Enquanto o Brasil observa uma desaceleração no avanço de pessoas endividadas, o cenário na Bahia caminha na contramão. Dados do mais recente Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, referentes ao mês de maio de 2026, revelam que o estado registrou um aumento no número de inadimplentes, saltando de 5,11 milhões para 5,17 milhões no último mês.

No contexto nacional, o crescimento de 113 mil novos CPFs negativados representou o menor avanço mensal registrado desde o início do ano, uma tendência de queda observada em 14 unidades federativas. Já na Bahia, o índice subiu 1,21% no período, figurando entre os estados da região Nordeste a apresentar alta, ao lado de Pernambuco e Sergipe.

Para Alinne Vieira, especialista em Educação Financeira da Serasa, a diferença nos números regionais reflete estágios variados de recuperação econômica. "Parte dos consumidores ainda não sentiu com a mesma intensidade esse movimento de desaceleração que a gente vê em outros estados, na Bahia a gente percebe esse crescimento da inadimplência em maio, mas esse movimento acontece dentro de um cenário nacional de desaceleração", aponta a especialista.

O PESO DO DESCONTROLE
Com as dívidas bancárias concentrando quase metade dos débitos no país, a especialista alerta que o problema raramente nasce de um fator único, mas de hábitos acumulados. "Entre os comportamentos mais comuns, a gente tem parcelas sem considerar todos os gastos do mês e recorrer ao crédito para despesas do dia a dia", observa.

O Brasil possui atualmente mais de 243 milhões de cartões de crédito ativos, número superior à população do país. O volume movimentado supera R$ 3,1 trilhões anuais. Apesar da acessibilidade, o uso intenso do crédito está associado a altas taxas de juros e endividamento recorde entre as famílias brasileiras, com 51% dos usuários de cartão tendo débitos relacionados a esta modalidade.

SAÍDA PELA RENEGOCIAÇÃO
Para conter o avanço das dívidas, que já cresceram 2,69% no estado este ano, a Serasa mantém ofertas de renegociação via app e programa Desenrola. Entretanto, a orientação é que o acordo seja visto como um ponto de partida, e não como uma solução definitiva. "O objetivo não é apenas sair da inadimplência naquele momento, mas criar condições que permitam que ele mantenha uma vida financeira mais equilibrada ao longo do prazo", conclui Aline.

Mais de 200 escorpiões são encontrados em casa onde menina de 11 anos foi picada ao calçar tênis

Valentina Lima, de 11 anos, foi atacada enquanto calçava um tênis para ir à escola. Ela mora no Riacho Fundo I e está na UTI em estado grave
Material cedido ao Metrópoles
A família de Valentina Lima, de 11 anos, que está internada após ser picada por um escorpião dentro de casa, contou ao Metrópoles que a presença do animal é comum na casa onde a menina foi atacada, no Riacho Fundo I (DF). Segundo os parentes da criança, mais de 200 escorpiões foram encontrados ao longo de um ano no imóvel. A criança está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave.

Segundo a tia da menina, Claudete Cirino, a infestação costuma se intensificar no fim do ano, especialmente em períodos de chuva.

“Isso acontecer em um mês como junho é uma eventualidade. Até porque não costuma chover nesta época, mas quando chove eles acabam voltando a aparecer”, disse.

A família também aponta que o aumento mais significativo na presença dos escorpiões ocorreu após a instalação da rede de esgoto na região, quando o imóvel – antes utilizado como chácara – passou a ser adaptado para residência.

“Foi nesse período que houve o pico da infestação, quando começamos a recolher e guardar”, afirmou Claudete Cirino.

Segundo ela, a Vigilância Ambiental chegou a ser acionada após os primeiros registros de aparecimento dos animais, mas nenhuma medida efetiva teria sido adotada. A família afirma ainda que a residência passa por dedetização frequente e teme que outros moradores possam enfrentar situações semelhantes.

Entenda o caso
O acidente ocorreu no dia 12 de junho, quando a criança calçava o tênis para ir à escola. Segundo familiares, ela sentiu a picada ao colocar o pé dentro do calçado.
A família procurou atendimento inicial no Corpo de Bombeiros e depois levou a menina ao Hospital Regional do Guará, onde recebeu o soro antiescorpiônico.
Como não houve melhora clínica, Valentina foi transferida para o Hospital Santa Lúcia, onde precisou ser intubada após sofrer três paradas cardíacas.
Valentina Nobre Lima, 11 anos, segue internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, na Asa Norte.

