> TABOCAS NOTICIAS

.

.

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Papa diz que abusos sexuais representam praga para a Igreja e cobra reparação

Por Folhapress
Foto: Reprodução / Vatican News
O papa Leão 14 afirmou nesta segunda-feira (8) que os abusos sexuais cometidos por integrantes do clero representam uma praga para a Igreja Católica e cobrou uma resposta com "escuta, verdade, justiça e reparação" às vítimas.

A declaração foi feita durante encontro com bispos da Espanha, onde o sumo pontífice faz visita oficial. E em um contexto de críticas de ativistas que acusam a Igreja de ainda não enfrentar o problema da forma adequada. "Uma das experiências mais dolorosas é encontrar aqueles que foram feridos precisamente por quem deveria cuidar deles, incluindo membros do clero", afirmou o papa.

Leão 14 pediu que toda pessoa prejudicada encontre na Igreja "escuta sincera, acolhimento, proteção e caminhos reais para a cura". O papa também defendeu um compromisso mais forte com medidas de prevenção e com a criação de uma cultura de proteção para crianças e pessoas vulneráveis.

Trata-se da referência mais direta feita pelo sumo pontífice ao escândalo dos abusos clericais durante sua viagem à Espanha, país onde as denúncias de violência sexual praticada por religiosos prejudicaram a credibilidade da Igreja nas últimas décadas, de acordo com analistas. "Diante desta praga, a comunidade eclesiástica é chamada a responder com escuta, verdade, justiça e reparação", disse o papa.

O Vaticano informou que Leão 14 se reuniria com um grupo de vítimas durante a visita, mas não divulgou detalhes do encontro. Segundo a imprensa espanhola, a reunião ocorreria de forma reservada na Nunciatura Apostólica, em Madri.

Preço alto ainda afasta brasileiros de produtos sustentáveis, aponta pesquisa da Serasa

Crédito: Divulgação
Uma pesquisa da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box revela que 83% dos brasileiros já deixaram de comprar produtos sustentáveis por considerarem o preço elevado. O levantamento também mostra que 97% acreditam que práticas sustentáveis ajudam a economizar dinheiro.

Os dados foram divulgados na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Segundo a pesquisa, 85% dos consumidores afirmam considerar critérios ambientais na hora das compras e 65% já deixaram de adquirir produtos considerados prejudiciais ao meio ambiente.

Apesar da preocupação crescente com sustentabilidade, a questão financeira ainda pesa no orçamento das famílias. O estudo aponta que 71% dos entrevistados sentem culpa por não conseguirem consumir produtos sustentáveis e 31% afirmam que não estão dispostos a pagar mais caro por essas opções.

O especialista em educação financeira da Serasa, , Guilherme Mendes destaca que sustentabilidade e economia doméstica caminham juntas e que pequenas mudanças de hábito podem trazer benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o orçamento familiar.

Além da economia gerada por hábitos mais conscientes, algumas práticas também podem ajudar a complementar a renda familiar, como o upcycling.

Diferente da reciclagem tradicional, o upcycling transforma materiais descartados em novos produtos com valor comercial, incentivando a criatividade, reduzindo resíduos e contribuindo para a geração de renda e a economia doméstica. Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

TRE-BA anula decisão de primeira instância e mantém Laryssa Dias e Orlando Santos nos cargos em Ipiaú

Divulgação
Em sessão realizada nesta segunda-feira (8), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acolheu, por unanimidade, o recurso da prefeita de Ipiaú, Laryssa Andrade Santos Fernandes Dias, e do vice-prefeito Orlando dos Santos Ribeiro, revertendo a sentença da 24ª Zona Eleitoral que havia determinado a perda dos mandatos da chapa eleita em 2024.  Por Ipiaú Online 

Com a reforma da decisão de primeiro grau, a dupla permanece à frente da administração municipal e fica, por ora, afastada a hipótese de convocação de novas eleições no município.

A ação contra a chapa teve origem em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida por adversários políticos, que apontavam suposto abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação durante o pleito.

Na primeira instância, a Justiça Eleitoral havia considerado procedente a AIJE, decretando a cassação dos diplomas e a inelegibilidade de Laryssa e Orlando por oito anos.

No entanto, durante a análise do recurso no TRE-BA, os desembargadores eleitorais avaliaram argumentos da defesa que contestavam a robustez das provas que embasaram a condenação.

Governo impõe sigilo de até 100 anos em processos de autorização das bets

Descoberta ocorreu após o Ministério da Fazenda negar acesso via LAI a dados da 1xBet, empresa russa que atua no Brasil
Apostas (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
O governo federal impôs sigilo de até 100 anos aos processos sobre a autorização para o funcionamento de casas de apostas, as bets. A informação foi confirmada pelo jornal O Estado de S. Paulo após ter um pedido, feito por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), negado.

De acordo com a publicação, a 1xBet operava de forma ilegal no Brasil antes de receber a autorização para atuar no país, em junho do ano passado. O local de funcionamento da empresa também não seria mais o informado à Receita Federal, segundo a investigação.

Na negativa ao pedido sobre o documento que autoriza a operação da bet no país, o Ministério da Fazenda argumentou que os documentos estão resguardados por sigilo para a proteção de dados pessoais dos sócios, administradores e outros beneficiários envolvidos na documentação.

Plano Brasil Soberano adota novas regras e mais empresas podem aderir

Medida ajuda impactados pelo tarifaço aplicado pelos Estados Unidos
Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil
© José Paulo Lacerda/CNI/Direitos reservados
Entrou em vigor nesta segunda-feira (8) as novas regras do Programa Brasil Soberano. Agora, um número maior de empresas poderá solicitar linhas de crédito do programa. O governo federal reduziu de 5% para 1% o percentual mínimo de impacto no faturamento exigido. As mudanças foram anunciadas na última semana, mas passaram a valer hoje.

Com a medida, empresas exportadoras e fornecedores afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos ou pelos impactos econômicos dos conflitos no Oriente Médio poderão acessar os financiamentos mesmo com perdas menores de receita.
Quem será atendido

A ampliação beneficia dos grupos 1 e 3 do Plano Brasil Soberano:
Exportadores de bens industriais e fornecedores afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos (grupo 1);
Exportadores industriais e fornecedores com operações em países do Oriente Médio impactados pelos conflitos na região (grupo 3).

Para ter acesso ao crédito, as empresas desses grupos precisarão comprovar que as exportações representaram ao menos 1% do faturamento bruto no período de referência. Antes, o limite mínimo exigido era de 5%.

No caso do grupo 1, as perdas no faturamento deverão ser comparadas com os 12 meses de 1º de julho de 2024 a 30 de junho de 2025. Para o grupo 3, a apuração deve ser comparada com os 12 meses de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2025.

Entre os setores contemplados pelo primeiro grupo estão:
Aço;
Cobre;

ITABUNA-BA: Prefeitura vai realizar seminário sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O combate ao trabalho infantil será debatido em um Seminário na sexta-feira, dia 12, no auditório do SEST/SENAT, promovido pela Prefeitura de Itabuna em parceria com a instituição. Sob o tema “Trabalho Infantil: consequência e a importância da proteção integral”, o evento terá a presença dos secretários municipais de Promoção Social de Combate à Pobreza (SEMPS), Educação, Saúde e de Políticas para as Mulheres.

O Seminário terá ainda a participação dos Agentes Ambientais, que se dedicam à coleta de resíduos sólidos, de Combate às Endemias, vendedores ambulantes, equipe de Abordagem Social e Guarda Civil Municipal, polícias Civil e Militar e demais instituições da rede de proteção.

“Vamos destacar o combate ao trabalho infantil nas festas populares, dentre elas o Ita Pedro 2026 e capacitar esses profissionais, porque criança precisa de lazer, estudar, e ter acesso a cultura”, disse a diretora da Média Complexidade da SEMPS, Maria D’Ajuda Cavalcante Lucas.

