> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Bancos poderão descontar dinheiro da conta automaticamente com chegada do Pix Pensão

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, em 10 de junho, o projeto de lei “Pix Pensão”. Proposto pela deputada federal Tabata Amaral, o objetivo é implementar a transferência automática de pensões alimentícias por meio do sistema Pix. Por Alan da Silva*diariodocomercio

Com isso, é esperado que a agilidade nos repasses minimize atrasos e reduza o número de ações judiciais relacionadas à inadimplência de pagamentos de pensão alimentícia.

O projeto, que arrecadou suporte significativo no Senado, agora aguarda votação no plenário. A aprovação do requerimento de urgência em sua tramitação e o parecer na CCJ reforçam a modernização do sistema de pagamentos de pensões.

O “Pix Pensão” busca ser uma resposta direta às dificuldades enfrentadas por muitos brasileiros devido à burocracia e aos atrasos frequentes na obtenção desses recursos essenciais.
Implementação e implicações do “Pix Pensão”

A operacionalização do novo sistema é direta: uma vez aprovada a lei, beneficiários podem solicitar a transferência automática da pensão em qualquer fase do processo judicial.

Isso visa garantir regularidade no recebimento dos valores, independentemente do emprego formal ou vínculo do devedor. No entanto, a proposta não define claramente o papel das instituições financeiras.

Argentina bate Argélia com hat-trick de Messi e espanta maldição em estreias

Lionel Messi fez três gols na estreia da Argentina na Copa do Mundo 
Jay Biggerstaff/Imagn Images via Reuters
A Argentina venceu a Argélia por 3 a 0 nesta terça-feira (16), em Kansas City, pela 1ª rodada do Grupo J da Copa do Mundo. Atual campeã, a seleção argentina não teve uma atuação coletiva espetacular, mas começou com vitória graças ao imensurável talento de Lionel Messi. O gênio definiu a partida com três gols e igualou Miroslav Klose como maior artilheiro dos Mundiais. Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo

O resultado no primeiro jogo quebra uma maldição do futebol argentino. Essa foi a primeira vez que a Argentina venceu uma estreia de Copa do Mundo como atual campeã. Nas outras duas vezes que esteve nesta condição, a Albiceleste foi derrotada. Em 1982, perdeu por 1 a 0 para a Bélgica na Espanha; já em 1990, na Itália, foi superada por Camarões também pelo placar mínimo.

A Argentina também largou na frente no Grupo J da Copa do Mundo e já pensa na classificação. Um empate na próxima rodada, diante da Áustria, já deve garantir os atuais campeões na próxima fase. Caso avance em primeiro, os argentinos enfrentarão o vice-líder do Grupo H, formado por Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai.

A Argélia voltou aos Mundiais após 12 anos e conheceu sua 2ª derrota para seleções sul-americanas na história. A primeira foi para o Brasil, em 1986, no México. Essa foi a 8ª derrota em 14 jogos dos argelinos em Mundiais. O objetivo do país do norte da África é passar de fase, algo que só conseguiu em uma das quatro participações anteriores.

Lionel Messi faz história
A noite em Kansas City não escondeu que seria de Lionel Messi desde o início. A atração suprema do jogo balançou a rede rapidamente, logo nos primeiros minutos, mas viu o lance ser anulado por impedimento. Em seguida, a Argélia também marcou com Fares Chaibi, porém, o gol também foi invalidado por posição irregular.

Após o começo animado, Lionel Messi apareceu para colocar a Argentina à frente com um golaço. Depois de receber um passe quebra linhas de Rodrigo De Paul, o camisa 10 soltou sua canhota de fora da área e viu o goleiro Luca Zidane contribuir para o 1 a 0. A vantagem no placar relaxou os argentinos, que administraram a vantagem mínima até o fim do primeiro tempo.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Sánchez diz que não aceitará resultado de eleição no Peru

Partido de candidato esquerdista alega que processo eleitoral não apresenta o nível de transparência necessário para refletir a escolha do eleitorado
Sofia Pilagallo/sbt
Keiko Fujimori e Roberto Sánchez, candidatos à presidência do Peru | Fotos: Reuters/Reuters
O Juntos por el Perú (Juntos pelo Peru), partido do candidato esquerdista Roberto Sánchez, afirmou que não reconhecerá o resultado final das eleições presidenciais do Peru. A legenda alega que o processo eleitoral não apresenta o nível de transparência necessário para refletir a escolha do eleitorado.

Com mais de de 99% das urnas apuradas, Sánchez aparece atrás da adversária, Keiko Fujimori, alinhada à extrema direita. A diferença entre os dois é de aproximadamente 35 mil votos, o equivalente a cerca de 0,2 ponto percentual. Apesar do estágio avançado da contagem, as autoridades eleitorais ainda não proclamaram oficialmente o vencedor da disputa.

Diante desse cenário, o partido convocou uma manifestação para a próxima quarta-feira (17), em Lima, além de novos atos ao longo da semana em diferentes localidades. Já no último sábado (13), coletivos, sindicatos e apoiadores do candidato de esquerda se reuniram na Praça San Martín, no centro da capital, e seguiram em marcha até a sede do Jurado Nacional de Eleições (JNE).

Um dia antes, na sexta-feira (12), Sánchez usou as redes sociais para defender a revisão das atas eleitorais. O candidato pediu a recontagem de todos os documentos que possam ser analisados dentro dos limites previstos pela legislação, argumentando que a pequena margem que o separa de Keiko justificava uma nova verificação dos registros.

Sánchez também fez um apelo público à adversária para que apoiasse o processo de revisão e recontagem dos votos. O vice da chapa de Keiko, Luis Galarreta, rejeitou a proposta logo após o convite. Dois dias depois, a própria candidata se manifestou e ressaltou que não apoiaria uma recontagem total dos votos.

Durante a apuração do segundo turno presidencial, o JEE informou que 1.595 atas eleitorais estavam sob análise por possíveis inconsistências. O número representa cerca de 1,7% das aproximadamente 92,7 mil atas registradas no processo eleitoral peruano. Novas atas poderão ser submetidas à recontagem caso o JNE considere necessário.

Embora o volume de atas questionadas seja pequeno em relação ao total do sistema eleitoral peruano, seu impacto pode ser relevante em uma disputa tão apertada. A expectativa é que o resultado oficial seja conhecido apenas em meados de julho, após a análise de recursos, contestações e eventuais recontagens apresentadas pelas campanhas.

A legislação peruana prevê a recontagem de votos em diferentes situações. Entre elas estão os casos em que o número de cédulas não coincide com o total de eleitores registrados na mesa; quando há divergências entre os votos registrados na ata e os encontrados na urna; ou quando impugnações apresentadas por partidos são aceitas pelas autoridades eleitorais.