Os familiares também esclarecem que não estão realizando nenhuma vaquinha, campanha de arrecadação ou pedido de doações financeiras em nome de Valentina. Segundo eles, informações que circulam nesse sentido são falsas. Neste momento, o único pedido da família é por orações e pensamentos positivos pela recuperação da menina. Mais no metropoles

Governo veta projeto de lei que precariza contrato de trabalho para jovens

Texto previa jornada de até 44 horas semanais e desestimulava contratações pela Lei do Jovem Aprendiz
Agência Gov | Via Planalto
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O setor de Serviços concentra a maior parte dos contratos, com 279.339 aprendizes inseridos
O Diário Oficial da União desta quinta (18/6) traz a mensagem de veto total ao Projeto de Lei de nº 5.278, de 2019, que tem por objetivo alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei Orgânica da Seguridade Social e criar o denominado “Contrato do Primeiro Emprego” para jovens de 18 a 29 anos de idade.

O texto vetado exigia a jornada de até 44 horas semanais, o que vai na contramão da proposta de fim da escala 6x1 e da redução da carga semanal de trabalho para 40 horas sem redução salarial que é defendia pelo Governo do Brasil e já foi aprovada na Câmara dos Deputados. Além disso, a adoção da jornada proposta no texto dificultaria a compatibilização da experiência profissional com o prosseguimento dos estudos.

O projeto de lei vetado ainda concedia aos empregadores benefícios tributários e previdenciários sem vantagens aos jovens trabalhadores, podendo ainda desestimular a contratação por meio da Lei de Aprendizagem - popularmente conhecida como Lei do Jovem Aprendiz -, que hoje garante direitos como a jornada reduzida e a capacitação profissional no ambiente de trabalho.

Nos últimos 26 anos, a Lei da Aprendizagem abriu portas do mercado formal de trabalho formal para mais de 6 milhões de jovens, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. No mês de março de 2026, mais de 700 mil contratos de trabalho estavam ativos nesta modalidade – o maior número da série histórica.

INSS: Prazo para contestar descontos termina nesta semana

Solicitação pode ser feita virtualmente ou em agências dos Correios; veja passo a passo
Camila Stucaluc/sbt
Prédio da Previdência Social | Agência Brasil
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas de descontos indevidos têm este sábado (20) para solicitar o ressarcimento dos valores. O pagamento é fruto de uma Medida Provisória do governo federal, que liberou R$ 3,3 bilhões para o cumprimento de acordos judiciais.

A solicitação de ressarcimento pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou presencialmente em agências dos Correios. Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, o prazo vale apenas para dar entrada no processo. Após iniciada, a ação só é concluída quando o reembolso é resolvido.

“Depois que a pessoa inicia o processo, o prazo só termina quando resolve a situação. Porque às vezes tem associação que tem uma posição, que mostra um documento, o associado, quer dizer, o aposentado ou pensionista não concorda e isso vai ficando para depois e ninguém vai ser penalizado. Ninguém vai ficar no prejuízo”, explica.

Até o momento, mais de 6 milhões de pessoas contestaram as cobranças indevidas, conforme balanço do governo federal. Entre os que fizeram, 4,7 milhões aderiram ao acordo e receberam os valores, totalizando R$ 3,2 bilhões em restituições.

Quem pode aderir ao acordo?
Beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade em até 15 dias úteis;
Quem recebeu resposta irregular da entidade, como assinaturas falsificadas ou gravações de áudio no lugar de comprovantes válidos;
Quem sofreu descontos entre março de 2020 e março de 2025;
Beneficiários com processo na Justiça, desde que ainda não tenham recebido os valores (nesse caso, é preciso desistir da ação para aderir ao acordo).

Como funciona o processo de adesão:
Conteste o desconto indevido pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 (das 7h às 22h) ou agências dos Correios;
Aguarde a resposta da entidade responsável pelo desconto – prazo de até 15 dias úteis;
Sem resposta? – o sistema irá liberar a adesão ao acordo de ressarcimento;
Após esses passos, basta aderir ao acordo por plataformas do Meu INSS ou presencialmente em agências dos Correios.

Após a adesão ao acordo, o ressarcimento é depositado diretamente na conta do benefício em até três dias úteis. Para indígenas, quilombolas e idosos com mais de 80 anos, o ressarcimento é feito automaticamente na folha de pagamento, sem necessidade de adesão.

Fraude financeira

Parreira está na UTI e respira com ajuda de aparelhos

Ex-técnico da seleção brasileira, de 83 anos, tem quadro de infecção pulmonar; tetracampeão foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin em 2023
Emanuelle Menezes / sbt
Carlos Alberto Parreira comandando a Seleção Brasileira em 2005 | Arquivo/CBF
O ex-técnico da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira, de 83 anos, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, com um quadro de infecção pulmonar.

De acordo com o boletim médico divulgado nesta quinta-feira (18), o comandante da conquista do tetracampeonato da Copa do Mundo, em 1994, respira com ajuda de aparelhos, mas tem estado de saúde considerado estável.

"O Hospital Samaritano Barra, da Rede Américas, informa que o ex-técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com um quadro de inflamação pulmonar e respira com auxílio de aparelhos. O paciente encontra-se estável, sem previsão de alta para o quarto", informou o hospital.