Ela afirmou ainda que a forma mais comum de trabalho infantil acontece quando pais e tutores colocam crianças e adolescentes para “ajudar” em balcões e barracas ou estabelecimentos comerciais. Nestes casos também há o risco de abuso e exploração sexual onde pessoas adultas buscam retorno financeiro.

Seleção do Irã não poderá permanecer nos EUA entre partidas da Copa do Mundo

Jogadores receberam autorização para entrar nos Estados Unidos apenas para treinos e partidas, sendo obrigados a retornar ao México após cada compromisso da Copa do Mundo
Foto: Reprodução/Instagram - @teammellifootball
A seleção do Irã recebeu autorização para entrar nos Estados Unidos para disputar as partidas da Copa do Mundo, mas não poderá permanecer no país entre os compromissos do torneio. A restrição faz parte das condições impostas pelos vistos concedidos aos jogadores iranianos em meio às tensões diplomáticas entre Washington e Teerã. Por: Metro1 

De acordo com o embaixador iraniano no México, Abolfazl Pasandideh, a autorização permite apenas a entrada temporária para treinamentos e jogos. Com isso, a delegação terá que deixar o território americano após cada atividade e retornar à cidade de Tijuana, no México, onde está concentrada durante a fase de grupos.

A medida altera a rotina habitual das seleções em competições internacionais. Normalmente, as equipes chegam ao local das partidas com pelo menos um dia de antecedência e permanecem na cidade até o fim dos compromissos. O Irã disputará dois jogos em Los Angeles e um em Seattle na primeira fase do Mundial.

Segundo o diplomata, os deslocamentos extras podem gerar desgaste físico e dificuldades logísticas para a equipe. Além dos jogadores, integrantes da delegação iraniana também enfrentaram restrições de entrada nos Estados Unidos, incluindo o presidente da Federação de Futebol do Irã, Mehdi Taj, que teve o visto negado pelas autoridades americanas.

Vistos liberados após impasse diplomático
Os jogadores da seleção do Irã receberam autorização para entrar nos Estados Unidos apenas dez dias antes da estreia na Copa do Mundo.

BUERAREMA-BA: PREFEITO GEL REAFIRMA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS E ANUNCIA TÍTULO DE POSSE E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PARA O NOSSA SENHORA APARECIDA

Ações garantem mais mobilidade urbana, valorização dos imóveis e cidadania para os moradores
O prefeito de Buerarema, Gel da Farmácia, participou neste domingo, 7 de junho, de uma reunião com moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, ocasião em que reafirmou importantes investimentos que irão promover mais infraestrutura, desenvolvimento e qualidade de vida para a comunidade.

Durante o encontro, que contou também com a presença do secretário de Administração, Isaac neto e o de Agricultura, Jorge Moura, o prefeito reafirmou a realização da pavimentação de aproximadamente 90% das ruas do bairro, por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Paulo Magalhães, no valor de cerca de R$ 500 mil.

Além da pavimentação, Gel anunciou uma importante conquista para os moradores: a regularização fundiária de todos os terrenos do bairro e entrega de título de posse, que garante segurança jurídica e valorização patrimonial. A ação será viabilizada por meio de um investimento de R$ 784 mil, obtido através de recursos captados junto ao Ministério das Cidades, que já se encontram em fase de empenho.

Na oportunidade, o prefeito parabenizou o presidente da associação de moradores, Torrado, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade. “Quero parabenizar Torrado pela luta, dedicação e pelas conquistas alcançadas desde a fundação deste bairro. Seu apoio irrestrito à comunidade foi e continua sendo fundamental para o desenvolvimento do Nossa Senhora Aparecida”, destacou o prefeito.

Gel da Farmácia reafirmou ainda seu compromisso com os moradores e garantiu que continuará trabalhando para ampliar os investimentos na localidade. “Nosso compromisso é seguir transformando a realidade deste bairro. E posso afirmar que, até o final do nosso mandato, vamos buscar alcançar 100% de pavimentação das ruas do Nossa Senhora Aparecida”, afirmou.

BA: Ônibus da Cidade Sol pega fogo na BR-324 sentido Feira de Santana

Um ônibus da empresa Cidade Sol pegou fogo na manhã desta segunda-feira (8) na BR-324, sentido Feira de Santana
Por Bruna Castelo Branco / AratuOn
Foto: Alô Juca
Um ônibus da empresa Cidade Sol pegou fogo na manhã desta segunda-feira (8) na BR-324, sentido Feira de Santana, na Bahia. O incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, que foram acionadas para controlar as chamas.

Imagens registradas por motoristas que passavam pela rodovia mostram uma intensa fumaça saindo da lateral do veículo. O fogo chamou a atenção de quem passava pelo trecho e provocou apreensão entre os condutores.

Até o momento, não há informações sobre o que teria provocado o incêndio. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

As equipes de emergência atuaram no local para conter as chamas e evitar que o fogo se espalhasse. Não foram divulgados detalhes sobre possíveis impactos no trânsito da rodovia.

A empresa Cidade Sol ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. As circunstâncias do incidente deverão ser apuradas.

TSE suspende pesquisa com áudio de Flávio e Vorcaro

Ministro entendeu que a pesquisa não pode ser divulgada até o caso ser levado a referendo na sessão colegiada do Tribunal
José Matheus Santos/sbt
Ministro Kassio Nunes Marques | Divulgação/Antonio Augusto/STF
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu, nesta segunda-feira (8), a divulgação da pesquisa AtlasIntel que exibe áudio do senador Flávio Bolsonaro com o banqueiro Daniel Vorcaro.

A pedido do Partido Liberal (PL), o presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, entendeu que a pesquisa não pode ser divulgada até o caso ser levado a referendo na sessão colegiada do Tribunal. A decisão é liminar e será apreciada pela corte em julgamento com data ainda a ser definida.

A pesquisa está registrada sob o número BR-06939/2026 e trata da disputa para o cargo de presidente da República nas Eleições 2026.

O PL pediu a suspensão da pesquisa sob o argumento de que o questionário foi construído para induzir respostas que prejudicaram Flávio Bolsonaro, extrapolando o papel de verificação da opinião pública.

Em sua decisão, Nunes Marques argumentou que, a partir do formulário disponibilizado pela Atlas, verificou-se "a existência de sequência de perguntas que, ao menos em juízo de cognição sumária, aparentam extrapolar a simples aferição neutra da opinião pública para introduzir estímulos narrativos possivelmente aptos a influenciar as respostas subsequentes relativas à intenção de voto, à rejeição e à avaliação de imagem de pré-candidato mencionado na representação".

ITABUNA-BA: Prefeitura fez a entrega de kits para alunos do Programa AABB Comunidade

“Esse projeto veio para melhorar a vida de meu filho. Mudamos para um bairro mais distante, mas mesmo assim, faço ele vir às atividades”, disse a dona de casa Renata Pereira Santos, mãe de um dos alunos do Programa AABB Comunidade que recebeu o kit pessoal entregue na quarta-feira passada, dia 3, durante evento com a participação do secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Erasmo Ávila.

O programa é de iniciativa da Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (FENABB) desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais de todo o país.“Em Itabuna, o programa é executado há 26 anos na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Bairro São Judas Tadeu. É importante ressaltar que, sem a participação da Prefeitura, a iniciativa não aconteceria” disse Leisa Perelo, coordenadora pedagógica.

Na cidade, o Programa AABB Comunidade atende aos alunos da Rede Municipal de Ensino no contraturno escolar. Os estudantes participam de atividades esportivas e artísticas.
No kit entregue estão fardamento, roupas de banho, protetor solar, touca, fio e escova dental, repelente, shampoo e condicionador.

