> TABOCAS NOTICIAS

.

.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

BA: Scheila Carvalho é demitida da Record Bahia e Carla Cristina assume o Bom D+

Deu no site Bocão News que a cantora baiana, Carla Cristina, passa a comandar o programa Bom D+, da Record Bahia. 
Em seu perfil no Instagram, Cristina já publicou fotos de um dos momentos da gravação do programa. Segundo fontes ligadas ao site, a ex-dançarina do É o Tchan, Scheila Carvalho, foi demitida da emissora. 
Em contato com a Record Bahia, a reportagem foi informada que um posicionamento oficial deve ser divulgado ainda nesta terça (19).
Do Portal Jornal da Chapada/FOTO: Montagem do JC

Bahia é 6° estado que mais mata negros no país

por Francis Juliano/Foto: Reprodução
Um estudo divulgado nesta terça-feira (19) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta a Bahia na quinta posição em perda de expectativa de vida para homens negros. O dado é apresentado no trabalho “Vidas Perdidas e Racismo no Brasil”, que coloca também o estado na sexta posição em homicídios contra negros em todo o país, com um percentual de 47,3 para cada cem mil pessoas, enquanto entre os não negros o índice é de 11,3 para cem mil. No caso de perda de expectativa de vida para não brancos, a Bahia fica na 18ª colocação. O estado com maior percentual de assassinatos contra negros no país é Alagoas, com 80,5 para cada cem mil. Divulgado um dia antes do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20) de novembro, o estudo calcula impactos de mortes violentas (acidentes de trânsito, homicídio, suicídio, entre outros) na expectativa de vida de negros e não negros, baseados no Sistema de informações sobre Mortalidade (SIM/MS) e no Censo Demográfico do IBGE de 2010. No mesmo período, enquanto a taxa de homicídios de negros é de 36 mortes por 100 mil negros em todo país, a mesma medida para os “não negros” é de 15,2. Para cada homicídio de não negro, são assassinados outros 2,4 negros. Ainda de acordo com o levantamento, entre 1996 e 2010, foi constatado que não só características socioeconômicas, a exemplo de escolaridade, gênero, idade e estado civil, são determinantes em mortes violentas, mas também a cor da pele. Segundo a pesquisa, a vítima “quando preta ou parda, faz aumentar a probabilidade do mesmo ter sofrido homicídio em cerca de oito pontos percentuais”.BN

Vaza na internet a possível bola da final da Copa de 2014

Por enquanto não há informações como nome ou grandes detalhes, mas esta seria a bola usada na decisão da Copa do Mundo do Brasil. 
Como de costume (em 2010 houve a jabulani e a jobulani), a pelota terá uma versão especial com detalhes em dourado para a final. A original, utilizada em toda a competição, se chamará Brazuca.
Do Portal Jornal da Chapada/FOTO: Divulgação

ITABUNA-BA: VEREADORES SE REÚNEM COM SECRETÁRIO DE SAÚDE PARA DISCUTIR O PROBLEMA DOS DIABÉTICOS

Durante sessão especial realizada na Câmara no dia 12 de novembro, a população diabética relatou que a Prefeitura não disponibiliza fitas para medição da glicose. Além disso, o SESP, que prestava atendimento especial aos diabéticos, foi fechado para reforma.
Na última segunda-feira (18), os vereadores César Brandão ( PPS), Ailson Souza (PRTB) e Glebão (PV) se reuniram com o secretário de saúde de Itabuna, Plínio Adry, para levar tais reivindicações e buscar soluções para a população.
Segundo o vereador Ailson Souza, o secretário explicou que a falta de fitas será sanado a partir dessa quinta-feira (21), pois já foi realizada a licitação e o material será distribuído. Plinio Adry garantiu ainda, o retorno ao SESP, onde os diabéticos receberão atenção especial .