A família agradeceu as manifestações de apoio recebidas.

A informação da internação do ex-treinador foi confirmada pelo SBT News na quarta-feira (17), mas, até então, não havia informações sobre o estado de saúde dele.

Carlos Alberto Parreira em homenagem feita pelo Fluminense em 2024 | Divulgação/Fluminense F.C

Linfoma de Hodgkin
Parreira foi diagnosticado em 2023 com um linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, e realiza tratamento desde então.

Não estamos a perseguir ninguém...

Não estamos a perseguir ninguém...

Se a polícia divulga, a informação é pública e não temos obrigação de aguardar assessoria de partido ou político de A a Z  enviar notas de esclarecimentos.

Está esclarecido.

CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA: Adolescente de 12 anos fica gravemente ferido após explosão de bomba

Foto: reprodução
Um adolescente de 12 anos ficou gravemente ferido após uma bomba explodir em suas mãos na tarde desta quarta-feira (17), em Conceição do Coité, na região sisaleira do estado. Por Alinne Souza / blogdovalente

O caso aconteceu no povoado de Cansanção. Segundo informações da brigada voluntária Águia Resgate, o jovem brincava com outras crianças quando uma bomba foi lançada e ele teria sido incentivado a pegar o artefato.

O explosivo acabou detonando em suas mãos.

Com a explosão, o adolescente sofreu ferimentos graves na mão, no tórax e no rosto, sendo socorrido inicialmente pela equipe da Águia Resgate.

Posteriormente, a vítima foi transferida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o Hospital da Criança, em Feira de Santana.

Até o momento, não foram divulgadas novas informações sobre o estado de saúde do adolescente.

O caso serve de alerta para os riscos relacionados ao manuseio de artefatos explosivos, especialmente durante o período junino, quando o uso de bombas e fogos de artifício se torna mais frequente.

Ancelotti muda estratégia e esconde time do Brasil para enfrentar Haiti

Treinador testou novas formações durante os treinos e deve escalar nomes diferentes
Rodrigo Fernandes / bahia.ba/esporte
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Carlo Ancelotti deu indícios de que pretende retomar o esquema 4-2-4 para a partida contra o Haiti, nesta sexta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026.

Nas atividades realizadas na terça e na quarta-feira, no CT de Columbia Park, Ancelotti testou diferentes formações, mas manteve a estrutura tática que marcou a maior parte de seu trabalho à frente da Seleção Brasileira.

As mudanças mais prováveis são as entradas de Danilo na vaga de Ibañez e de Luiz Henrique no lugar de Lucas Paquetá. Apesar das movimentações nos treinamentos, o técnico italiano segue sem confirmar a equipe titular.

A comissão técnica também tem adotado cautela com Gabriel Magalhães e Raphinha. O zagueiro apresenta desgaste no adutor da coxa esquerda e realiza um controle de carga para evitar lesão. Já o atacante trata bolhas nos pés após a estreia diante do Marrocos.

Nos treinamentos, Léo Pereira e Martinelli chegaram a ser utilizados entre os titulares, mas a tendência é que Gabriel Magalhães e Raphinha sejam mantidos caso apresentem evolução física.

PF apreende 49 mil dólares em espécie em endereço ligado a Jaques Wagner

Foto: Divulgação
Um montante de US$49 mil em espécie, o equivalente a cerca de R$253 mil, foi encontrado em um endereço ligado ao senador Jaques Wagner (PT) em Brasília. O valor foi encontrado durante as buscas que aconteceram nesta quinta-feira (18), no âmbito da Operação Compliance. As informações são do Bahia Notícias

De acordo com as investigações da Polícia Federal, o petista teria recebido uma série de vantagens indevidas em troca de atuação política no Congresso Nacional, a exemplo de um apartamento em Salvador e R$ 3,5 milhões.

Segundo a operação, realizada a partir de uma decisão do ministro André Mendonça, foram identificados "elementos indicativos de recebimento de vantagem econômica indevidas pelo parlamentar, direta ou indiretamente, por intermédio de familiares, pessoas de confiança e estruturas societárias vinculadas ao grupo econômico investigado".

O ministro afirma que houve a verificação de indícios de atuação do parlamentar em temas de interesse do Banco Master. No âmbito da operação, também estão sendo cumpridas medidas cautelares como proibição de contato entre os investigados e suspensão de passaporte.

“Os fatos investigados podem caracterizar, em tese, os crimes de corrupção passiva, de corrupção ativa e de lavagem de dinheiro”, detalhou a nota da entidade.

Alunos idosos do EJA tiram a primeira foto escolar da vida

Rinaldo de Oliveira/snb
O sorriso dos alunos idosos do EJA João Alfredo (PE) ao tirar a primeira foto escolar da vida deles mostra a realização de um sonho adiado por décadas. - Fotos: Secr.Educ.João Alfredo

Sabe aquela fotografia de infância da escola? Esses alunos idosos do EJA nunca tiveram e realizaram agora o sonho de tirar a primeira foto escolar da vida deles. Pela primeira vez, esses alunos mais velhos posaram com sorriso no rosto para o clique que marca a virada da educação transformadora.