Lentidão
A lentidão na divulgação dos resultados é uma característica recorrente das eleições peruanas. Diferentemente do Brasil, que utiliza urnas eletrônicas, o Peru adota cédulas de papel. Após o fim da votação, os votos são contados manualmente pelas mesas eleitorais, que também preenchem as atas antes do envio dos documentos para processamento pela ONPE.

Pai mata terapeuta da fala após encontrar filho sem roupas durante atendimento

Jovem de 24 anos confessou o crime
Joana Mendes/Jornalista
Polícia Nacional de Espanha*FOTO: Direitos Reservados
Um homem matou à facada o terapeuta da fala do filho menor por suspeitar que o profissional tinha abusado sexualmente da criança, em Espanha.

O crime aconteceu esta segunda-feira numa clínica no bairro de Marxalenes, em Valência, quando o suspeito, de 24 anos, entrou no consultório e se apercebeu que o terapeuta estava com as calças baixas e o filho não tinha fralda. Segundo o La Voz de Galicia, o jovem exigiu imediatamente que lhe fossem mostradas as imagens de vigilância e de seguida agrediu ao soco o terapeuta e esfaqueou-o no pescoço. A vítima não sobreviveu.

De acordo com a mesma fonte, o suspeito entregou-se com as mãos ensaguentadas numa divisão da Polícia Nacional e confessou ter assassinado o terapeuta da fala. As autoridades deslocaram-se até à clínica onde havia sido cometido o crime e encontraram o corpo da vítima. Via cmjornal.pt

PL dos Garis trava no Senado e categoria confirma greve nacional em junho

Divulgação
O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (SindilimpBA) confirmou a adesão à Greve Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Limpeza Urbana, marcada para o próximo dia 22 de junho. Segundo a entidade, a mobilização tem como principal objetivo pressionar o Senado Federal a pautar o Projeto de Lei 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas.

Em nota pública, o sindicato afirma que a paralisação não tem relação com prefeituras ou disputas partidárias, mas busca acelerar a tramitação da proposta, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado. De acordo com o SindilimpBA, o projeto conta com o apoio de 60 senadores que assinaram o requerimento de urgência, mas ainda não foi incluído na pauta de votações.

A entidade considera que a demora mantém milhares de trabalhadores sem o reconhecimento legal da profissão e sem garantias trabalhistas específicas. O PL dos Garis e Margaridas regulamenta a atividade dos trabalhadores da limpeza urbana, incluindo garis e margaridas que atuam em serviços de varrição, coleta e destinação de resíduos.

Entre as medidas previstas estão:
1. Piso salarial nacional de R$ 3.036,00 mensais, mais que o dobro do piso atual em Salvador, fixado em R$ 1.693,78 por convenção coletiva para jornada de 44 horas semanais.

2. Adicional de insalubridade em grau máximo, 40% do salário-base, conforme Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho, sem incidir sobre gratificações ou prêmios.

3. Aposentadoria especial para trabalhadores expostos a condições que prejudiquem a saúde ou a integridade física.

4. Vale-alimentação, cesta básica mensal e plano de saúde, a serem definidos em convenção coletiva, sem integrar a remuneração nem gerar encargos trabalhistas.

5. Normas obrigatórias de segurança e medicina do trabalho, incluindo regras do Código de Trânsito Brasileiro para transporte dos trabalhadores em veículos de coleta.

Ainda segundo o sindicato, a paralisação nacional é uma forma de cobrar que o Senado avance com a votação da matéria, atualmente à espera de inclusão na pauta da Casa.

Servidor da Saúde é afastado após acessar jogo do 'Tigrinho' durante o expediente

Foto: Reprodução/Metrópoles
Um agente de fiscalização sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara, em Mato Grosso, foi afastado das funções por 60 dias após a abertura de um processo administrativo que apura o suposto uso de computador da prefeitura para acessar plataformas de apostas online durante o expediente. As informações são do Metrópoles.

De acordo com a administração municipal, uma análise técnica identificou acessos frequentes a sites de apostas, comércio eletrônico e outros conteúdos considerados incompatíveis com as atividades exercidas pelo servidor. O funcionário, identificado apenas pelas iniciais T.C.S., também é alvo de outra investigação iniciada em 2025. 

Segundo a portaria, o novo procedimento apura ainda acessos recorrentes a plataformas de apostas esportivas e a instalação de um jogo de tiro em equipamento pertencente ao poder público. Apesar do afastamento, o servidor continuará recebendo salário durante o período de investigação. Ao final da apuração, a comissão responsável deverá indicar se houve infração funcional e quais medidas poderão ser adotadas.

Noruega vence o Iraque por 4 a 1 na estreia, com show de Haaland

Atacante marcou duas vezes na vitória por 4 a 1, em Boston, e comandou o triunfo norueguês na estreia das equipes pela Copa do Mundo
Foto: Divulgação/Fifa
A Noruega venceu o Iraque por 4 a 1 nesta terça-feira (16), em Boston, e estreou com o pé direito na Copa do Mundo de 2026. Por: Metro1 

Pela primeira rodada do Grupo I, a seleção norueguesa contou com dois gols de Erling Haaland para garantir os três pontos e assumir a liderança da chave. Já os iraquianos começam a competição sem pontuar e aparecem na terceira colocação.

O próximo compromisso do Iraque será contra a França, no dia 22 de julho, às 18h (de Brasília), na Filadélfia. No mesmo dia, a Noruega enfrenta o Senegal, às 21h (de Brasília), em Nova Jersey.

FGTS inativo em 2026: Veja como consultar o saldo e sacar o benefício

FGTS inativo pode render mais do que a poupança em alguns períodos, graças à distribuição anual dos lucros do fundo aos trabalhadores com saldo nas contas/Foto: Divulgação
Trabalhadores podem verificar valores disponíveis pelo aplicativo e solicitar o saque do FGTS inativo em 2026

O FGTS inativo é o saldo existente em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vinculadas a empregos encerrados. Quando o trabalhador deixa uma empresa, a conta referente ao contrato de trabalho deixa de receber depósitos mensais e passa a ser considerada inativa.

Apesar de não receber novos depósitos, o dinheiro continua pertencendo ao trabalhador, rendendo conforme as regras do fundo e podendo ser sacado em situações previstas pela legislação. Recentemente o Governo Federal liberou R$7 bilhões para cerca de 10 milhões de trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário.