Brasil vence último amistoso do ano contra o Chile por 2 a 1

Amistoso: Brasil x Chile
Robinho cabeceia para marcar o gol da vitória do Brasil sobre o Chile, em Toronto AFP PHOTO / GEOFF ROBINS
O que o Brasil de Neymar pode fazer quando seu principal craque não está inspirado? Nesta terça, em Toronto, no Canadá, a seleção provou que pode, ao menos, bater o Chile. Mesmo sem o brilho de seu principal jogador, o time do técnico Luiz Felipe Scolari fez sua parte e venceu o último amistoso do ano por 2 a 1, com direito a gol decisivo de Robinho na etapa final. 
O placar apertado não diz exatamente como foi o jogo. Embora não tenha sido brilhante, a seleção criou várias oportunidades e pecou pela falta de eficiência. Neymar, sempre um candidato a herói, nessa noite só chegou perto do rótulo ao dar dois chapéus no goleiro em um lance isolado, mas abusou do individualismo e errou passes de forma incomum. Apesar disso, a seleção conseguiu mostrar sua força, e levou a vitória para casa com o bom jogo de coadjuvantes como David Luiz, Luiz Gustavo e Hulk, além do próprio Robinho. 
Com o fim da temporada, Felipão poderá se voltar à preparação final para a Copa do Mundo, com o sorteio das chaves e as últimas definições de sua lista de convocados, que pode ser renovada com os testes mais recentes. Nesta terça, porém, o técnico priorizou a vitória às experiências. http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/11/20/brasil-x-chile.htm

terça-feira, 19 de novembro de 2013

20 DE NOVEMBRO

“O ESSENCIAL DE JK: visão e grandeza, paixão e tristeza”

Quem foi Juscelino Kubitschek e como ele conseguiu mudar o Brasil? O que fez o menino descalço de Diamantina chegar a presidente da República? Anos JK, Anos Dourados: por que os presidentes querem ser como ele? 

Os sonhos, a glória, os amores e as dores do visionário JK. Por que o presidente mais alegre e feliz do Brasil depois sofreu tanto? Por que foi tão perseguido pela ditadura militar? Sua trajetória completa: da infância pobre à morte brutal no km 165 da Via Dutra, em 22 de agosto de 1976. Assassinato? 

Na biografia do ex-presidente responsável pela construção de Brasília (dentre outros feitos importantes), o autor, Ronaldo Costa Couto abrange todos os períodos da vida de Juscelino Kubitschek: do nascimento à morte num acidente considerado suspeito, passando pelo período em que trabalhou como médico, sua entrada na política, a mudança da capital do Brasil para a região centro-oeste, a modernização do Estado brasileiro e muitos outros pontos importantes.

França vence Ucrânia por 3 x 0 e se classifica para Copa

(Reuters) - A França se classificou para a Copa do Mundo de 2014 nesta terça-feira ao derrotar a Ucrânia por 3 x 0, no Stade de France, pelo jogo de volta da repescagem.
A seleção francesa, que perdeu por 2 x 0 a primeira partida, participará de seu quinto Mundial consecutivo.
Os gols da França foram marcados por Mamadou Sakho, Karim Benzema e Oleg Gusev (contra).
(Reportagem de Julien Pretot)


Charge do Duke

Tabocas Noticias - Notícias com credibilidade


WENCESLAU GUIMARÃES-BA: Homem confessa que matou criança a machadadas e diz "não gostava dele"

Ouvido pela Polícia Civil de Valença, Marivaldo de Jesus da Hora, 20 anos, conhecido como Binho, confessou ter matado o garoto Marcos dos Santos de Jesus, de nove anos em Wenceslau Guimarães, no Sul da Bahia, que permanecia desaparecido de casa desde sexta-feira (15/11), até o seu corpo ser encontrado domingo (17). O suspeito já teve a prisão decretada e foi encaminhado ao Presídio de Valença. Segundo a polícia, ele alegou que cometeu o crime porque não gostava da criança. Após cometer os crimes, ele escondeu o corpo da criança com folhas de cacau e fugiu. Enquanto a PM realizava buscas Marivaldo participava voluntariamente até a chegada ao local exato onde o corpo se encontrava. Moradores de Wensceslau Guimarães, ligaram para a polícia militar informando que um grupo de pessoas planejava linchar o suspeito tendo uma viatura se deslocado até a cidade onde constataram cerca de 12 pessoas tentando invadir a casa do indivíduo. Ele foi retirado do imóvel e conduzido inicialmente para a delegacia local sendo transferido para a sede da 5ª Coorpin em Valença. “Binho”, confessou para a delegada de plantão que atraiu a criança para a mata, sob pretexto de que iria prender um animal. Além de abusar sexualmente da criança, o criminoso a estrangulou e ainda desferiu golpes de machado na região da nuca. (Correio)

PERDER TEMPO...

Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.

Papa Francisco não escapa dos criadores de 'caganers'

O Papa Francisco não escapou de uma tradição na Catalunha (Espanha): a de reproduzir figuras famosas defecando. Os criadores dos bonecos conhecidos como "caganers" decidiram também "homenagear" o chefe da Igreja Católica.
Francisco (à esquerda) em companhia de Bento XVI / Foto: AFP
A tradição das pequenas estátuas catalães remonta ao século XVIII. Elas representam fertilidade, prosperidade e esperança no ano novo. Além de Francisco e Bento XVI, este ano Nelson Mandela e Bob Marley ganharam suas versões de "caganers".
O que você achou?

Garoto de 13 anos dá aula para universitários nos EUA

Em menos de três anos, Quin Etnyre, de 13 anos, aprendeu a escrever programas de computador, criou sua própria companhia e, em seu tempo livre, começou a ensinar graduados do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).

Quin desenvolveu o 'gas cap', um boné que detecta emissão de gás metano por humanos

Movido pelo interesse em tecnologia e em educação, Quin, que mora com a família na Califórnia, desenvolveu kits para ajudar crianças a mergulhar no mundo da programação eletrônica.

A longo prazo, o menino-prodígio tem planos de revolucionar o sistema de ensino, ensinando conceitos básicos de programação e facilitando a interação entre alunos e computadores.
Jovem professor

Quin ensina crianças e adultos a escrever programas usando a plataforma de hardware Arduino.

"Arduino é um minicomputador, mais ou menos do tamanho de um cartão de crédito, que você pode programar e é muito fácil de usar", ele diz. "Crianças podem usar e programar com facilidade."

Conheça histórias de sucesso na educação
Amanda Amaral Lopes se tornou a primeira estudante com síndrome de Down a se formar no ensino superiorna Bahia. Moradora de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), no sudoeste baiano, a jovem de 24 anos recebeu o 
diploma de licenciatura em ciências biológicas, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, ao lado de mais 15 estudantes. "Acho que sou uma grande vitoriosa por ter chegado até aqui. Agora, pretendo fazer uma pós-graduação em libras", planeja, referindo-se à especialização que prepara profissionais para atuarem com deficientes auditivos. Leia mais Reprodução/A tarde

Prisões de mensaleiros aumenta em 2.000% número de interessados por filiações ao PT

A prisão dos condenados no mensalão, entre eles José Genoino e José Dirceu, duas lendárias personalidades do Partido dos Trabalhadores, fez com que o interesse por filiações ao partido aumentasse mais de 2.000% neste final de semana. De acordo com o partido, entre sexta-feira (15) e domingo (17), foram feitos 392 preenchimentos de um pré-cadastro, 2.613% mais que os 15 registrados no final de semana anterior. Não se trata da filiação, mas sim de um formulário no qual a pessoa expressa seu interesse em se filiar, uma espécie de pré-cadastro, que é concretizado junto aos diretórios locais. Metro1.

ITABUNA-BA:Prefeitura retoma obras em mais dois bairros

Dando continuidade ao programa de obras, a Prefeitura de Itabuna está realizando a terraplanagem, regularização, colocação de meio-fio e pavimentação de ruas nos bairros São Roque e Monte Líbano. A previsão dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) é que até a próxima semana seja colocada a segunda camada de asfalto e feito o acabamento de algumas vias. No São Roque serão pavimentadas quatro ruas. Duas delas, as Ruas 3 e 4 já receberam a primeira camada asfáltica.Nas ruas Q e F, que liga o São Roque a Avenida José Monstans, no bairro Santo Antônio, foi iniciada a regularização e o trabalho de terraplanagem para a preparação da base. Depois dessa etapa serão colocados meio-fio, desentupidas as redes pluviais, aplicada brita na preparação da base e camada asfáltica. As obras são esperadas há anos pelos moradores, que sofrem tanto no verão quanto no inverno.