Os registros foram feitos em João Alfredo, no interior de Pernambuco, e mostram um momento simples, mas cheio de significado: a realização de um sonho adiado por muitos anos.

As imagens foram divulgadas pela prefeitura da cidade e rapidamente conquistaram a internet. Sentados nas carteiras da sala de aula, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aparecem felizes, orgulhosos e emocionados com a oportunidade de estudar.

Mais que uma simples foto
Para muitos deles foi mais do que uma simples foto escolar. Cada sorriso carrega histórias de luta, trabalho duro, dificuldades e sonhos interrompidos pela vida. Mas também mostra coragem para recomeçar e vontade de aprender em qualquer idade.

Além do aprendizado, a convivência em sala de aula também cria amizades, fortalece vínculos e ajuda a combater a solidão em muitas fases da vida.

Especialistas afirmam que estudar na terceira idade traz benefícios importantes para a memória, a saúde emocional e até para a qualidade de vida. Mais no sonoticiaboa

Ministério da Saúde amplia acesso a medicamento para pessoas vivendo com HIV ou aids

Atualização dos critérios fortalece o cuidado integral e facilita o acesso a terapias avançadas no SUS
Agência Gov | via Saúde
O Ministério da Saúde atualizou os critérios para solicitação e autorização do uso do medicamento fostensavir e com isso ampliou o acesso ao tratamento para pessoas vivendo com HIV e/ou aids que apresentam vírus multirresistente e necessitam de alternativas terapêuticas mais avançadas. A medida busca evitar que pessoas em situação de maior vulnerabilidade clínica precisem esgotar todas as alternativas terapêuticas antes de terem acesso ao medicamento, ampliando as chances de controle da infecção e de recuperação da resposta ao tratamento.

O fostensavir é indicado para adultos com infecção por HIV-1 multirresistente que apresentam falha virológica. Utilizado em conjunto com outros antirretrovirais, o medicamento integra as opções terapêuticas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para casos mais complexos, ampliando as possibilidades de controle da infecção e de recuperação da resposta ao tratamento.

Com a publicação da Nota Técnica nº 68/2026 , o Ministério da Saúde simplifica os critérios de indicação do medicamento, permitindo que mais pessoas possam se beneficiar dessa tecnologia.

Na prática, a avaliação para acesso ao fostensavir passa a ocorrer mais cedo na trajetória terapêutica de pessoas com HIV multirresistente. Entre as mudanças, foram ampliadas as possibilidades de solicitação para pacientes com histórico de uso de múltiplas classes de antirretrovirais, falha virológica confirmada e evidências de resistência a diferentes medicamentos já utilizados no tratamento. A atualização também permite que casos com forte suspeita clínica de multirresistência, mesmo quando não há histórico completo de exames de genotipagem disponível, possam ser avaliados para uso da terapia.

"Ao ampliar e qualificar o acesso ao fostensavir, fortalecemos nosso compromisso com a equidade e com a oferta das melhores opções terapêuticas disponíveis. É mais um passo para garantir cuidado de qualidade e melhores perspectivas de saúde para quem mais precisa", destacou coordenador-geral de Vigilância de HIV e Aids do Ministério da Saúde, Artur Kalichman.

Cuidado integral e resposta ampliada ao HIV
A ampliação do acesso ao fostensavir faz parte de uma estratégia mais ampla do Ministério da Saúde para fortalecer a prevenção, a vigilância e o cuidado integral das pessoas vivendo com HIV. O Brasil mantém uma das maiores políticas públicas de enfrentamento ao HIV do mundo, com acesso universal e gratuito ao diagnóstico, ao tratamento e ao acompanhamento clínico pelo SUS.

Porsche de R$ 800 mil cai em córrego após acidente na Avenida ACM, em Salvador

Segundo a Transalvador, ninguém ficou ferido
Foto: Reprodução/TV Bahia
Um Porsche avaliado em cerca de R$ 800 mil caiu dentro de um córrego na manhã desta quarta-feira (17), após o motorista perder o controle da direção na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), em Salvador. De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), ninguém ficou ferido.  Por: Metro1

O acidente ocorreu em um trecho da avenida no sentido Rio Vermelho. Apesar do impacto, o trânsito na região não sofreu alterações, conforme informou o órgão de trânsito.

Imagens registradas no local mostram marcas de pneus na área de grama que separa a pista do córrego, indicando que o veículo atravessou o canteiro antes de despencar. A profundidade do córrego é semelhante à altura do carro de luxo, que mede pouco mais de 1,6 metro.

Segundo a Transalvador, a retirada do veículo ficou sob responsabilidade do proprietário, que acionou um serviço particular de guincho para remover o automóvel.