Quem pode sacar o FGTS inativo em 2026?
O saque do FGTS inativo não é liberado automaticamente para todos os trabalhadores. Em 2026, a retirada dos recursos depende do enquadramento em uma das modalidades autorizadas por lei.

Entre as principais situações que permitem o saque estão:
Demissão sem justa causa;
Aposentadoria;
Compra da casa própria;
Doenças graves previstas em lei;
Saque-aniversário, para quem aderiu à modalidade;
Permanência de três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, conforme as regras vigentes;
Falecimento do trabalhador, quando os valores podem ser retirados por dependentes ou herdeiros legais.

Antes de solicitar o saque, é importante verificar se a situação se enquadra nas condições estabelecidas pela Caixa Econômica Federal. Mais no aratuon

Beneficiários do INSS podem contestar descontos indevidos até dia 20 de junho

Contestação pode ser feita pelo Meu INSS ou nos Correios; etapa é obrigatória para adesão do acordo administrativo de ressarcimento
Agência Gov | via MTE
O prazo para que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contestem descontos associativos não autorizados em seus benefícios termina nesta semana. A contestação pode ser feita até o dia 20 de junho e é obrigatória para aderir ao acordo de ressarcimento oferecido pelo Governo do Brasil. Até agora, mais de R$3,2 bilhões foram devolvidos a 4,7 milhões de beneficiários em todo o Brasil.

Depois que a contestação for aprovada, os beneficiários poderão aderir ao acordo para receber administrativamente os valores descontados. Ao fechar o acordo, os segurados recebem na conta os valores corrigidos em até três dias úteis.

Mesmo após o término do prazo de contestação, ainda será possível aderir ao acordo de ressarcimento. Quem perder o prazo para contestar, não poderá aderir ao acordo.

Para ter direito à devolução de valores descontados entre março de 2020 e março de 2025, o segurado deve:
Verificar sua situação: confirmar se houveram descontos indevidos pelo aplicativo ou site Meu INSS; pela Central 135 ou nas Agências dos Correios.
Contestar o desconto: informar ao INSS sobre a cobrança não autorizada pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou nas agências dos Correios.
Aguardar a análise: a entidade associativa tem até 15 dias úteis para se manifestar.
Aderir ao acordo: se a entidade não responder ou apresentar documentação irregular (como assinatura falsa), o sistema libera a opção de adesão para o recebimento do valor. A adesão ao acordo de ressarcimento pode ser feita somente pelo Meu INSS ou nos Correios.

Para indígenas, quilombolas e idosos com mais de 80 anos, o ressarcimento é feito de forma automática na folha de pagamento, sem necessidade de adesão manual.

Atenção contra golpesO INSS não envia links ou SMS solicitando dados pessoais;
O Instituto não cobra taxas nem utiliza intermediários para o ressarcimento;
Toda a comunicação oficial ocorre apenas pelo Meu INSS, site gov.br/inss , Central 135 e Correios. Texto: Beatriz Laviola, sob supervisão de Maria Tereza Castro (Ascom/INSS)

Banco responde por golpe por permitir conta corrente com documento falso

Banco foi condenado porque permitiu abertura de conta corrente com documentos falsos, o que viabilizou golpe na venda de dois imóveis
Freepik
A abertura de conta corrente com documento falso e a manutenção com movimentações suspeitas, sem atuação preventiva do banco, configuram falha do serviço a ensejar responsabilidade da instituição financeira.

Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça condenou um banco a indenizar uma pessoa que sofreu um golpe no valor de R$ 4,8 milhões, na tentativa de compra de dois imóveis.

Os golpistas se passaram pela verdadeira dona dos imóveis e, com documentos falsos, abriram uma conta corrente no nome dela no banco, onde receberam os valores e aplicaram o golpe.

O banco não participou da transação entre vítima e criminosos, mas permitiu que ela fosse concluída por meio da conta aberta com os documentos falsificados. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal, no entanto, afastou qualquer responsabilização.

Entendeu que não há nexo de causalidade entre os danos e a conduta descuidada da instituição financeira, pois a causa determinante foi o próprio estelionato praticado por terceiros no contexto da compra e venda do imóvel.

Conta corrente falsa
A 3ª Turma do STJ reformou essa conclusão, reconheceu a responsabilidade do banco e condenou-o a indenizar a totalidade dos danos sofridos pela vítima do golpe.

Essa posição foi construída em voto do ministro Moura Ribeiro, que foi encampado pelo relator, ministro Humberto Martins. Para eles, a abertura da conta forjada é fortuito interno, suficiente para atrair a responsabilidade do banco.

O ministro Moura Ribeiro destacou que os riscos da atividade correm por conta do fornecedor de serviços. Se o dano ocorreu dentro de sua esfera de risco, ele pode ser chamado a responder, independentemente de culpa. Mais na conjur

Vorcaro tentou acionar diretor da PF e PGR antes de prisão

Ex-banqueiro teria pedido a interlocutor para falar com Andrei Rodrigues e Paulo Gonet para evitar "alguma sacanagem" dias antes de ser preso em operação
Valentina Moreira, José Matheus Santos/sbt
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master | Reprodução
Uma petição divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (16) revela que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, antes de ser preso pela primeira vez em novembro de 2025, teria orientado um interlocutor a acionar os atuais chefes da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e da Procuradoria-Geral da República, Paulo Gonet.

Segundo as investigações, o objetivo era impedir o que Vorcaro definiu como "alguma sacanagem" da PF e do MPF.

No texto, a PF afirma que: "Daniel Bueno Vorcaro também afirmou ser importante que o interlocutor reforçasse, junto a Andrei (provavelmente Andrei Augusto Passos Rodrigues, Diretor-Geral da Polícia Federal) e Paulo (provavelmente Paulo Gustavo Gonet Branco, Procurador-Geral da República), a necessidade de impedir que subordinados, dentro das estruturas hierárquicas da PF e do MPF, praticassem "alguma sacanagem", pois, segundo ele, "aí vai tudo pro saco". O conteúdo da conversa estaria no bloco de notas do ex-banqueiro. O interlocutor não foi revelado no documento.

A manifestação teria antecedido a deflagração da Operação Compliance Zero. Consta nos documentos que o ex-banqueiro teve acesso privilegiado ao conteúdo da investigação. Dois dias antes de sua prisão, Vorcaro já havia tido conhecimento da Notícia de Fato do MPF que originou o caso, bem como da identidade do juiz e da vara em que tramitava o pedido de medidas cautelares contra ele.