O secretário de Promoção Social e Combate a Pobreza, Erasmo Ávila, ressaltou que essa é mais uma entrega significativa para os estudantes e para a gestão municipal.
“A Prefeitura de Itabuna está aqui fazendo a parte que lhe cabe na parceria. Nosso papel é atender a comunidade como um todo e fortalecer projetos de integração como o AABB Comunidade”, disse.

Irmãs somam 316 anos e são trio mais longevo do mundo

Reconhecidas pela plataforma LongeviQuest, as sergipanas Levita, Zoraide e Zulina têm 109, 104 e 103 anos e vivem hoje no Rio de Janeiro
SBT News, com SBT Rio
Zoraide, Zulina e Levita em 2021 | Reprodução/Longeviquest
Três brasileiras foram reconhecidas como o trio de irmãs mais longevo do mundo pela plataforma LongeviQuest, organização internacional especializada em validação de supercentenários. Com 109, 104 e 103 anos, juntas, Levita, Zoraide e Zulina somam 316 anos de vida.

As três nasceram em Cedro de São João, no interior de Sergipe, e cresceram em uma família de oito irmãos, acompanhando mais de um século de transformações no Brasil.

Hoje vivem no Rio de Janeiro, cercadas por filhos, netos, bisnetos e tataranetos, e contam que têm hábitos simples: trabalho, alimentação caseira, independência financeira, rotina sem excessos e convivência familiar

Embora as irmãs detenham atualmente o título de trio de irmãs vivas mais velho do mundo, elas ainda não superaram o recorde de todos os tempos. Essa marca foi alcançada em 2009 pelas irmãs americanas Maggie Renfro (1895–2010), Carrie Lee Miller (1902–2010) e Rosie Lee Warren (1906–2009). Na época da morte de Warren, em dezembro de 2009, a soma das idades das três irmãs atingia a impressionante marca de 325 anos.

Toyota encerra atividades da fábrica de Indaiatuba que empregava 1.500 pessoas

Foto: Divulgação / Toyota
A Toyota confirmou que encerrará, no dia 30 de junho, uma importante etapa de sua trajetória industrial no Brasil. A montadora japonesa desativará a fábrica de Indaiatuba, localizada no interior do estado de São Paulo, unidade que iniciou suas operações em 1998 e que se consolidou como a casa da produção nacional do Corolla Sedan por quase 30 anos.

Durante seus 26 anos de funcionamento, a planta de Indaiatuba foi responsável pela fabricação de mais de 1 milhão de veículos e contou com uma força de trabalho de aproximadamente 1,5 mil colaboradores em seu ápice operacional. As informações foram informadas pela FolhaUai.

A partir do fechamento da unidade, todas as operações da fabricante serão concentradas no complexo industrial de Sorocaba, também no interior paulista. A Toyota já vinha expandindo e preparando a infraestrutura produtiva dessa planta para absorver a nova demanda.

Essa centralização integra o plano de reorganização industrial anunciado globalmente pela montadora em 2024. Desde o anúncio do planejamento, a empresa deu início à transferência gradual das linhas de montagem do Corolla Sedan para Sorocaba.

Com a conclusão deste cronograma de transição, a fábrica de Indaiatuba encerra em definitivo a sua produção de veículos e finaliza suas atividades fabris neste ano de 2026.

Exercício ilegal da medicina veterinária passa a ser crime no Brasil

Nova legislação contra exercício ilegal da medicina veterinária entra em vigor nesta segunda-feira (8)
Por Ananda Costa / AratuOn
 Foto: Magnific
O exercício ilegal da medicina veterinária passa a ser considerado crime de forma expressa no Código Penal Brasileiro a partir desta segunda-feira (8). A mudança foi estabelecida por uma nova legislação que inclui a profissão entre as atividades da área da saúde protegidas pela norma.

Com a alteração, qualquer pessoa que exercer a medicina veterinária sem a devida autorização legal, mesmo que de forma gratuita, poderá ser condenada a pena de detenção de seis meses a dois anos.

A nova regra modifica o artigo 282 do Código Penal, que já criminaliza o exercício irregular de profissões como medicina, odontologia e farmácia. Agora, a medicina veterinária também passa a constar explicitamente no texto da lei.

Além da punição básica, a legislação prevê agravantes quando a atuação irregular resultar em consequências mais graves. Caso a conduta provoque lesão corporal grave ou gravíssima em uma pessoa, o responsável também responderá pelos crimes correspondentes previstos no Código Penal. Se houver morte, poderá ser enquadrado por homicídio.

CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA: Idosa morre após sofrer descarga elétrica enquanto limpava cozinha

Foto: Reprodução / g1
Uma idosa de 78 anos morreu, nesta sexta-feira (5), após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava atividades domésticas em uma fazenda na zona rural de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia. O caso foi divulgado neste sábado (6) pelo g1.

A idosa morava na Fazenda Cajazeiras II, próximo ao distrito de Juazeirinho e foi identificada como Júlia Anunciação da Silva. Segundo familiares, a vítima passava pano na cozinha quando sofreu o choque elétrico. A suspeita é de que a descarga tenha ocorrido ao entrar em contato com uma tomada localizada na parte inferior do fogão, que apresentava fios expostos.

Os relatos aponta que a idosa pode ter sofrido o choque no momento em que torcia o pano de limpeza. Ao g1, um familiar relatou que equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram a perícia no local e constataram que parte do material da tomada estava presa às costas da vítima, o que reforça a hipótese de eletrocussão. A causa da morte, no entanto, será confirmada após a conclusão dos exames periciais.

ITABUNA-BA: Ita Pedro 2026 consagra o forró como o coração da festa, com 55% da grade de artistas destinada ao ritmo

O balanço oficial detalha a distribuição dos gêneros musicais que integram a maior e mais diversificada programação da história do Ita Pedro 2026, na Arena Zé Cachoeira. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), apresenta a radiografia da programação do Maior São Pedro do Brasil. O evento contará com quase 40 atrações de peso nacional, regional e local, distribuídas em uma grade estratégica.

Assim como eu outras edições, uma das grandes marcas da festa é a valorização da identidade junina, trazendo a tradição do forró como o centro absoluto dos gêneros musicais. Nas quatro noites de festa, que vão de 25 a 28 de junho, o piseiro e o forró tradicional ditam o ritmo e a energia do público, ocupando a fatia majoritária de 55% de toda a programação. Esses números fazem jus à magnitude do Ita Pedro e provam que, embora o evento abrace a diversidade, a tradição é a base que sustenta a estrutura da festa.

Para além do protagonismo do forró, a grade foi desenhada para dialogar diretamente com as preferências do público sul-baiano. O arrocha, um dos gêneros mais queridos e aclamados pela população local, representa 25% da programação, garantindo a sofrência e a forte identidade cultural da nossa região.

Em terceiro lugar no ranking, o sertanejo chega com 17%, enquanto o eletrônico, com 3%, completa o ecossistema da festa, atraindo públicos de diversos segmentos e de várias partes do país. Essa integração de ritmos populares enriquece o Maior São Pedro do Brasil sem descaracterizar suas raízes.

O Ita Pedro 2026 prova que é possível ser gigante, moderno e plural, mantendo a essência viva. De 25 a 28 de junho, todas as vozes e ritmos se encontram em Itabuna, mas é a sanfona quem dita o compasso do maior e melhor São Pedro do país.

Trump volta a pedir fim das hostilidades entre Israel e Irã

Presidente norte-americano teme que ataques comprometam negociações em andamento
Camila Stucaluc/sbt
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Divulgação/White House
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pedir nesta segunda-feira (8) o fim das hostilidades entre Israel e Irã. Em publicação nas redes sociais, o republicado afirmou que os países “precisam parar imediatamente de atirar”, após novas trocas de ataque.