Eletricista 'sexy' não consegue trabalho por distrair colegas

Foto: Reprodução/Twitter(@s_willcocks)
Sian Willcocks tem 25 anos e só quer arrumar um emprego como eletricista para poder criar o seu filho dignamente. Só que a loira de Lincoln (Inglaterra) está tendo uma grande dificuldade. O problema de Sian não é o currículo. A questão é outra. A britânica foi recusada em 50 oportunidades de emprego fixo por ser sexy. Possíveis empregadores argumentaram, segundo ela, que ela distrairia os colegas do sexo masculino. 
"Eu não sei mais o que fazer. As pessoas não estão me levando a sério", disse Sian, em reportagem publicada no site "SWNS".
Foto: Reprodução/Twitter(@s_willcocks)
A britânica, que vive de "bicos", disse enfrentar outro problema: 
"Tive alguns clientes mais velhos que, quando estava trabalhando para eles, ficavam me olhando como se fossem gaviões".
A eletricista precisa conseguir um trabalho para validar o seu diploma.

PT diz que STF foi influenciado pela “mídia monopolizada” no processo do mensalão

Agência Brasil
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) classificou que a prisão de ex-dirigentes como “arbitrária” e fruto de “casuísmo jurídico” do Supremo Tribunal Federal (STF), em decorrência do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Em nota oficial, o partido declara que a decisão “constitui grave violação ao instituto do direito de defesa, princípio fundamental no Estado Democrático de Direito”.

O partido atribuiu a decisão do STF a uma “ação orquestrada da mídia monopolizada, bem como a simpatia de setores do grande capital, de altos funcionários do aparelho Judicial e do Ministério Público”.

A nota do PT questiona ainda a expedição dos mandados de prisão pelo presidente da Corte, Joaquim Barbosa, sem especificar o regime de cumprimento das penas. “Além de propiciar um espetáculo indesejado e condenável, desrespeitou direitos dos companheiros e ainda colocou em risco a vida do deputado José Genoino, cardiopata recém-operado”.

Os dirigentes petistas acrescentam, ainda, que “condenados sem provas, num processo nitidamente político e influenciado pela mídia conservadora, os companheiros estão sendo vítimas, desde o início, de uma tentativa de linchamento moral, que visa, também, criminalizar o PT e influir na disputa eleitoral”.

A nota reitera a posição do partido ao defender que o julgamento foi “injusto, nitidamente político e alheio às provas dos autos” e que nenhum dos filiados petistas comprou votos no Congresso Nacional.

O PT defende, no documento, a reforma política com instrumentos como o financiamento público exclusivo de campanhas, lista partidária pré-ordenada com paridade de gênero e a ampliação da democracia participativa.

Dilma mantém discrição e evita comentário sobre prisões de condenados do mensalão

Dilma mantém discrição e evita comentário sobre prisões de condenados do mensalão. Foto: Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Em seu primeiro compromisso público após o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, decretar a a prisão de 12 condenados no processo do mensalão, ocorrida na última sexta-feira (15), a presidente Dilma Rousseff aproveitou a audiência de uma plateia de pequenos e microempresários para enaltecer o que, de fato, deverá ser a linha mestre de sua campanha à reeleição, os resultados macroeconômicos dos últimos dez anos. Dilma destacou a empresários que participaram, nesta terça-feira, em Campinas, São Paulo, da abertura do XIV Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), que o país vem crescendo “sobre um alicerce de estabilidade econômica”.

A presidente lembrou alguns indicadores econômicos – entre eles a inflação e a criação de empregos. De acordo com Dilma, o Brasil fechará 2013, pelo 10º ano consecutivo, com o índice de inflação dentro da meta prevista pelo Comitê de Política Econômica do Banco Central, que estima esse percentual em 4,5%. Dilma também destacou a criação de emprego nos últimos 10 anos, que, de acordo com ela, somaram 10 milhões de novos postos de trabalho. “O tamanho da população da Região Metropolitana de São Paulo”, comparou a presidente. “Portanto, o Brasil tem fundamentos econômicos sólidos”, acrescentou.