Compras internacionais abaixo de US$ 50 voltarão a ser taxadas em 2027 com reforma tributária

Tributação será retomada por meio da CBS, prevista na reforma tributária; alíquota ainda será definida pelo Senado
Por Ana Almeidablogdovalente
Imagem: reprodução/ Revista Cariri
As compras internacionais de até US$ 50 devem voltar a ser tributadas a partir de 2027 com a entrada em vigor da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), prevista na reforma tributária. A nova cobrança substituirá o atual modelo de tributação sobre importações de pequeno valor.

A chamada “taxa das blusinhas”, criada em 2024 com alíquota de 20% sobre compras internacionais abaixo de US$ 50, foi suspensa em maio deste ano. Com a implementação da CBS, no entanto, a tributação dessas operações deverá ser retomada.

A CBS já está em fase de testes em 2025 e deve entrar em vigor efetivamente em 2027. A alíquota ainda não foi definida e será estabelecida pelo Senado Federal até o fim deste ano.

Especialistas estimam que a taxa fique em torno de 9,5%, embora o percentual oficial ainda dependa de regulamentação. A medida faz parte das mudanças promovidas pela reforma tributária, que busca simplificar o sistema de impostos sobre o consumo no país.

Ozempic ajuda a diminuir dependência em drogas, revela estudo

Lorena Fassina / SNB
O Ozempic ajuda contra a dependência de drogas porque age na área de recompensa do cérebro e diminui a “fissura” diz o estudo.- Foto: divulgação

Ozempic contra dependência em drogas? Um novo estudo mostra que o medicamento, que ficou conhecido pelo tratamento do diabetes e da obesidade, pode estar associado a uma menor ocorrência de problemas relacionados ao uso de álcool, nicotina e outras substâncias. É que ele diminui a vontade de usar essas drogas.

Os pesquisadores perceberam que esses da classe dos GLP-1, como o Ozempic, também podem atuar em áreas do cérebro ligadas à recompensa, motivação e desejo intenso por determinadas substâncias.

Pesquisa analisou 600 mil pessoas nos Estados Unidos com diagnóstico de diabetes tipo 2 e o resultado do estudo foi publicado na revista científica The BMJ.

Como fizeram o estudo
Os pesquisadores compararam pessoas que utilizavam medicamentos da classe GLP-1 com outros grupos e observaram uma relação entre o uso desses remédios e uma menor ocorrência de transtornos relacionados ao uso de substâncias.

Os resultados fizeram uma associação com menores registros relacionados ao uso problemático de álcool, nicotina, opioides e cocaína, além de menos atendimentos de emergência e internações ligados a essas situações.

Segundo os cientistas, uma possível explicação está no funcionamento do cérebro.

Como funcionam esses remédios?
Os medicamentos GLP-1 atuam em regiões relacionadas ao apetite e à sensação de recompensa.

Essas mesmas áreas também participam dos mecanismos envolvidos na compulsão e na busca por determinadas substâncias.

A hipótese é que o remédio possa diminuir a intensidade desses desejos, algo que alguns pesquisadores descrevem como uma redução da “fissura”.

Estudos com álcool também mostram resultados
Além das análises com grandes bancos de dados, pesquisas clínicas começaram a investigar o efeito da semaglutida, princípio ativo do Ozempic e medicamentos semelhantes, em pessoas com transtorno por uso de álcool. Mais no sonoticiaboa

União discute demolição da Ponte do Esqueleto após morte de jovem em salto radical

Governos acertam ações para impedir acesso à estrutura
Foto: Reprodução
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), discute a eventual remoção da ponte do Esqueleto, localizada na divisa entre os municípios de Limeira e Cordeirópolis, em São Paulo, com os governos locais. Por: Agência Brasil 

O posicionamento ocorre após a jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, morrer no local, na manhã do último sábado (13). A jovem moradora de Jandira (SP) foi erguida por instrutores de uma empresa privada e arremessada da ponte, sem estar presa às cordas do equipamento de segurança, de uma altura de cerca de 40 metros.

O salto seria na modalidade rope jump​​, quando um praticante salta no vazio a partir de locais muito altos. Em nota à imprensa, a SPU reafirmou que a transferência da propriedade da ponte para o Patrimônio da União foi oficializada em maio deste ano e que nunca autorizou nenhuma atividade no local.

Reunião
Nesta segunda-feira (15), os representantes da Secretaria do Patrimônio da União e a Advocacia Geral da União (AGU) estiveram no interior paulista e se reuniram com a prefeita de Cordeirópolis, Cristina Saad, e com o prefeito de Limeira, Murilo Felix (Podemos), e suas equipes.

Em discurso no G-7, Lula faz críticas veladas a Trump ao citar protecionismo e soberania nacional

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas veladas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (16), durante seu discurso na reunião ampliada do G-7 em Évian-les-Bains, nos Alpes Franceses.

Sem citar diretamente o governo americano, Lula criticou as medidas protecionistas adotadas por países ricos e defendeu que o combate internacional ao crime organizado deve obrigatoriamente respeitar a soberania nacional de cada país. As declarações foram registradas pela imprensa. O Estadão confirmou o tom do discurso.

"O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e a crise política que hoje assolam as democracias. Agora, o protecionismo e o unilateralismo ressurgem como respostas falaciosas para a complexidade dos nossos problemas", relata o presidente brasileiro.

As declarações de Lula ocorrem em um momento de forte tensão diplomática, motivada pelo anúncio recente de tarifas alfandegárias impostas pelo governo Trump a produtos brasileiros, além da classificação das facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como grupos terroristas pelo Departamento de Estado dos EUA. Via BN

PORTO SEGURO-BA: Prefeitura adia para agosto a cobrança de taxa ambiental para veículos de fora da cidade

Foto: Reprodução
A Prefeitura de Porto Seguro decidiu adiar para agosto a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para veículos com placas de fora do município. A medida, que começaria a valer em 15 de junho, teve a implantação postergada para permitir ajustes no sistema de cobrança, ampliação das regras de isenção e realização de uma campanha de orientação para moradores e turistas.  Por Giro Ipiaú 

A taxa será aplicada a veículos que permanecerem na cidade por mais de seis horas e abrangerá todo o território municipal, incluindo destinos turísticos como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. A cobrança será feita por meio de câmeras de videomonitoramento instaladas nos acessos ao município, que identificarão automaticamente as placas dos veículos.

Segundo a prefeitura, os recursos arrecadados serão destinados à preservação ambiental, manutenção da infraestrutura urbana e conservação das estradas e do patrimônio natural da região. Os valores variam conforme o tipo de veículo, com cobrança diária para automóveis, motocicletas, vans, ônibus e caminhões.