Israel e Irã voltaram a trocar hostilidades neste fim de semana. No domingo (7), Teerã lançou mísseis contra Tel Aviv em retaliação aos ataques israelenses contra o grupo Hezbollah, no Líbano, em meio ao cessar-fogo. Israel, então, respondeu com novos bombardeios contra o oeste, sudoeste e centro do Irã.

Nesta manhã, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) divulgaram um mapa com os pontos de ataque. Segundo os militares, os bombardeios miraram sistemas estratégicos de defesa do regime iraniano, incluindo o complexo petroquímico de Mahshahr, utilizado no programa de mísseis do país. Mais no sbtnews

Terremoto de magnitude 7,8 mata ao menos 32 pessoas e destrói edifícios nas Filipinas

Foto: Reprodução / Redes sociais
Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a ilha de Mindanao, nas Filipinas, na noite deste domingo (dia 7, no horário de Brasília), segundo informou o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ). Segundo dados das autoridades de Manila, 32 pessoas morreram, 129 ficaram feridas e o tremor chegou a derrubar prédios na região.

O alerta inicial indicava uma magnitude de 8,2, mas foi revisado pelo instituto alemão posteriormente. Um alerta de tsunami chegou a ser ativado para regiões do país e da vizinha Indonésia. A agência sismológica filipina identificou ondas de tsunami de diferentes alturas em seis estações de monitoramento, sendo a mais alta de 1,4 metros. As informações foram divulgadas pelo g1.

O epicentro do tremor ocorreu a uma profundidade de 10 km (6,2 milhas), segundo o GFZ. Mindanao é a segunda maior ilha das Filipinas em extensão e fica no sul do arquipélago. Ela possui 27,3 milhões de habitantes, o que a torna a sétima ilha mais populosa do mundo.

O país faz parte do "Anel de Fogo", região de vulcões e fossas oceânicas que cercam parcialmente a Bacia do Pacífico, e que é altamente propensa a movimentos sísmicos de grande magnitude. Via BN

STM marca julgamento de recurso de Bolsonaro sobre processo de patente militar

Tribunal analisará recurso após negativa da presidente da Corte ao pedido de afastamento do magistrado
Foto: Alan Santos/PR
O Superior Tribunal Militar (STM) agendou para 24 de junho a análise de um recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida busca reverter a decisão que manteve o ministro brigadeiro Joseli Parente Camelo no processo que pode levar à perda da patente de capitão da reserva do ex-mandatário.  Por: Metro1 

A defesa de Bolsonaro sustenta que o magistrado não teria condições de julgar o caso com isenção, alegando que ele teria feito manifestações públicas relacionadas à ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tentativa de golpe de Estado.

O pedido para afastar o ministro, no entanto, foi negado pela presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha. Na avaliação dela, os argumentos apresentados pelos advogados não se enquadram nas situações previstas pela legislação para declarar a suspeição de um integrante da Corte. Diante da negativa, a defesa recorreu ao plenário, que decidirá sobre o tema ainda neste mês.

Além desse recurso, o tribunal militar conduz uma ação destinada a verificar se Bolsonaro e outros militares condenados pela Justiça devem ser considerados incompatíveis ou indignos para permanecer no oficialato. O procedimento não revisa as condenações já impostas, mas analisa exclusivamente a manutenção das patentes militares. Caso haja a perda do posto, os rendimentos vinculados à carreira poderão ser convertidos em pensão para dependentes habilitados.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar humanitária por prazo determinado. A medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes em razão de questões de saúde que exigiram acompanhamento médico. A autorização tem validade de 90 dias e está prevista para terminar no final deste mês.

A AMBIÇÃO HUMANA

Por Humberto Pinho da Silva
Recentemente houve no nosso País (Portugal), campanha eleitoral; não foi muito diferente, das realizadas em nações democratas e civilizados.

Alguns candidatos em lugar de debaterem ideias, apresentando soluções concretas e viáveis, para melhorarem o bem-estar do povo, limitaram-se a denegrir, com mais ou menos educação, o antagonista. O diálogo que devia ser cortês, descambou, muitas vezes, ao que meu pai chamava: a nível de antigos saleiros.

Tanta contenda para atingir o que costumam - segundo dizem, - acarretar muitos e graves dissabores!

Durante a visita que D. Pedro II, realizada, em 1872, à cidade do Porto, manifestou o desejo de visitar o célebre romancista, Camilo Castelo Branco, para o condecorar com a: " Ordem da Rosa".

Vivia o escritor, nessa época, a São Lazaro, na baixa portuense.

Recebeu o Imperador, na sua modesta salinha de visitas. Enquanto o guardava, entreteve-se a observar as gravuras que pendiam pelas paredes, que representavam reis e poetas.

Ao chegar o romancista, vendo-o a examinar atentamente os quadros, disse-lhe, sorrindo:

- Vossa Majestade está a apreciar os retratos de seus antepassados?!

- Sim : mas reparei apreensivo, na fisionomia de todos, e vi que têm um ar de tristeza... exceto Béranger!...

-Sabe Vossa Majestade o motivo? - Interroga Camilo, não aguardando resposta:

- É mais fácil escrever versos, do que leis!...

Todos sabemos essa grande verdade; e o risco permanente da espada de Dâmocles.

O poeta, jornalista e o escritor, a única desfeita que podem receber, são críticas injustas e humilhações; mas, ao político, além de graves desfeitas, até a vida lhe pode correr perigo...

Mesmo assim, escritores, professores, industriais e simples homens do povo, erguem-se em bicos de pés, para alcançarem lugares cimeiros na Política, que lhes empreste: fama, prestígio, condecorações... e dinheiro; além de muitas ingratidões de amigos, e parentes...

‘Eriksen ficou inconsciente, mas recobrou sentidos rapidamente’, revela médico da Dinamarca

Foto: Reprodução/Instagram @chriseriksen8
O médico da seleção da Dinamarca, Morten Boesen, revelou neste domingo (07/06) que o meio-campista Christian Eriksen chegou a ficar inconsciente, mas recobrou os sentidos rapidamente. As informações são doR7.

O craque da equipe nacional e maestro do Wolfsburg sofreu um novo mal súbito e caiu no gramado hoje, durante amistoso contra a Ucrânia em Odense, na Dinamarca.

“Christian está bem e saiu do campo caminhando com as próprias pernas. Como se observou, o marcapasso funcionou como deveria. Ele ficou brevemente inconsciente, mas recobrou os sentidos muito rapidamente, e conseguimos conversar com ele na hora”, disse.

“Agora, ele vai passar por exames mais detalhados no hospital para determinar o que causou o incidente. Estamos em contato em tempo real com ele e os médicos no hospital. Mas Christian passa bem, e ele me pediu para cumprimentar e dizer a todos os jogadores que ele está ok”, completou.

Guerra de Espadas deve ocorrer de forma legal pela 1ª vez na Bahia

Foto: Reprodução / TV São Francisco
Tradição centenária fortemente arraigada na cultura de algumas cidades baianas, a Guerra de Espadas se encaminha para acontecer de forma legalizada pela primeira vez no estado este ano. A expectativa é que aconteça em Senhor do Bonfim, em local separado dos demais festejos e com espadas de fogo certificadas. Via G1

Dentre outras medidas e ações que devem permitir a realização da brincadeira em Senhor do Bonfim, a conquista é resultado de um trabalho conjunto entre diversos órgãos públicos e a Associação dos Espadeiros da cidade (Acesb), que assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em dezembro do ano passado, proposto pelo Ministério Público da Bahia (MPBA).

A tradição de soltar artefatos explosivos nos festejos juninos está ligada à noite de 23 de junho, véspera do São João. O costume chegou ao Brasil com os portugueses a partir do século XIX, e se consolidou em algumas localidades a partir do século passado.