As circunstâncias que fizeram o motorista perder o controle da direção não foram informadas. Também não há registro de outros veículos envolvidos no acidente.

Casal que viveu junto por mais de 40 anos morre no mesmo dia e emociona família no Rio de Janeiro

Uriel e Amélia passaram os últimos momentos de vida internados no mesmo quarto de hospital em Volta Redonda
© Reprodução / Instagram
Uma história de amor e companheirismo que atravessou mais de quatro décadas teve um desfecho emocionante em Volta Redonda. O casal Uriel Baptista e Amélia Souza Martins Baptista morreu no mesmo dia, no último domingo (14), após passar os últimos momentos de vida internado no mesmo quarto de um hospital.

Uriel morreu às 0h15. Cerca de dez horas depois, às 10h, Amélia também faleceu. Ambos tinham 88 anos e eram conhecidos pela família pela relação marcada por carinho, cumplicidade e uma convivência inseparável.

Segundo familiares, Uriel morreu em decorrência de insuficiência respiratória aguda, sepse urinária e senilidade. Já Amélia tinha diagnóstico de demência vascular avançada e faleceu em consequência de uma sepse urinária.

História de amor e companheirismo
Uriel deixa um filho, três netos e um bisneto. Um dos familiares, Enio Grant de Assis Baptista, destacou o vínculo construído pelo casal ao longo dos anos.

“Ela não era mãe do meu pai, mas eles já eram casados quando eu nasci. Para mim, sempre foi minha avó”, contou ao g1.

Segundo ele, Uriel e Amélia eram conhecidos entre os parentes pela dedicação um ao outro e pelo cuidado mútuo, construindo uma história de amor que perdurou por mais de 40 anos.

A morte dos dois no mesmo dia comoveu familiares e amigos, que viram no desfecho da história a continuidade de uma relação marcada pela parceria e pelo companheirismo até os últimos momentos de vida.

Receita Federal pagará lote especial de restituição automática do Imposto de Renda

Valores contemplam contribuintes que não precisaram declarar, mas tiveram imposto retido em 2024.
Agência Gov | via RFB
A Receita Federal informa que será pago, no dia 15 de julho de 2026, o lote especial de restituição automática do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), destinado a contribuintes que não entregaram declaração, mas tiveram imposto retido na fonte ao longo de 2024 (ano-calendário).

O crédito será realizado exclusivamente em conta vinculada à chave Pix do tipo CPF do contribuinte, e a consulta estará disponível a partir de 8 de julho no Meu Imposto de Renda (MIR).

Restituição automática (“cashback”):

A restituição automática, também chamada de “cashback”, refere-se a uma iniciativa piloto da Receita Federal para devolver valores de imposto já pagos por contribuintes que, embora tenham tido retenção, não atingiram os critérios de obrigatoriedade de entrega da declaração.

Nesses casos, a própria Receita Federal elabora uma declaração no modelo simplificado, com base nas informações disponíveis em seus sistemas. Essa declaração passa pelas etapas regulares de processamento e fica disponível ao contribuinte no ambiente Meu Imposto de Renda, no aplicativo ou no site da Receita Federal(gov.br/receitafederal). Mais na agenciagov

Entidades consideram insuficiente redução da taxa Selic

CNI, CUT e CBIC pedem continuidade do movimento
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil
A redução de 0,25% ponto percentual na taxa básica de juros da economia, a Selic, foi considerada insuficiente por entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Para as representações da indústria e dos trabalhadores, o corte nos juros é incapaz de reverter “o quadro de estagnação dos investimentos” e não atende “às necessidades urgentes do país e do povo brasileiro”.

A decisão de reduzir a Selic de 14,50% para 14,25% ao ano foi anunciada nesta quarta-feira (17) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Para a CNI, a redução não contribui para a reversão da asfixia financeira das empresas e das famílias.

“Enquanto os juros reais continuarem tão elevados, beneficiando diretamente o capital especulativo, o custo do crédito vai seguir inviabilizando os planos de produção e expansão da indústria. Da mesma forma, a medida se mostra ineficaz em aliviar o orçamento das famílias, das empresas e do próprio governo, que seguirão estrangulados pelo serviço da dívida, adiando a retomada do consumo e do investimento e a superação do fantasma da inadimplência”, disse o presidente da CNI, Ricardo Alban. Mais na agenciabrasil

Incêndio atinge área de Paraisópolis, na zona sul de SP

Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta quinta-feira (18); não há informações sobre vítimas
Naiara Ribeiro, Agência SBT
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (18). Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 5h26 na Rua do Símbolo, na Vila Andrade. A corporação diz que o fogo já foi controlado.

Cerca de 10 viaturas dos Bombeiros foram empenhadas para o combate ao incêndio.

Segundo a Defesa Civil, aproximadamente 50 famílias foram atingidas. Até o momento, não há informações sobre feridos.