França vence Senegal e supera estreia difícil na Copa

Com brilho de Mbappé
Flashscore Notícias / Mateus Figueiredo
Mbappé marcou dois na vitória francesa*Dylan Martinez/Reuters
A França venceu Senegal por 3 a 1 nesta terça-feira (16), em Nova York, pela 1ª rodada do Grupo I da Copa do Mundo. Uma das favoritas ao título mundial, a seleção francesa teve uma estreia muito difícil, mas ainda assim arrancou a vitória no segundo tempo. Os gols do triunfo foram marcados no segundo tempo, através de Kylian Mbappé (duas vezes) e Bradley Barcola.

O triunfo ampliou uma sequência de vitórias em estreias da França em Mundiais. A última vez que os franceses não venceram no início de uma Copa do Mundo foi em 2010 - empate em 0 a 0 com o Uruguai. A vitória é também uma vingança dos Bleus para a derrota sofrida para os senegaleses na abertura do Mundial de 2002. Na ocasião, os africanos iniciaram a derrocada do badalado time comandado por Zinedine Zidane.

Senegal teve uma grande atuação, mas não conseguiu cororar o desempenho com um empate contra a França. Em uma possível disputa com a Noruega por classificação direta, os africanos seguem zerados, enquanto os nórdicos devem vencer o Iraque e ainda podem pontuar contra os franceses. O sonho dos senegaleses é ao menos repetir a histórica campanha de 24 anos atrás, quando foram até as quartas de final.

Os dois times voltam a atuar na próxima segunda-feira (22), pela 2ª rodada do Grupo I da Copa do Mundo. A França enfrenta o Iraque, às 18h (horário de Brasília), na Filadélfia. O Senegal duela com a Noruega, às 21h, em Nova York.

Candidaturas femininas crescem, mas número de eleitas continua baixo

Dados apontam avanço lento na ocupação de cadeiras legislativas
Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil
© Leticia de Maceno/Instituto Marielle Franco
O número de mulheres que disputam vagas para a Câmara dos Deputados cresceu quase dez vezes entre 1998 e 2022, mas não houve avanço proporcional na ocupação de cadeiras no Legislativo. O total de candidatas à Câmara saltou de 358, em 1998, para 3.668, em 2022, um aumento de aproximadamente 925%. No mesmo período, o número de deputadas federais eleitas passou de 29 para 90, alta de 210%.

Os dados estão no Portal da Classe Política, lançado nesta terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Representação e Legitimidade Democrática (INCT-ReDem), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Nas eleições de 2022, as mulheres conquistaram 17,5% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 17,8% das vagas nas assembleias estaduais, os maiores percentuais da série histórica analisada, mas ainda abaixo de um quinto da representação parlamentar total. Mais na agenciabrasil

Governo decide retirar urgência de PL que põe fim à escala 6 X 1

Projeto enviado pelo Executivo trava votações na Câmara e tem conteúdo semelhante à PEC aprovada pelos deputados em maio.
Por Lala Freitasblogdovalente
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que deverá retirar o regime de urgência constitucional do projeto de lei que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e estabelece a adoção da escala 5×2. A medida deve destravar a pauta da Câmara dos Deputados, que está paralisada devido ao vencimento do prazo de apreciação da proposta.

O texto estava previsto para ser analisado pelos parlamentares nesta terça-feira (16), mas a retirada da urgência atende a um pedido feito anteriormente pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, que buscava liberar a tramitação de outras matérias consideradas prioritárias pela Casa.

A proposta encaminhada pelo Executivo possui conteúdo semelhante ao da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pela Câmara em 27 de maio. Relator das duas iniciativas, o deputado federal Leo Prates informou que pretende promover ajustes no texto para evitar impactos sobre os salários dos trabalhadores e custos adicionais para os empregadores, embora ainda não tenha detalhado quais mudanças serão realizadas.

Tanto o Palácio do Planalto quanto a presidência da Câmara orientaram suas bases a seguirem os mesmos parâmetros já aprovados na PEC. Na prática, as propostas mantêm os salários atuais e reduzem gradualmente a carga horária semanal.

Pelo cronograma previsto, a jornada passaria de 44 para 42 horas semanais sessenta dias após a promulgação da medida. A redução para 40 horas ocorreria ao final de um período de transição de 14 meses.

O projeto foi enviado ao Congresso com regime de urgência constitucional, mecanismo que obriga a Câmara a analisar a matéria dentro de um prazo determinado. Como o período expirou em 30 de abril sem votação, a proposta passou a impedir a apreciação de outros projetos em sessões ordinárias.

Anvisa libera detergentes e desinfetantes da Ypê fabricados a partir de março

Lava-roupas feitos antes de 1º de abril continuam suspensos pelo órgão regulador
Foto: Divulgação
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revogou, nesta segunda-feira (15), a suspensão de venda, distribuição e uso de detergentes e desinfetantes da Ypê, nos lotes com número final 1 fabricados a partir de 1º de março. Já os lava-roupas líquidos dos mesmos lotes permanecem suspensos.

A decisão atualiza as restrições impostas à Química Amparo, fabricante da Ypê, após a agência identificar falhas no controle de qualidade da fábrica de Amparo (SP). No mês passado, a agência já havia liberado lotes suspensos feitos a partir de 1º de abril.

Segundo a Anvisa, os produtos mais recentes foram liberados porque a empresa apresentou laudos com resultados satisfatórios e passou por inspeções realizadas em conjunto com autoridades sanitárias estaduais e municipais.

Com a nova resolução, permanecem suspensos os detergentes e desinfetantes de lotes terminados em 1 fabricados até 28 de fevereiro. No caso dos lava-roupas líquidos, a restrição continua valendo para todos os lotes com final 1 produzidos antes de 1º de abril.

A Anvisa afirmou que a mudança ocorreu após inspeção realizada no fim de maio por técnicos do órgão, do governo de São Paulo e da Vigilância Sanitária de Amparo, além da análise de documentos e laudos apresentados pela empresa no início de junho.

Justiça anula empréstimos consignados feitos em caixas eletrônicos por pessoas analfabetas

STJ decidiu que uso de senha bancária não substitui exigências legais para contratação de crédito por consumidores vulneráveis
Por Ana Almeida / blogdovalente
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu anular contratos de empréstimo consignado firmados por pessoas analfabetas em caixas eletrônicos e outros terminais de autoatendimento quando não forem observadas as formalidades previstas na legislação. A decisão foi tomada pela Terceira Turma da corte ao julgar o caso de um aposentado que sofreu descontos em seu benefício do INSS.