Na Bahia, a prática foi proibida pela primeira vez pela Vara Criminal em Cruz das Almas em 2011, em resposta à ação movida pelo Ministério Público estadual, e desde 2017 é considerada ilegal em todo território baiano por decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Em 2019, a causa chegou no Supremo Tribunal Federal (STF), quando o ministro Luiz Fux confirmou as decisões anteriores, mantendo a proibição.

Um dos principais argumentos para considerar a ilegalidade da expressão cultural popular está baseada na Lei do Desarmamento, de 2003, que é clara ao apontar que qualquer artefato explosivo sem registro no Ministério do Exército é ilegal. Esta é a situação das espadas juninas, que são produzidas dentro de um bambu com pólvora e limalha de ferro, dentre outros materiais, e ainda está em processo de regularização da produção legalizada.

Brasil registra 43 casamentos entre pessoas do mesmo sexo por dia em 2025

Por Folhapress
Foto: Agência CNJ
O Brasil registrou cerca de 43 casamentos entre pessoas do mesmo sexo por dia em 2025, o equivalente a quase duas uniões por hora, segundo dados da Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) divulgados neste domingo (7), dia em que São Paulo recebe a 30ª edição da Parada do Orgulho LGBT+.

Foram 15.520 casamentos homoafetivos no ano passado. Em comparação com 2024, quando 14.247 uniões foram registradas em cartório, o aumento foi de 8,9%.

Números preliminares de 2026 indicam que a tendência deve permanecer em alta. Entre janeiro e maio deste ano, foram registrados mais de 6.000 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, volume que pode levar a um novo recorde ao fim do ano, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil, plataforma nacional administrada pela Arpen.

O resultado de 2025 representa ainda um crescimento de 11% em relação a 2013, ano em que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) publicou a Resolução nº 175, que proibiu os cartórios de recusarem a celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Na comparação com 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, o crescimento chega a 78%. Naquele período, foram registrados cerca de 8.700 casamentos homoafetivos. O avanço, porém, deve ser analisado com cautela, já que as restrições impostas durante a crise sanitária reduziram a realização de cerimônias em todo o país. Em 2019, antes da pandemia, foram contabilizadas 12.957 uniões homoafetivas.

Para o presidente da Arpen, Devanir Garcia, o salto observado entre 2020 e 2025 pode refletir uma demanda represada durante a pandemia. Os aumentos graduais registrados ano a ano, porém, também indicam maior abertura e conscientização da população sobre seus direitos.

"O crescimento registrado nos últimos anos vai além do efeito da recuperação pós-pandemia. Embora 2020 tenha sido um período excepcional, com restrições que afetaram a realização de casamentos em todo o país, os dados mostram uma tendência consistente de aumento na procura pelos cartórios por parte da população LGBT+", afirma.

Para a Arpen, os números refletem o fortalecimento do acesso a direitos garantidos pela legislação brasileira. Nos anos anteriores, foram registrados 13.965 casamentos homoafetivos em 2023, 13.393 em 2022 e 11.492 em 2021.

COMO REALIZAR O CASAMENTO CIVIL

ITAJUÍPE VENCE ITAPÉ POR 3 A 1 E CONQUISTA DE FORMA INVICTA A COPA CACAU 2026

Com gols de Adriel, Dedeu e Jhon, seleção fez a festa da torcida no Estádio Humberto Badaró e levantou a taça neste domingo (07).
Neste domingo, dia 07, o Estádio Humberto Badaró foi o palco de uma verdadeira do futebol regional. Em uma final eletrizante e com as arquibancadas pulsando, a seleção de Itajuípe derrotou Itapé por 3 a 1 e levantou a taça da I Copa Cacau CDS Litoral Sul, coroando uma campanha irretocável e totalmente invicta. Via copacacau

Empurrada por uma torcida apaixonada, a equipe da casa mostrou superioridade durante boa parte da decisão. Com um futebol envolvente, Itajuípe construiu o placar com gols marcados por Adriel, Dedeu e Jhon. O time soube ditar o ritmo da partida, pressionando nos momentos certos e administrando o resultado até o apito final.

Do outro lado, a valente seleção de Itapé foi uma adversária digna de final. A equipe lutou bravamente até o último minuto, encerrando sua participação de cabeça erguida. O prefeito de Itapé, Reinaldo das Batatas, fez questão de exaltar a campanha do município. "O sentimento hoje é de pura gratidão. Chegamos à final com muito mérito e suor. Quero parabenizar o nosso time pela garra demonstrada em campo e, principalmente, a nossa torcida, que deu um show à parte e nos apoiou do início ao fim.", exaltou o prefeito de Itapé.
O encerramento da competição também foi momento de celebrar o impacto do esporte na região. O vice-presidente do CDS Litoral Sul e prefeito de Almadina, Marciel Pinheiro, destacou o trabalho conjunto que viabilizou o torneio."A Copa Cacau foi um sucesso absoluto em todos os sentidos. Quero agradecer imensamente o apoio do Governo do Estado, através da Sudesb, que foi fundamental para essa realização. Meu agradecimento especial também a todos os prefeitos e prefeitas dos municípios consorciados que abraçaram esse projeto, e à nossa incansável equipe do consórcio, que trabalhou duro para entregar uma competição de excelência.", falou Marciel Pinheiro.

Entidades repudiam prisão de jornalista perseguido por Zambelli

Decisão é do Juizado Especial Criminal do Foro de Barra Funda, em SP
Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil
© Reprodução vídeo/ Facebook
Entidades ligadas ao jornalismo manifestaram repúdio à decisão do Juizado Especial Criminal do Foro de Barra Funda, em São Paulo (SP), de determinar a prisão, em regime aberto, do profissional Luan Araújo. Em outubro de 2022, ele foi alvo de uma perseguição a mão armada por parte da então deputada federal Carla Zambelli.

A prisão foi uma decisão do juiz José Fernando Steinberg. Ele argumentou que o “condenado, apesar de devidamente intimado, não cumpriu a prestação pecuniária imposta”. Araújo, que está desempregado, precisava pagar uma indenização de R$ 2,2 mil em vista da condenação por “difamação”. Ele foi considerado culpado por ter publicado um texto com críticas a Carla Zambelli.

Luan Araújo escreveu, na ocasião, que Zambelli integrava uma “seita de doentes de extrema direita que a segue incondicionalmente e segue cometendo atrocidades”.

Em nota, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (Conajira/Fenaj) criticaram a punição ao jornalista.

“[As entidades] vêm a público repudiar a decisão da Justiça paulista que determinou a prisão, em regime aberto, do jornalista Luan Araújo em razão do não pagamento de R$ 2.216,30 decorrentes de uma condenação por difamação em ação movida pela ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)”, diz a nota.

"Estou triste"
A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial divulgou ainda um posicionamento de Luan Araújo, que prevê um período complicado pela frente. “Estou triste com toda essa repercussão, mas também feliz por ver o acolhimento das pessoas.”

Segundo a comissão, ele tem pedido apoio diante do cenário que tem enfrentado. “Estou sem emprego e tentando buscar uma oportunidade de trabalho”, afirmou.

Depois da condenação, Luan Araújo publicou nota nas redes sociais em que considera “injusta” a condenação. “Problemas psicológicos, desemprego, falta de oportunidades, uma condenação na justiça por um texto que escrevi, onde a justiça quer que eu pague um dinheiro que eu não tenho para pagar uma condenação que eu considero injusta”, disse.

Ainda nas redes, Araújo lamentou que a ex-deputada federal teve o pedido de extradição rejeitado pela Justiça da Itália. “Apesar da condenação dela no STF, ela não precisará cumprir lá na Europa, solta. Enquanto isso, tô tendo que fazer uma vaquinha para conseguir entrar com um processo por danos morais contra ela.”

Ele se considerou “desesperançoso”. “Não vou deixar de lutar, mas tenho muito menos armas que ela.”