Caso Master: PF mira Jaques Wagner e banqueiro em nova fase da operação Compliance Zero

Operação apura suspeitas de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro; são cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em três estados
Foto: Divulgação/Agência Senado
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga a participação de agentes públicos em um suposto esquema de irregularidades envolvendo instituições financeiras. A investigação aponta para um esquema bilionário de fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça ligado ao Banco Master. Por: Metro1 

Entre os alvos desta etapa estão o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Congresso, e o banqueiro Augusto Ferreira Lima, dono do Banco Pleno.

A operação também cumpre 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF). As ordens são executadas no Distrito Federal, em São Paulo e na Bahia.

Além disso, foram determinadas medidas cautelares, como proibição de contato entre investigados, suspensão de passaportes e monitoramento eletrônico.

Segundo a PF, os fatos sob apuração podem configurar crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Carro é destruído por incêndio, mas Bíblia é encontrada com páginas intactas no Paraná

Um carro foi completamente destruído após pegar fogo, mas uma Bíblia que estava dentro dele ficou com as folhas intactas. O caso aconteceu em Cornélio Procópio, no Norte do Paraná. 
Crédito da imagem: (Foto: Cedidas/ Marcio Faccioli/Reginaldo Tinti/Anuncifácil)
Um carro foi completamente destruído após pegar fogo, mas uma Bíblia que estava dentro dele ficou com as folhas intactas. O caso aconteceu em Cornélio Procópio, no Norte do Paraná. Fonte: G1

O dono do carro, Márcio Faccioli, de 43 anos, contou que a Bíblia ficava em cima do porta-luvas do veículo. Imagens feitas por ele mostram que a capa e as bordas dela ficaram queimadas. Mas, ao ser aberta, é possível ver que as folhas não foram comprometidas. Veja as imagens acima. Fonte: G1

"Eu dei conta na hora que eu removi o carro da garagem. Os irmãos da igreja também vieram me ajudar e viram que a Bíblia estava no mesmo lugar. Ela ficou preservada. Para mim foi uma situação muito emocionante. Impactou toda a comunidade aqui da minha cidade e a região. Foi coisa de Deus", contou ao g1.

Márcio contou que a situação aconteceu na manhã de segunda-feira (15). Ele lembra que tinha deixado o veículo ligado na garagem, enquanto foi à cozinha para tomar um café. Ao retornar, ele notou que havia chamas próximas à bateria do carro, que se alastravam rapidamente.

"Eu já tenho esse carro há uns dez anos. Todo dia de manhã eu pego ele, ligo e venho para a cozinha tomar um café rápido. Tenho essa prática com ele há vários anos e, dessa vez, não foi diferente. Só que, para minha surpresa, quando voltei para a garagem para pegar ele, já estava com o início de incêndio. Não deu para fazer muita coisa, foi muito rápido", contou.

Promessa de dinheiro fácil e Pix são meios mais usados por golpistas

Estudo da Agência Lupa mostra que golpes costumam ser recorrentes
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
© Marcello Casal Jr/Agência Brasi
Promessas de dinheiro fácil vindas de marcas conhecidas com pagamentos instantâneos via Pix se tornaram a combinação mais frequente usada pelos golpistas online do Brasil. É o que aponta a segunda edição do relatório A Jornada dos Golpes, divulgado nesta quarta-feira (17).

O estudo do Observatório Lupa, núcleo de pesquisa da Agência Lupa, tomou por base 115 conteúdos fraudulentos virais que circularam pelo país entre maio de 2024 e abril de 2026. Foi constatado que cerca de um terço dos golpes exigia pagamentos exclusivamente via Pix. Outros 71% dos golpes prometiam algum tipo de vantagem financeira e 74% exploravam a credibilidade de empresas ou personalidades conhecidas para dar às fraudes uma aparência de legitimidade.

A pesquisa identificou que boa parte dos golpes utiliza estratégias repetitivas que são, por essa razão, previsíveis. Entre as estratégias que reaparecem ao longo do ano com pequenas adaptações se incluem promoções falsas, indenizações inexistentes, vagas de emprego fraudulentas, benefícios sociais fictícios e brindes supostamente gratuitos. E sempre acompanhando datas sazonais e temas em evidência no noticiário.

A pesquisadora responsável pelo estudo, Beatriz Farrugia, indicou que os criminosos não precisam criar golpes completamente novos para continuar fazendo vítimas.

“Eles reutilizam estruturas que já funcionaram, adaptam a narrativa ao contexto do momento e se aproveitam da confiança que as pessoas depositam em marcas conhecidas, instituições e figuras públicas”.

Como isso torna as fraudes cada vez mais previsíveis, Beatriz afirmou que acaba abrindo espaço para ações preventivas mais eficazes.

Distorção
Para aumentar a taxa de sucesso das fraudes, os criminosos exploram especialmente contextos de vulnerabilidade econômica e a expectativa de obtenção de dinheiro fácil ou descontos significativos.