Além da nulidade dos contratos, os ministros determinaram que a instituição financeira devolva os valores descontados do benefício previdenciário do consumidor. A restituição inclui cobranças de anuidade de cartões, tarifas de contratação e de disponibilização de cheque especial.

O caso chegou ao STJ após o aposentado questionar descontos considerados indevidos. Embora o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tenha validado as operações realizadas por meios digitais, a corte superior entendeu que o uso de cartão bancário e senha pessoal não é suficiente para comprovar a manifestação de vontade do contratante.

Relator do processo, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva destacou que pessoas analfabetas possuem plena capacidade civil, mas contratos escritos exigem cuidados específicos, como assinatura a rogo e a presença de duas testemunhas, conforme prevê o Código Civil.

Segundo o ministro, essas garantias legais também devem ser preservadas no ambiente digital. Para o STJ, a senha bancária serve para autenticar operações rotineiras, mas não pode ser utilizada para criar novas obrigações financeiras, como empréstimos consignados.

Roblox cria contas para menores de 16 anos e amplia controle dos pais

Entenda como funciona
Plataforma passa a restringir jogos e chats por faixa etária e exigirá verificação por selfie para acesso a conteúdos destinados a adultos
Foto: Divulgação/Roblox
A plataforma de jogos Roblox começou a liberar nesta terça-feira (16) dois novos tipos de conta voltados para usuários menores de 16 anos. A mudança será implementada globalmente e cria diferentes níveis de acesso conforme a idade dos jogadores, em uma tentativa de reforçar a segurança de crianças e adolescentes dentro do ambiente virtual.

Com a atualização, usuários entre 9 e 15 anos passarão a utilizar a versão Roblox Select, enquanto crianças menores de 9 anos serão direcionadas para a Roblox Kids. Já os jogadores com 16 anos ou mais continuarão utilizando a versão padrão da plataforma.

A medida ocorre após a empresa enfrentar questionamentos de autoridades em diferentes países. No Brasil, investigações apontaram a existência de jogos com apologia a facções criminosas e conteúdos que simulavam ataques a escolas, aumentando a pressão por mecanismos mais rígidos de proteção para menores.

Verificação por selfie
Uma das principais mudanças envolve a comprovação de idade. Para acessar conteúdos voltados ao público adulto, os usuários precisarão realizar uma verificação por selfie. Quem não concluir o procedimento ficará impedido de acessar a versão padrão da plataforma e também perderá acesso aos recursos de chat, independentemente da idade.

O sistema funciona de forma semelhante aos mecanismos de validação utilizados por aplicativos bancários. A plataforma analisa a imagem enviada para estimar a idade do usuário. Caso o resultado esteja incorreto, será possível contestar a avaliação mediante o envio de um documento de identidade. Mais no metro1

BA: Governo Federal autoriza desapropriação de área quilombola de 606 hectares em Taperoá

Por Maurício Leiro / Francis Juliano/bn
Foto: Reprodução / Memórias do Baixo Sul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que declara de interesse social, para fins de desapropriação, os imóveis rurais localizados no território quilombola de Graciosa, em Taperoá, no Baixo Sul da Bahia.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (11) e integra o processo de regularização fundiária da comunidade.

De acordo com o decreto, a área tem em torno de 606 hectares e foi reconhecida como território quilombola por meio de uma portaria, emitida em junho do ano passado pelo Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária].

A partir da publicação do decreto, o Incra fica autorizado a promover e executar os procedimentos de desapropriação dos imóveis rurais inseridos no território reconhecido da comunidade quilombola.

Pelo decreto, não haverá indenização em terreno público em relação a bens como gado, máquinas e implementos agrícolas, exceto nos casos de benfeitorias realizadas de boa-fé e autorizadas por lei.

A medida também frisa que a declaração de interesse social não impede a implantação ou operação de obras e estruturas consideradas de interesse público, nem a prestação de serviços ou o aproveitamento de potencial energético e minerário existente na área, desde que essas atividades sejam de acordo com o processo de regularização fundiária do território quilombola.

A comunidade quilombola de Graciosa aguarda a conclusão do processo de titulação coletiva das terras, etapa considerada fundamental para a garantia da segurança jurídica e da preservação dos direitos territoriais dos seus moradores.

Gestantes não podem trabalhar expostas a ruído elevado, afirma TST

Segundo relatórios, níveis de ruído chegaram a ultrapassar 90 decibéis
Magnific
A ministra Maria Helena Mallmann, do Tribunal Superior do Trabalho, rejeitou um recurso de um frigorífico contra uma decisão que obriga a empresa a adotar medidas de proteção para trabalhadoras gestantes na unidade de Seberi (RS). Segundo a ministra, a ordem fundamentou-se em relatórios técnicos e no princípio da precaução.

A controvérsia teve origem em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, que apontou a exposição de gestantes a níveis de ruído superiores a 80 decibéis, considerado o chamado “nível de ação” pelas normas de saúde e segurança do trabalho. Com base em uma inspeção realizada na unidade industrial, a Justiça do Trabalho determinou, em caráter liminar, uma série de providências para proteger as trabalhadoras e os nascituros.

De acordo com o relatório de inspeção, 11 das 21 gestantes identificadas na unidade trabalhavam em locais com níveis de ruído entre 80,9 e 93,2 decibéis. Segundo o MPT, a exposição poderia provocar efeitos extra-auditivos, incluindo alterações cardiovasculares, neurológicas e hormonais, além de aumentar riscos de complicações gestacionais.

Outro argumento é o de que o som transmitido sobre a parede abdominal e do útero para a cabeça fetal durante a gravidez pode afetar potencialmente a audição do feto e gerar problemas permanentes no futuro, como zumbido e distúrbios do sono. Em relação a isso, os equipamentos contra ruído não são suficientes para evitar e deter a progressão dessas lesões, porque somente protegem o ouvido dos sons que percorrem a via aérea, e não das vibrações transmitidas pelo próprio corpo.

Em tutela de urgência, o juízo da primeira instância determinou, entre outras medidas, a retirada imediata das gestantes de ambientes com ruído igual ou superior a 80 decibéis, a realocação para setores mais seguros sem prejuízo salarial, a criação de um programa específico de acompanhamento de saúde ocupacional e o fornecimento de assentos que permitam alternância postural durante a jornada de trabalho. Mais na conjur

ITABUNA-BA: Prefeitura avança com obras da UBS Fátima II e alcança quase 25% de execução

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue acompanhando o andamento das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fátima II, importante investimento que fortalecerá ainda mais o Departamento de Atenção Primária à Saúde no atendimento à população do bairro e áreas adjacentes.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, as obras e serviços estão sendo executadas pela empresa GMC Construções e Engenharia Ltda., e encontram-se com um avanço de aproximadamente de 25%. Ela lembra que a obra segue dentro do cronograma previsto, representando mais um passo para a ampliação e qualificação dos serviços de saúde ofertados à população.