O caso

Pilotos morrem após avião explodir durante pouso de emergência na República Dominicana

Foto: Reprodução
Um avião executivo caiu e explodiu durante uma tentativa de pouso de emergência no aeroporto internacional de La Romana, na República Dominicana, neste domingo (7). O piloto e o copiloto estavam abordo e ambos morreram no acidente.

Segundo o Instituto Dominicano de Aviação Civil (Idac), não havia passageiros na aeronave. O jato Gulfstream G200, registrado nos Estados Unidos, havia acabado de chegar de Porto Rico. Após ser reabastecido, decolou com destino a Austin.

De acordo com as autoridades aeronáuticas, a tripulação declarou emergência quando a aeronave estava a cerca de 16 milhas náuticas (aproximadamente 30 quilômetros) a sudoeste do aeroporto. O comandante relatou problemas técnicos graves e falhas nos motores.

Na tentativa de retornar ao terminal de La Romana, os pilotos iniciaram uma manobra de aproximação para pouso. Informações preliminares apontam que a aeronave tentou acessar a pista em sentido contrário ao padrão de tráfego aéreo predominante naquele momento.

Durante a tentativa de pouso de emergência, o avião se chocou contra a pista, explodiu e foi tomado pelas chamas logo em seguida. As autoridades da República Dominicana informaram que os protocolos de emergência foram acionados e que uma investigação foi aberta para determinar as causas do acidente.

Fluminense de Feira bate o Leônico e garante classificação na Série B do Baiano 2026

Touro do Sertão vence por 3 a 0 no Joia da Princesa, mantém campanha perfeita e segue isolado na liderança da Série B
Sidnei Campos / Folha do Estado
O centroavante Tiago Recife na comemoração do segundo gol da partida no Estádio Joia da Princesa | Foto: Gledson Santos /Folha do Estado

O planejamento de bastidores e a engrenagem tática da SAF tricolor atingiram o ápice da eficiência antes mesmo do encerramento da primeira fase. Jogando na tarde deste domingo (7), no Estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, o Fluminense de Feira manteve a sua dinastia ao atropelar o Leônico por 3 a 0, pela sexta rodada da Série B do Baiano 2026.

Mais do que a manutenção da invencibilidade, o triunfo maiúsculo diante da torcida feirense garantiu ao clube o seu primeiro grande objetivo institucional na temporada: a classificação matemática antecipada para as semifinais. Sob o comando técnico de Edu Silva, o Touro do Sertão alcançou a impressionante marca de seis vitórias em seis partidas, sustentando os 100% de aproveitamento e se isolando como a força a ser batida no estado.

Primeiro Tempo: Artilheiros em dia de graça no Joia
Ditando o ritmo das ações desde o apito inicial, o Fluminense não tomou conhecimento do bloqueio defensivo do “Moleque Travesso”. Explorando a velocidade pelos lados do campo, o primeiro grito de gol nasceu dos pés do atacante Nael, que escorou com categoria para anotar o seu quarto tento na competição e abrir o placar em Feira de Santana.

Mantendo o abafamento na saída de bola, o Tricolor Feirense forçou o erro da zaga da capital e sofreu uma penalidade máxima clara dentro da grande área. O experiente centroavante Tiago Recife assumiu a responsabilidade da cobrança e, com enorme frieza, deslocou o goleiro adversário para também atingir a marca de 4 gols no campeonato e desenhar o confortável 2 a 0 antes do intervalo.
João Grilo fecha a conta e completa a festa tricolor

Na etapa complementar, o Leônico esboçou uma reação na base da força física, mas esbarrou na sólida linha defensiva montada por Edu Silva. Controlando os espaços e explorando as transições em velocidade, o Fluminense decretou o nocaute técnico. O meia João Grilo apareceu de surpresa na área, finalizou com precisão para marcar o seu primeiro gol nesta Série B e dar números finais ao confronto: 3 a 0.

A CAMPANHA PERFEITA DO TOURO DO SERTÃO: 
• Jogos Disputados: 6 partidas oficiais. • Vitórias Conquistadas: 6 triunfos (100% de aproveitamento). • Pontuação na Tabela: 18 pontos isolados na liderança. • Saldo de Gols: Impressionantes +18 gols de saldo. • Tabu Ampliado: 33ª vitória histórica do Fluminense sobre o Leônico.

Próximo desafio em Jacobina com vaga bem encaminhada
A vitória maiúscula também ecoou na galeria de memórias do clássico, representando o 33º triunfo do Touro sobre o rival em 74 duelos oficiais, ampliando de vez a soberania histórica do interior sobre a capital.

Com o passaporte devidamente carimbado para a fase de “mata-mata” onde o acesso real para a elite de 2027 será decidido, a comissão técnica ganha tranquilidade política e tática para rodar o plantel e testar novas variações de jogo nas três rodadas restantes da fase de classificação.

Pataxós bloqueiam estrada no Extremo Sul baiano contra desocupação de área

Foto: Reprodução / Radar News
Indígenas da comunidade Pataxó Aldeia Velha voltaram a interditar a Estrada da Balsa, em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro. O fato ocorre desde as 5h da manhã desta segunda-feira (8).

Segundo o Radar News,  o bloqueio ocorre em um trecho próximo ao parque aquático, após a Ladeira da Santa, e, até a última atualização, não havia previsão para a liberação da via.

Ao site, o cacique Reinaldo Pataxó declarou que a manifestação foi organizada em protesto contra uma decisão da Justiça Federal que determinou a desocupação da Fazenda Santo Amaro, área atualmente ocupada pela comunidade indígena.

O líder indígena afirmou ainda que o grupo considera a medida judicial injusta e defende que o território pertence historicamente ao povo Pataxó.

“Estamos fechando a Estrada da Balsa em protesto contra a liminar concedida pela Justiça que determina a desocupação da nossa terra, a Aldeia Velha. Consideramos essa decisão injusta, porque a área pertence ao nosso povo. É preciso respeitar os direitos dos indígenas”, declarou.

A decisão foi proferida pelo juiz federal Pablo Baldivieso, da Subseção Judiciária de Eunápolis, no âmbito de uma ação movida pela empresa Cosvar Agropecuária Ltda. A área objeto da disputa tem quase 1,2 mil hectares e está localizada no distrito de Arraial d’Ajuda.

SEGUNDA OCUPAÇÃO
Esta é a segunda interdição promovida pela comunidade indígena em menos de uma semana em razão do mesmo conflito fundiário. Na noite do último dia 2 de junho, integrantes da Aldeia Velha também bloquearam a Estrada da Balsa em protesto contra a decisão judicial que determinou a desocupação da área.

Na ocasião, os manifestantes informaram que o ato tinha como objetivo chamar a atenção para a disputa territorial envolvendo a área reivindicada pelos Pataxó e contestar a ordem de reintegração de posse.

Cigarros, bebidas alcoólicas e refrigerantes terão “imposto do pecado” a partir de 2027

Novo tributo previsto na reforma tributária pretende desestimular o consumo de produtos considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Foto: Eaters Collective/ Unsplash
O Imposto Seletivo, conhecido como “imposto do pecado”, deve começar a ser cobrado a partir de 2027 sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes e apostas esportivas. A medida foi aprovada na reforma tributária e ainda depende de regulamentação pelo Congresso Nacional. Via G1

Além desses produtos, o imposto também poderá incidir sobre veículos mais poluentes, atividades de extração mineral, loterias e fantasy sports.

O objetivo do governo federal é aumentar a tributação de produtos e atividades considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. Segundo o Ministério da Fazenda, a medida tem caráter regulatório e busca reduzir o consumo desses itens.

“O projeto está em desenvolvimento interno em nível técnico de governo e depende de ajustes e definições finais, antes de sua divulgação. Apenas após a definição das alíquotas será possível estimar os eventuais impactos econômicos”, informou o Ministério da Fazenda.