Os pesquisadores identificaram que uma das principais estratégias é a distorção de fatos reais. Em 66% dos golpes analisados, criminosos partiram de informações verdadeiras para construir narrativas enganosas.

Isso inclui manipulação de reportagens jornalísticas, comunicados oficiais, campanhas legítimas, decisões judiciais, programas governamentais e páginas institucionais, visando criar conteúdos que parecem autênticos à primeira vista. No período anterior, esse índice era de 55%.

Segundo Beatriz, o uso de elementos reais torna os golpes mais difíceis de serem identificados.

“Muitas vezes, a fraude não nasce de uma informação totalmente inventada, mas da adulteração de fatos verdadeiros, marcas reconhecidas ou notícias que já circulam na imprensa”.

De acordo com o relatório, mais de 15 empresas de varejo, bancos, marketplaces e plataformas digitais tiveram suas marcas utilizadas indevidamente por criminosos para conferir legitimidade às fraudes.

Entre as marcas mais exploradas, destaque para Mercado Livre e Nubank, com quatro ocorrências cada. Shopee, Serasa e Rede Globo aparecem também entre os nomes mais utilizados pelos golpistas.

Além de empresas, personalidades públicas, jornalistas, médicos e influenciadores foram frequentemente usados para dar veracidade às mensagens fraudulentas.

Redes sociais
A pesquisa evidencia que a maior parte das fraudes é iniciada em redes sociais abertas, como Facebook, Instagram e TikTok, migrando depois para ambientes mais privados, especialmente formulários online, onde ocorre a coleta de dados pessoais, e aplicativos de mensagens.

O WhatsApp apareceu em quase 65% dos golpes analisados entre maio de 2025 e abril de 2026, consolidando-se como o principal canal de circulação desse tipo de conteúdo no país.

Nesse ambiente, os pagamentos instantâneos tornaram-se uma ferramenta importante para os criminosos. As transferências por Pix costumam ser apresentadas como forma única de arcar com taxas supostamente necessárias para liberar benefícios, promoções, brindes ou indenizações inexistentes.

Responsabilidade

ITABUNA-BA: Prefeitura divulga lista final com mais de 200 profissionais aprovados para cobertura do Ita Pedro 2026

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), divulgou nesta quarta-feira, dia 17, o resultado final do credenciamento de imprensa para a cobertura da 5ª edição do Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil, que será realizada entre os dias 25 e 28 de junho de 2026.

Ao todo, mais de 200 profissionais de imprensa tiveram seus credenciamentos aprovados para atuar na cobertura oficial do evento, reforçando a dimensão do Ita Pedro e o interesse dos veículos de comunicação de Itabuna e da Bahia em acompanhar uma das maiores festas juninas do Brasil.

O processo foi conduzido conforme as regras estabelecidas no Edital nº 002/2026, seguindo critérios técnicos para a habilitação dos profissionais e veículos de comunicação interessados na cobertura oficial do evento.

Após análise da documentação apresentada pelos inscritos, foram deferidos os credenciamentos dos profissionais que atenderam integralmente aos requisitos previstos no edital. A relação completa dos credenciados está disponível no Diário Oficial do Município (click aqui)

Os candidatos que tiveram o pedido de credenciamento indeferido podem consultar, individualmente, em seu acesso ao sistema de credenciamento, os motivos que levaram ao indeferimento da solicitação.

A Secretaria de Comunicação Social ressalta que cada inscrição é analisada de forma individualizada, observando rigorosamente os critérios estabelecidos no edital, assim como as respectivas respostas e justificativas também são disponibilizadas de forma individual a cada candidato.

A entrega das credenciais dos profissionais e veículos de comunicação credenciados será realizada na sede da SECOM. A data e o horário para retirada serão divulgados por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Itabuna.

Brasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos

Pesquisa aponta maior risco para idosos e população vulnerável
Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Um estudo lançado nesta quarta-feira (17) estima que aproximadamente 120 mil mortes no Brasil entre 2000 e 2019 estiveram associadas às ondas de calor. Isso equivale a 0,6% da mortalidade total registrada no período, excluindo os óbitos por causas externas (acidentes e violências).

Também houve aumento do risco de internações por doenças respiratórias, renais e gastrointestinais durante períodos de temperaturas extremas.

O estudo Saúde e ondas de calor no Brasil: evidências sobre mortalidade, morbidade hospitalar e implicações para o SUS foi elaborado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A coordenação técnica dos projetos é do Ciência&Clima, cooperação técnica entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e do ProAdapta, parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil (MMA) e o Ministério Federal do Meio Ambiente, Ação Climática, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMUKN) da Alemanha.

Os dados abrangem 5.566 municípios brasileiros, quase a totalidade. Apenas quatro foram excluídos por incompatibilidades técnicas e administrativas, segundo os pesquisadores: Itaparica (BA), Madre de Deus (BA), Fernando de Noronha (PE) e Bombinhas (SC).