“Esta nova unidade proporcionará um ambiente moderno, acessível e adequado para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo mais conforto, acolhimento e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com o fortalecimento da rede pública de saúde e a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta a secretária Lívia Mendes.

A nova UBS Fátima II contemplará vários ambientes, entre eles: salas de: atendimento individualizado/acolhimento, recepção, espera, vacinação, amamentação, educação em saúde bucal, farmácia, medicação, de curativo, aplicação de medicamentos, consultórios atendimento clínico e consultórios de ginecologia, odontologia e e-Multi.

Terremoto de magnitude 6,7 atinge centro da Indonésia

Abalo sísmico foi seguido por tremores secundários; cidade de Paul foi a mais afetada
Camila Stucaluc*sbt
Terremoto de magnitude 6,7 atinge centro da Indonésia | Divulgação/Agência Nacional de Gestão de Desastres

Um terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter atingiu a área central da Indonésia nesta terça-feira (16). Segundo as autoridades, o sismo inicial, que foi seguido por tremores secundários, teve o epicentro localizado a 42 km da cidade de Palu, com 10 km de profundidade.

O abalo durou cerca de um minuto. Relatórios preliminares da Agência Nacional de Gestão de Desastres apontam danos em edifícios em vários pontos das cidades de Palu, Regência de Sigi e Regência de Parigi Moutong. Informações sobre mortos, feridos e deslocados ainda estão sendo coletadas.

Imagens da área mostram estruturas fortemente danificadas, com paredes destruídas e escombros espalhados pelas ruas. Por medida de segurança, pacientes foram evacuados de hospitais nas áreas mais atingidas pelo abalo.

A Indonésia está numa área sísmica muito ativa, conhecida como "Anel de Fogo" do Pacífico, onde ocorre a maior parte dos terremotos e erupções vulcânicas do mundo. Japão, Filipinas e Tailândia também compartilham a região.

Um dos episódios mais fatias registrados no país foi em 2018, quando mais de 4 mil pessoas morreram após um terremoto de magnitude 7,5, que também atingiu a cidade de Palu. Além do sismo, a região foi arrasada por um tsunami com ondas de até 6 metros de altura e pela liquefação do solo.

Netinho recebe alta após início de quimioterapia para tratamento de novo câncer e fala sobre efeitos colaterais

Foto: Instagram
O cantor Netinho, de 59 anos, recebeu alta médica após a primeira internação no Hospital Aliança Star, em Salvador, para dar início ao novo ciclo de quimioterapia após a descoberta do retorno do câncer. Via BN

Nas redes sociais, o artista falou sobre a nova fase e revelou que ainda não teve efeitos colaterais do processo de tratamento, apenas muita fome. "Tive alta há 3 dias, esse é meu quarto dia em casa já, minha químio começou há seis dias, até agora nenhum efeito colateral, só fome".

Segundo o veterano, que vem sendo tratado pela equipe da doutora Glória Bonfim Arruda, a doença retornou de forma mais severa e agressiva, no entanto, o tratamento não será mais no hospital, desta forma, ele seguirá com a quimio em casa.

No mesmo vídeo, Netinho aproveitou para fazer um alerta ao público sobre notícias falsas. O artista, que há alguns anos não dá mais entrevistas, afirmou que toda atualização sobre ele será publicada em seu perfil no Instagram.

"Notícia verdadeira sobre sim, só eu falo. Não dou entrevista pra mídia nenhuma, para jornalista nenhum. Só eu falo, se você vir alguma notícia sobre mim venha aqui na rede social ver se é verdade, porque todo dia eu posto vídeo aqui com as minhas verdades", disse.

O cantor ainda relembrou um episódio vivido em 2013, após a primeira internação. Netinho contou que um jornalista chegou a noticiar a morte dele e a filha soube da história pela mídia.

"Quando eu estava internado no Sírio Libanês, em São Paulo, um jornalista fofoqueirozinho, filhote do capeta escreveu no blog dele para todo o Brasil que eu tinha morrido, e minha filha, uma criança, leu em Salvador, e minha mãe passou mal. Gente imprestável."

PIMENTEIRA (Ilhéus-BA): Lalo Signos vai se apresentar no dia 23 de junho de 2026 - Véspera de São João

Pimenteira de cara nova, quem ama cuida !
Chegou a vez do cantor Lalo Signos se apresentar em Pimenteira, distrito de Ilhéus/BA
Vai ser no dia 23 de junho de 2026. Lalo é muito popular no sul da Bahia, realizando shows em cidades como Itabuna e Ilhéus, trazendo canções que embalam festas abertas, paredões e serestas tradicionais. Em seu repertório tem de tudo, especialmente o tradicional forró pé de serra.

O show promete levar o melhor da seresta, do arrocha e do flashback para agitar as comemorações do período junino na região com muito forró.
Informações sobre o Evento
Atração Principal: Lalo Signos (conhecido pelo repertório marcante de seresta romântica e agora no forró).
Data: Terça-feira, 23 de junho de 2026 (Véspera de São João)
Local: Distrito de Pimenteira, Ilhéus - BA.
Organização: Carlos Henrique (Kinho) e Equipe.

Confirmado dia 23 às 21 horas. O nosso forró, quem ama cuida.

BARREIRAS-BA: Vídeo mostra policial militar dando tapa no rosto de mulher durante abordagem

Policial foi afastado do serviço operacional após repercussão do caso; Polícia Civil investiga a ocorrência como lesão corporal dolosa
Foto: Reprodução
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma mulher de 30 anos recebe um tapa no rosto durante uma abordagem da Polícia Militar no bairro Vila Brasil, em Barreiras, no oeste da Bahia, durante a noite de domingo (14).

A vítima, que preferiu não ter a identidade divulgada, contou à TV Oeste, afiliada da TV Bahia na região, que passava de moto por uma rua do bairro quando recebeu ordem de parada durante uma blitz da Polícia Militar.

Segundo o relato, ela obedeceu à abordagem e questionou os agentes sobre a realização da fiscalização no local.

Ainda de acordo com a denúncia, os policiais responderam que tinham autorização para a ação e orientaram que ela buscasse informações “no 0800”. A mulher afirmou que sorriu após ouvir a resposta.

Conforme o relato da vítima, um dos policiais reagiu chamando-a de “folgada” e deu dois tapas em seu rosto. Ela também afirma que continuou sendo alvo de comentários ofensivos durante a abordagem.