As alíquotas ainda não foram definidas. O governo informou que enviará ao Congresso, até o fim deste ano, o projeto de regulamentação que estabelecerá os percentuais de cobrança para cada produto ou atividade.

Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Especialistas alertam para riscos da automedicação
Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O uso de corticoides de forma inadequada e adquiridos sem receita médica pode levar ao desenvolvimento e aumento de casos de glaucoma. O alerta é do presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), Roberto Murad Vessani.  Por: Agência Brasil 

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico, provocada pela elevação da pressão ocular e não tem cura. Quando não é tratada, pode levar à cegueira.

Estima-se que pelo menos 1,7 milhão de brasileiros convivam com a doença. Segundo Vessani, cerca de 2,5% a 3,5% dos indivíduos acima dos 40 anos já têm glaucoma.

Tanto colírios usados para aliviar irritação ocular como outros medicamentos que contenham corticoides como pomadas ou comprimidos podem provocar glaucoma quando utilizados sem acompanhamento médico.

Os corticoides são medicamentos usados para reduzir inflamações do organismo, como nos casos de irritações nos olhos, alergias, crises respiratórias, sinusites e dores inflamatórias. O alívio costuma ser rápido e isso faz com que muitas pessoas passem a reutilizar essas medicações por conta própria sempre que os sintomas reaparecem.

Anatel prorroga medidas contra ligações de telemarketing abusivo até 2028

Agência afirma que ações impediram cerca de 247 bilhões de chamadas abusivas nos últimos quatro anos.
Por Lala Freitasblogdovalente
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prorrogou até 31 de outubro de 2028 as medidas de combate às chamadas abusivas de telemarketing. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (5) e mantém as regras que permitem bloquear empresas que realizam grande volume de ligações indesejadas.

Segundo a Anatel, as medidas adotadas desde 2022 impediram que aproximadamente 247 bilhões de chamadas consideradas abusivas chegassem aos consumidores brasileiros.

Pelas regras atuais, empresas que realizarem mais de 100 mil chamadas curtas por dia e apresentarem índice superior a 85% de ligações encerradas em até seis segundos podem ser bloqueadas por 15 dias.

De acordo com a agência, mais de mil empresas já foram punidas por descumprirem as determinações. A expectativa é que a prorrogação continue reduzindo o número de ligações indesejadas recebidas pelos usuários.

Além da fiscalização, os consumidores podem utilizar a plataforma Não Me Perturbe para bloquear gratuitamente chamadas de empresas de telecomunicações e instituições financeiras. O serviço permite cadastrar o número de telefone e solicitar o bloqueio das ligações comerciais, que passa a valer em até 30 dias.

Petróleo dispara mais de 4% após ataques entre Irã e Israel

Retomada de ataques entre as duas nações aumenta preocupação com novas restrições em Ormuz
Exame.com
Navios-tanque e outras embarcações no Estreito de Ormuz, na costa de Musandam, Omã, em 18 de abril de 2026 | Reuters/Stringer/Foto de arquivo
O preço do petróleo subiu mais de 4% nesta segunda-feira (8) após Israel e Irã trocarem ataques militares pela primeira vez desde o início do cessar-fogo acordado em abril, elevando o temor de uma nova escalada no Oriente Médio e de novos riscos ao fluxo de exportação pelo Estreito de Ormuz.

O Brent, referência internacional, avançou 4,9% e chegou a US$ 97,65 o barril, atingindo a máxima de US$ 97,83 durante o pregão. O WTI americano subiu 4,5%, para US$ 94,64 o barril, com pico próximo de US$ 95.

Ataques e reações
A Força Aérea israelense afirmou ter atingido alvos militares no oeste e no centro do Irã. Teerã respondeu com novos ataques às bases aéreas israelenses de Nevatim e Tel Nof, segundo a agência semioficial Fars, citando a Guarda Revolucionária Islâmica. Os houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, também anunciaram o bloqueio de navios israelenses no Mar Vermelho.

O presidente americano Donald Trump foi informado dos ataques e afirmou que a ofensiva iraniana "certamente não vai ajudar as negociações". Um oficial iraniano envolvido nas conversas com Washington disse que "um acordo com o presidente Trump não é mais viável neste estágio".

Trump havia pedido ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu que não retaliasse, mas Israel ignorou o apelo. O líder americano disse que cabe a ele, não a Netanyahu, ditar os termos de qualquer acordo com o Irã. "Eu dou as ordens. Eu dou todas as ordens", afirmou o presidente ao Financial Times.

Mercado teme Ormuz

Justiça de SP nega indenização por comentário sobre dívida em rede social

Para juiz, comentário nas redes sociais não foi ofensivo para gerar reparação
Freepik
A Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Nuporanga (SP) negou pedido de indenização por danos morais proposto por inquilinos que alegavam ter sido expostos em rede social em razão da cobrança de aluguel em atraso. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.

Na decisão, o juiz Iuri Sverzut Bellesini afirmou que a dívida era incontroversa e que a publicação, embora inadequada, não apresentou conteúdo ofensivo capaz de gerar reparação.

No caso, os moradores deixaram de pagar o aluguel. Diante da inadimplência e após algumas tentativas de cobrança sem sucesso, o proprietário escreveu comentário na postagem de uma vizinha com referência à dívida, ao fato de os inquilinos realizarem churrascos frequentes e às despesas de água e energia elétrica que, segundo ele, vinha suportando. A manifestação repercutiu e recebeu diversos comentários da vizinhança, o que motivou o pedido de indenização.

“Grito desesperado”
Ao analisar o caso, o juiz reconheceu que a dívida existia, foi cobrada diversas vezes e permaneceu sem pagamento, agravando a situação financeira do locador.

Ataque com faca deixa 6 feridos em estação de trem em NY

Suspeito foi detido pela polícia de Amtrak; motivação da agressão é investigada
Camila Stucaluc/sbt
Ataque com faca deixa 6 feridos em estação de trem em NY | Reprodução/Reuters
Seis pessoas ficaram feridas em um ataque com faca dentro da Penn Station, em Nova York, na noite de domingo (7). Segundo as autoridades, todas as vítimas foram levadas para um hospital próximo, enquanto um homem suspeito pela agressão foi detido pela polícia de Amtrak.

A motivação do ataque não foi identificada. Pelas redes sociais, o prefeito Zohran Kwame Mamdani lamentou o ocorrido e disse que as autoridades investigam o caso.

“Meu coração está com todos que foram feridos, seus entes queridos e todos aqueles abalados por essa violência inaceitável. Desejo a cada uma das vítimas uma recuperação completa e rápida. inha administração está em contato com os oficiais da Amtrak enquanto investigam esse incidente”, escreveu.

O ataque ocorreu pouco antes de dois grandes eventos esportivos em Nova York: as finais da Associação Nacional de Basquete (NBA, na sigla em inglês), que acontecem dia 8 e 10 de junho na região, e a Copa do Mundo de futebol, na qual terá o MetLife Stadium como sede de oito partidas do torneio.

Em relação às finais da NBA, a prefeitura já havia anunciado novas medidas de segurança, incluindo uma política de proibição de bolsas. A precaução veio após o presidente Donald Trump anunciar que acompanharia a partida desta segunda (8), entre New York Knicks e San Antonio Spurs, no Madison Square Garden. O jogo também deve contar com a presença de Zohran.

Casos de burnout crescem 900% na Bahia e acendem alerta para saúde mental dos trabalhadores

Reprodução
Os afastamentos por burnout cresceram de forma expressiva na Bahia e em todo o Brasil nos últimos anos. Dados do Ministério da Previdência Social apontam que as licenças concedidas por conta da síndrome de esgotamento profissional aumentaram cerca de 900%, refletindo o avanço dos problemas de saúde mental no ambiente corporativo e a crescente pressão por produtividade. Luana Veiga/ Alô Alô Bahia

Em todo o país, o número de benefícios por incapacidade temporária relacionados ao burnout saltou de 823 para mais de 7.500 em apenas quatro anos. Na Bahia, a tendência também preocupa especialistas, com milhares de trabalhadores afastados anualmente devido ao adoecimento causado pelo trabalho.