Agressão do filho de Wadinho a produtor deixa clima mais tenso dentro do Chiclete com Banana

O cantor Bell Marques, que até o carnaval está à frente do Chiclete com Banana, insiste em dizer que a separação do grupo está acontecendo de forma tranquila e natural. Todos sabem que o clima entre os irmãos Bell e Wadinho, músico e sócio, não é dos melhores. Essa semana um novo e lamentável fato surgiu para acirrar ainda mais a disputa interna. Durante o evento #PartiuPF, que teve o Chiclete como atração em Praia do Forte, houve agressão do filho de Wadinho, Gabriel Marques, ao produtor Marcus Luneta, um dos produtores do evento. Gabriel queria ter o acesso ao banheiro do backstage do evento. Como estava sem a devida pulseira e foi impedido por Luneta, agrediu ficou revoltado e agrediu o produtor. Com quatro pontos no queixo e indignado com a situação vexatória, Luneta registrou um boletim de ocorrência na delegacia da cidade. O clima na banda só piorou. Fora que o comportamento do rapaz virou o comentário da semana nos bastidores do axé music. (Holofote)

Morte cerebral de recruta faz PM do Rio investigar excessos em treinamento militar

Foto: Reprodução/Arquivo familiar
A Polícia Militar do Rio de Janeiro abriu investigação para apurar as causas que levaram à morte cerebral de Paulo Aparecido Santos de Lima, de 27 anos, durante um treinamento de recrutas. Paulo participava de atividades do curso preparatório da PM em 12 de novembro, quando se sentiu mal. Atendido primeiro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Hermes, na zona oeste do Rio, o recruta foi transferido depois para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM) no mesmo dia. A constatação da morte cerebral foi informada na noite desta segunda-feira (18) no HCPM. A investigação deve apurar responsabilidades por excessos no treinamento realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praça da PM (CFAP). No dia 12, a temperatura no bairro Sulacap, zona oeste, passou dos 42º C (sensação térmica de mais de 50ºC) e o treino teria incluído exercícios extremos sob o calor. Quem não conseguia acompanhar o ritmo de esforço seria obrigado a sentar sobre o asfalto escaldante ou recebia banho de água gelada, provocando choques térmicos. De acordo com informações da Agência Estado, o grupo de recrutas da 5ª Companhia Alfa tinha 490 pessoas, sendo que 33 delas passaram mal. Destas últimas, 18 teriam sofrido queimaduras nas nádegas ou nas mãos.BN

CHACINA DEIXA TRÊS IRMÃOS E UM IDOSO DE 60 ANOS MORTOS

AL: Três irmãos e um senhor de 60 anos foram executados dentro da mesma casa. O crime aconteceu na tarde deste domingo, 17, na Rua Gerson Rodrigues, bairro José Bento, em Joaquim Gomes.
As vítimas assistiam televisão na sala, quando os assassinos entraram e efetuaram os disparos. Os irmãos Maurício Vianna da Silva, 18 anos, Marcos Vianna da Silva, 22, e Márcio Vianna da Silva, 20, morreram na sala da casa, antes de receberem socorro. Já Cícero Batista da Silva, de 60 anos, que estava com os irmãos, ainda tentou correr pelo quintal, mas foi alcançado e executado no quintal da casa.
Segundo o sargento PM Herculino, da 2ª Companhia Independente, eu atendeu a ocorrência, os vizinhos dizem não ter visto os criminosos. “Eles só dizem que ouviram os tiros. Só isso, o que não ajuda neste momento”, disse o militar.