Parte da ação foi registrada em vídeo. Em uma das gravações que circulam nas redes sociais, é possível ouvir um policial dizendo: “É só vir com marra que apanha”.

A abordagem aconteceu durante a Operação Oeste em Paz, realizada por equipes da 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Na mesma ação, três suspeitos de tráfico de drogas foram presos.

Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estavam com porções de substâncias análogas a crack, maconha e cocaína, além de R$ 984 em espécie e três aparelhos celulares.

As imagens da agressão começaram a circular nas redes sociais na segunda-feira (15). Após a repercussão do caso, a Polícia Militar informou que identificou o agente envolvido e determinou o afastamento dele do serviço operacional até a conclusão das apurações. Veja tudo no blogdovalente

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Ministério da Saúde passará a inserir, no Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento combinado de venetoclax com azacitidina para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada.

Segundo informações da Agência Brasil, a combinação dos medicamentos é indicada a pacientes que, por condições clínicas, não são elegíveis ao tratamento padrão com quimioterapia intensiva, sendo mais uma alternativa de terapia para esse público.

De acordo com Portaria nº 30/2026, publicada nesta segunda-feira (15), a nova opção será disponibilizada na rede pública de saúde em 180 dias, conforme prevê norma federal que regula a incorporação de tecnologias no SUS.

A medida segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e está alinhada ao Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.

O relatório técnico que embasou a decisão ficará disponível para consulta pública no portal da Conitec.

LEUCEMIA
Segundo o Ministério da Saúde, a leucemia é um tipo de câncer sanguíneo originado na medula óssea, tecido responsável por produzir glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Quando há alguma mutação genética, esses componentes podem se transformar em células cancerígenas.

Na forma aguda, a doença se torna ainda mais fatal se não tratada de forma precoce. O diagnóstico nos primeiros estágios e o encaminhamento especializado são essenciais para bons resultados do tratamento.

Essa é a forma mais comum da leucemia aguda em adultos e atinge, principalmente, pacientes idosos.

Patrimônio incompatível com a renda é insuficiente para condenar por improbidade

Juíza julgou improcedente uma ação de improbidade contra um ex-presidente de uma empresa pública e seus familiares
Freepik
A mera constatação de evolução patrimonial incompatível com a renda declarada é insuficiente para condenar um agente público por improbidade administrativa. A Lei 14.230/2021, que trata do tema, estabelece que a acusação deve comprovar dolo específico e nexo de causalidade, demonstrando de forma expressa que o enriquecimento se deu por meio do cargo público ou de recursos ilícitos dele derivados.

Com base nesse fundamento, a 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Goiás julgou improcedente uma ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra José Francisco das Neves, ex-presidente da antiga empresa pública Valec, e seus familiares.

O MPF acusou os réus da prática de atos de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito e violação da administração pública previstos nos artigos 9º, VII e 11, da Lei 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa).

O órgão pediu a perda dos supostos bens ilícitos obtidos pelos réus no valor de R$ 20 milhões, multa civil, entre outras sanções. Argumentou que Neves, valendo-se do cargo de presidente da empresa pública de infraestrutura entre 2003 e 2011, teve evolução patrimonial incompatível com a renda declarada de sua família.

Sustentou ainda que o enriquecimento do ex-executivo decorreu de um suposto direcionamento de licitações e sobrepreço nas obras da Ferrovia Norte-Sul. A acusação incluiu ocultação de patrimônio por meio do registro de imóveis, como fazendas, por valores abaixo do mercado, além de transferência de bens para esposa e filhos para blindar o patrimônio.

Ainda segundo o MPF, os réus receberam mais de R$ 8,8 milhões em contas bancárias sem origem comprovada e simularam lucros por meio de transações de gado fictícias e de empresas de fachada. Mais na conjur

BUERAREMA-BA: PREFEITO GEL DA FARMÁCIA ENTREGA NOVA VIATURA À POLÍCIA CIVIL

O prefeito de Buerarema, Gel da Farmácia, realizou nesta segunda-feira, 15 de junho de 2026, a entrega de uma nova viatura à Polícia Civil do município. O veículo foi disponibilizado pelo Governo do Estado da Bahia e reforçará as ações de segurança pública na cidade.

A conquista foi oficializada no último dia 11 de junho, em Salvador, durante solenidade promovida pelo Governo do Estado, da qual o prefeito participou ao lado do deputado estadual Eduardo Salles e do deputado federal Paulo Magalhães.

Em Buerarema, a entrega oficial à equipe da Polícia Civil contou com a presença da delegada e coordenadora da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Magda Figueiredo, além de autoridades locais e representantes das forças de segurança local e regional.

A nova viatura proporcionará melhores condições para o atendimento de ocorrências e o desenvolvimento das atividades da Polícia Civil, contribuindo para mais segurança e tranquilidade para a população.

Ao destacar a importância da conquista, o prefeito Gel da Farmácia agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues, ao deputado federal Paulo Magalhães e ao deputado estadual Eduardo Salles pelo apoio na viabilização do investimento. “Esta viatura representa mais um importante avanço para a segurança do nosso município. Quando trabalhamos unidos, quem ganha é a população”, afirmou.

CBF desiste de prever retorno e não deixa claro sobre o estado de Neymar

Divulgação/CBF
A situação de Neymar virou uma incógnita de vez após completar um mês sem nem sequer entrar em campo para treinar. A CBF desistiu de prever o retorno do atacante, que não deve jogar contra o Haiti, nesta sexta-feira (16), pela segunda rodada da Copa do Mundo. Em linhas gerais, a entidade decidiu não trazer mais atualizações públicas do estado do jogador. Via Bnews

Se tiver uma evolução, Neymar poderá jogar na última partida da fase de grupo, no dia 24, contra a Escócia. Segundo informações do O Globo, a cautela com o camisa 10 é a máxima possível para que ele não agrave ainda mais a lesão na panturrilha e sua presença em campo só ocorrerá em caso de extrema necessidade.

Neymar fez exames de imagem na última segunda-feira (15) e foi constatada uma “evolução satisfatória”, mas não a ponto de liberá-lo para atuar em campo. O prazo de recuperação de três semanas previsto pelo médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, se encerra nesta quarta-feira (17).

Segundo o treinador Carlo Ancelotti antes da estreia contra o Marrocos, Neymar estava próximo do retorno aos gramados. “Neymar está trabalhando, com foco. A expectativa é que recupere e seja integrado ao grupo na próxima semana. Ele tem qualidade técnica indiscutível, mas também experiência, importante para o grupo”.