Entre as categorias mais afetadas estão profissionais da saúde, bancários e trabalhadores do comércio. Especialistas apontam que fatores como metas excessivas, jornadas prolongadas, sobrecarga de funções e assédio moral estão entre as principais causas do esgotamento físico e emocional.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Síndrome de Burnout é considerada uma doença ocupacional e possui respaldo legal no Brasil. O transtorno pode provocar sintomas como exaustão extrema, ansiedade, dificuldades de concentração, alterações no sono e perda de desempenho profissional.

Trabalhador com burnout pode ter estabilidade no emprego
A legislação brasileira prevê uma série de direitos para trabalhadores diagnosticados com burnout. Quando o afastamento supera 15 dias e há emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o benefício pode ser enquadrado como doença ocupacional.

Nesses casos, após o retorno às atividades, o empregado passa a ter direito à estabilidade no emprego por 12 meses, além da proteção previdenciária garantida pela legislação trabalhista.

Como denunciar assédio moral e cobranças abusivas

Incêndio de grandes proporções destrói 27 ônibus em Belo Horizonte

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 27 coletivos foram atingidos pelas chamas/Redes sociais
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma garagem de ônibus na tarde deste domingo, 7, no bairro Dom Cabral, região Noroeste de Belo Horizonte, e provocou momentos de tensão entre moradores da capital mineira. Marcos Escrivani / jornalpp

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 27 coletivos foram atingidos pelas chamas, que se espalharam rapidamente pelo pátio onde os veículos estavam estacionados.

A densa fumaça preta gerada pelo incêndio pôde ser vista de vários pontos da cidade, chamando a atenção de moradores e motoristas. Imagens registradas por testemunhas mostram a intensidade do fogo e a dimensão dos danos causados.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas e atuaram no combate às chamas, evitando que o incêndio atingisse áreas vizinhas e controlando a situação após um trabalho intenso.

Informações iniciais indicam que o fogo pode ter começado em um lote vago próximo à garagem e, em seguida, se alastrado para o local onde estavam os ônibus. As causas, no entanto, ainda serão investigadas.

Apesar da gravidade da ocorrência, não há registro de vítimas. O caso segue sob apuração das autoridades competentes.

Bebê de 10 meses morre com sinais de violência sexual em Salvador

Reprodução/ SSP-BA
Um bebê de 10 meses morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Santo Inácio, em Salvador, no último sábado (6). O caso está sob investigação. A principal suspeita levantada pelas autoridades é de que a criança tenha sofrido violência sexual. Via Ibahia

A Polícia Militar foi acionada logo após a admissão da vítima na unidade, onde o quadro clínico evoluiu rapidamente para o óbito.

Diante da gravidade da situação, a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA) instaurou um inquérito para apurar a denúncia de estupro de vulnerável.

Os responsáveis pelo bebê foram identificados pela Polícia Militar e direcionados à Polícia Civil para a adoção das medidas legais cabíveis. A equipe de investigação já iniciou a coleta de depoimentos de testemunhas e realiza diligências para elucidar as circunstâncias da morte.

O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, localizado no bairro dos Barris, na capital baiana, onde passará por exames periciais necessários para confirmar a causa do falecimento. Até o momento, os laudos técnicos que podem comprovar a violência ainda não foram divulgados.

Garis podem receber salário de R$ 3 mil; projeto está em votação

Ascom PMI
Trabalhadores responsáveis pelos serviços de varrição e coleta de resíduos urbanos podem conquistar uma série de novos direitos em todo o país. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4146/20, que estabelece um piso salarial nacional de R$ 3.036 para os garis. Via A Tarde

A proposta foi aprovada em março deste ano pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora aguarda análise do Senado Federal. Somente após a aprovação dos senadores o texto poderá seguir para sanção presidencial.

Além da criação do piso salarial nacional, a proposta prevê benefícios voltados aos profissionais que atuam diariamente na limpeza urbana.

Entre as medidas previstas está o pagamento de adicional de insalubridade de 40% para trabalhadores expostos a condições prejudiciais à saúde.

O texto também garante aposentadoria especial aos profissionais que exercem atividades consideradas de risco à saúde ao longo da carreira.

Outra previsão do projeto é a possibilidade de inclusão de benefícios como vale-alimentação, cesta básica mensal e plano de saúde, que poderão ser definidos por meio de convenções coletivas.

A criação do novo piso salarial deve gerar impacto significativo nas contas das prefeituras brasileiras.

Turista pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para recuperar celular

Foto: Reprodução / X
Um turista foi flagrado pulando nas águas das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, para recuperar um celular que havia caído no local. O caso aconteceu no sábado (6) e foi registrado por visitantes que estavam na atração. As imagens viralizaram nas redes sociais. Via BN

Nos vídeos, é possível ver o homem saltando em uma área próxima às quedas d’água para buscar o aparelho. Em seguida, ele se pendura na estrutura da passarela e tenta retornar ao percurso utilizado pelos visitantes.

Em nota, a administração do Parque Nacional do Iguaçu informou que o turista é brasileiro, mas não teve a identidade divulgada. Segundo o parque, bombeiros civis que atuam no monitoramento das trilhas e da passarela de acesso à Garganta do Diabo realizaram uma intervenção imediata ao tomarem conhecimento da situação.

“Ao tomar conhecimento da situação, os profissionais realizaram a intervenção imediata, orientaram o visitante sobre os procedimentos de segurança e acompanharam o turista até o término do passeio, quando ele foi retirado do parque”, informou a administração.

O parque destacou ainda que é proibido ultrapassar, subir ou sentar nos guarda-corpos instalados ao longo das passarelas, seja para tirar fotos ou recuperar objetos.

A orientação é que, em casos de queda de pertences na água ou nas encostas, os visitantes acionem as equipes de bombeiros para que seja avaliada a possibilidade de resgate em condições seguras.

Segundo a administração, as ações de recuperação de objetos são realizadas de forma integrada entre bombeiros, equipes de segurança e, quando necessário, com apoio da Polícia Militar.

“Essa medida é fundamental para preservar a integridade dos profissionais envolvidos nas operações de resgate e garantir a segurança dos demais visitantes”, acrescentou a nota.

Homem tenta defender mulheres de assédio na rua e é morto na frente de criança de 10 anos

Crédito: Reprodução
Um homem identificado com Ailton da Silva, 57 anos morreu após tentar proteger duas mulheres que estavam sendo importunadas por um desconhecido na madrugada deste sábado (6), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso foi registrado por câmeras de segurança e terminou com a prisão em flagrante do suspeito, identificado como Antonio Edson de Oliveira Alves, de 47 anos.

Segundo informações do g1, as mulheres deixavam uma festa junina quando passaram a ser seguidas pelo homem. Conforme o registro da ocorrência, ele insistia em saber se elas eram solteiras e tentou acompanhá-las até em casa. Mesmo após receber negativas, continuou perseguindo as vítimas pelas ruas do bairro Nossa Senhora de Fátima.

Ao perceber a situação, o homem de 57 anos resolveu intervir e pediu que o suspeito deixasse as mulheres em paz. A reação foi imediata. De acordo com testemunhas, Antonio Edson desferiu um soco no rosto da vítima, que caiu no chão e bateu violentamente a cabeça. O momento foi presenciado pelo filho do agressor, uma criança de aproximadamente 10 anos.

As imagens também registraram o desespero das mulheres e das pessoas que estavam próximas. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima perdeu a consciência logo após a queda e começou a convulsionar. Moradores acionaram o socorro e iniciaram tentativas de reanimação enquanto aguardavam atendimento médico.