A principal informação que a PM conseguiu, até agora, foi que a família chegou a casa há pouco mais de quatro meses. Fonte: AL1

Pesquisa feita em 37 países mostra que o brasileiro inicia a vida sexual mais cedo

Rafael Campos - Estado de Minas
O brasileiro é quem mais cedo inicia a vida sexual. Ao mesmo tempo, os adolescentes do país são os mais conscientes quanto ao uso da camisinha na primeira vez. Pelo menos é o que diz a pesquisa Durex Global Face of Sex, realizada em 37 países e que ouviu 30 mil pessoas entre 18 e 64 anos. Aqui, 66% dos entrevistados garantiram ter usado preservativo na primeira relação. E, em média, ela aconteceu aos 13 anos. Essa prática já no começo traz benefícios no futuro: aqueles que assim o fazem têm três vezes mais chances de continuar usando ao longo da vida.

No Brasil, a pesquisa ouviu 1.004 pessoas, entre homens (54%) e mulheres (46%). Apesar do alto índice de uso de preservativos, as campanhas de estímulo tendem a continuar. E, mais que isso, é preciso que a educação sexual dos adolescentes esteja além dos cartazes que mostram os riscos caso eles não se protejam. “O jovem detesta proibições e imposições. A linguagem não deve trazer palavras como prevenção, riscos. Elas são malvistas e acabam tendo uma conotação negativa. Temos que enaltecer a necessidade de mudar, somar e acrescentar. Essa linguagem ele aceita e adota”, explica Carmita Abdo, fundadora e coordenadora-geral do ProSex – Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Para a pesquisadora, o jovem é quem mobilizará os educadores sobre o que está acontecendo para que eles, a partir disso, possam lidar melhor com o conhecimento que será repassado. “Os educadores hoje estão se conscientizando de que um modelo único não se aplica, nem uma educação que seja colocada depois da iniciação sexual.”

AURELINO LEAL-BA: Prefeita explica sobre o fechamento do hospital geral na tarde desta segunda-feira 18

Foto: Aurelino Leal Alerta – Entrevista da Rio das contas FM
A prefeita Liu Andrade (PP) falou na manhã desta terça-feira (19) sobre a polêmica ocorrida na tarde de ontem quando segundo informações uma funcionária do hospital, sem autorização, acabou por fechar as portas do mesmo não dando espaço para que médicos e outros funcionários pudessem trabalhar. Pelas informações, o fechamento se deu por conta do “atraso” no pagamento dos salários dos servidores daquele órgão.
Segundo a gestora do município, que se encontrava em Salvador participando do II encontro de prefeitos da Bahia que estava acontecendo nesta segunda e que antecipou sua vinda ao municipio por conta do transtorno causado, as folhas de pagamento já estavam prontas a mais de 20 dias aguardando apenas a liberação da verba para o pagamento dos servidores, porém, o dinheirocorrespondente só foi liberado na tarde de quinta-feira que antecedeu ao feriado Nacional (Proclamação da República) dia 15, por isso a folha só poderia ser enviada ao banco para execução no próximo dia útil (segunda 19). A prefeita ainda adiantou que vai tomar as devidas providencias (processo administrativo) em relação à funcionária que fechou a unidade de saúde sem respaldo judicial causando transtorno à população.http://ubaitabaurgente.com.br/

BARRA-BA: Mãe e filho são mortos a tiros na porta de casa

Uma mulher e seu filho de 26 anos foram mortos a tiros, na noite desta segunda-feira (19), enquanto conversavam na porta de casa, na cidade de Barra, no Vale São-Franciscano da Bahia. O crime aconteceu por volta das 18h, no bairro Sagrada Família. Os disparos foram efetuados pelos ocupantes de um veículo vermelho que passou pelo local, onde também estavam outros dois membros da famílias. O jovem foi atingido na cabeça e sua mãe, de 42 anos, no abdômen. As vítimas chegaram a ser socorridas, mas faleceram a caminho do hospital.BN

Brasil tem 682 cidades em situação de risco ou alerta para epidemia de dengue

O Ministério da Saúde informou na manhã desta terça-feira (19), em Brasília, que 157 municípios brasileiros estão em situação de risco de sofrer uma epidemia de dengue neste verão, enquanto outros 525 se encontram em situação de alerta. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), que mediu o índice de infestação pelo mosquito em 1.300 cidades.

As cidades em situação de risco ou alerta representam 52% das que participaram do levantamento. A região Nordeste é a que concentra a maior parte dos municípios em situação de risco.