As análises indicam associação consistente entre a exposição ao calor extremo e o aumento da mortalidade, especialmente entre idosos, pessoas com doenças respiratórias, mulheres e indivíduos com menor escolaridade. Mais na agenciabrasil

Edição rural do Minha Casa, Minha Vida irá construir 300 casas em cidades do sul da Bahia

Divulgação
O Ministério das Cidades selecionou propostas para a construção de 300 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida Rural em municípios do sul da Bahia. Via Pimenta.blog

A Portaria nº 697 contemplou Itabuna, Itacaré, Camacã, Canavieiras, Belmonte e Itaju do Colônia. Cada um terá direito a 50 unidades habitacionais destinadas a famílias residentes em áreas rurais.

As propostas de Itabuna e Itacaré partiram do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS Litoral Sul). Já os projetos de Camacã, Canavieiras e Belmonte ficaram sob responsabilidade do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento.

Em Itaju do Colônia, a proposta é da Associação Indígena Hã-Hã-Hãe da Aldeia Baheta.

A versão rural do programa é voltada para agricultores familiares, trabalhadores do campo, comunidades tradicionais, assentados, quilombolas e povos indígenas. O objetivo é reduzir o déficit habitacional em áreas rurais e melhorar as condições de moradia de famílias de baixa renda.

A portaria também ampliou a meta nacional do programa para 50 mil unidades habitacionais rurais. A Bahia ficou com uma das maiores fatias da distribuição, somando 8.445 moradias aprovadas, o equivalente a quase 17% de todas as unidades previstas no país. A próxima etapa será a formalização dos contratos junto ao Governo Federal para viabilizar a construção das moradias.

SUDOESTE
A seleção do Minha Casa, Minha Vida Rural também alcançou municípios do sudoeste baiano. Entre eles estão Ibiassucê, com 16 unidades habitacionais, e Ibitiara, contemplada com 35 moradias. As propostas foram apresentadas por associações comunitárias, dentro da estratégia do programa de atender famílias residentes em áreas rurais e comunidades tradicionais.

Colômbia vence Uzbequistão com brilho de Luis Díaz e assume ponta no grupo de Portugal

Luis Díaz garantiu a vitória da Colômbia sobre o Uzbequistão   
 REUTERS/Eloisa Sanchez
A Colômbia estreou na Copa do Mundo com vitória por 3 a 1 sobre o Uzbequistão, nesta quarta-feira (17), no estádio Azteca, pelo Grupo K. O brilho foi de Luis Díaz, que deu a assistência para Muñoz abrir o placar e fez o segundo gol. Campaz matou o jogo, e Fazyullaev marcou o primeiro dos uzbeques na história do torneio.

O duelo que fechou a 1ª rodada da Copa colocou a Colômbia na liderança do Grupo K, após o empate de Portugal com a República Democrática do Congo. Os colombianos encaram os congoleses na próxima terça (23), às 23h (de Brasília), em Guadalajara.

O Uzbequistão se mostrou competitivo em sua estreia geral em Copas, sobretudo pelo bloqueio defensivo, mas pagou pela falha do goleiro Yusupov no lance decisivo. O próximo desafio é contra Portugal, também na terça (23), às 14h, em Houston.

O craque resolve
Já virou rotina nesta Copa do Mundo: o craque do time chama a responsabilidade e decide o jogo. Luis Díaz correspondeu às expectativas da Colômbia e comandou a vitória na estreia. Ele quase abriu o placar em um chute na trave, mas pouco depois deu grande assistência para Daniel Muñoz marcar.

Antes de Díaz brilhar, Jhon Arias era quem mais encontrava brechas na retranca uzbeque. Foi dele a primeira finalização da Colômbia e o passe para o chute na trave, em um primeiro tempo de imposição e paciência dos sul-americanos.

O ritmo caiu na segunda etapa, e uma falha do goleiro Camilo Vargas deu a Fazyullaev o primeiro gol da história do Uzbequistão em Copas. Logo na sequência, porém, o craque apareceu de novo: Puerta roubou a bola no meio-campo e serviu Luis Díaz, que contou com a colaboração de Yusupov para marcar.

Retranca de Cannavaro falha na hora H
Campeão mundial com a Itália e Bola de Ouro em 2006, Fabio Cannavaro montou um ferrolho para a estreia do Uzbequistão em Copas. A seleção asiática teve 28% de posse de bola e quase não atacou em um primeiro tempo de resistência à pressão colombiana.

O setor liderado por Abdukodir Khusanov, do Manchester City, aguentou até onde deu. A pressão nem foi grande no segundo tempo, mas a falha de Yusupov comprometeu os uzbeques em seu melhor momento. A seleção já estava na base do desespero quando Campaz fechou o placar nos acréscimos. Flashscore Notícias / Guilherme Bianchini