Segundo Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em Saúde do ministério, foram encontradas larvas do mosquito em duas a cada 100 casas pesquisadas para o levantamento. A maioria em depósitos domiciliares: água parada em pratos de plantas, caixas de água abertas, por exemplo.

Entre as capitais que correm mais riscos, segundo a pesquisa, estão Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá e Boa Vista. Já em situação de alerta estão Palmas, Salvador, Fortaleza, São Luiz, Aracaju, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Campo Grande. Na Região Sul, duas cidades do Paraná - Alvorada do Sul e Guaíra - estão em situação de risco. Leia mais em: http://zip.net/bglxL4

Dossiê com fotos aponta postura de liderança de Beira-Mar com presos

O contato físico com outros detentos que estão na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, é proibido. Para conversar com eles, só por parlatório e com autorização judicial. Todos os diálogos com seus parentes são captados por microfones de lapela. Suas cartas, enviadas e recebidas, são avaliadas pela direção. Para fechar, qualquer contato com servidores do presídio é expressamente proibido. Essas são as regras que o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, segue, desde o final do ano passado, na unidade de segurança máxima de Catanduvas.

De acordo com a defesa do criminoso, ele é o único preso no regime federal submetido a essas normas. As condições para o cumprimento da pena foram estabelecidos pelo diretor da unidade, Fabiano Bordignon, logo após a transferência de Beira-Mar para Catanduvas, em 20 setembro de 2012.

Um dia antes da ida do traficante, o diretor recebeu da inteligência do Departamento Penitenciário Nacional dossiê sobre o criminoso. No documento, frisa-se que Beira-Mar, mesmo em unidades federais desde 2006, continua tendo contato crime organizado. Além disso, há um alerta de que diversos relatórios já identificaram tentativas de fuga do traficante do penitenciárias federais.

FOTOS PARA COMPROVAR LIDERANÇA
O dossiê de Beira-Mar traz ainda fotos do traficante, durante banho de sol na unidade de Porto Velho, Rondônia, nas quais aparece conversando com outros presos. “Relatórios específicos apontam que Beira-Mar passa boa parte de seu tempo de banho de sol demonstrando certa postura de liderança para com os demais presos, ademais o mesmo também demonstra mesma postura quando estando no pátio de visitas”, ressalta o documento.

ITABUNA-BA: Dia 24 de novembro tem Festa de Zé Pilintra

Estudantes de escolas públicas não vão ter aulas durante a Copa de 2014

Os estudantes das escolas municipais e estaduais vão estar de férias durante a Copa do Mundo de 2014. Por conta do evento esportivo, o ano letivo vai começar mais cedo, em janeiro, na rede municipal e particular, e em março na rede estadual, por conta da greve dos professores.
Nas escolas particulares, a orientação do sindicato é de que o ano letivo comece no dia 27 de janeiro e que as férias sejam do dia 19 de junho até 4 de julho. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe), 300 escolas da capital baiana devem seguir a recomendação.
Nas escolas municipais, as aulas também começam no 27 de janeiro. Já as férias do meio do ano, que normalmente tem quinze dias, vão durar um mês, de 12 de julho a 13 de julho, exatamente no período da copa. O ano letivo vai terminar no dia 23 de dezembro.
Nas escolas estaduais, o calendário é diferente também por causa da greve dos professores. No novo calendário, as aulas deste ano letivo terminam no dia 21 de janeiro do ano que vem. Já o ano letivo de 2014 começa no dia 10 de março. As férias também vão 12 de julho a 13 de julho. E as aulas terminam no dia 26 de janeiro de 2015. As informações são do G1

ITABUNA-BA: Interbairros> Rodada do final de semana - 4ª fase - Quartas de final

4ª FASE – 1ª RODADA - JOGOS DE IDA - DATA: 23/11/2013 – SÁBADO 
16:30 - ESTÁDIO LUIZ VIANA FILHO 
SANTO ANTÔNIO X SANTA INÊS 

4ª FASE – 1ª RODADA - JOGOS DE IDA - DATA: 24/11/2013 – DOMINGO   
08:30 - ESTÁDIO LUIZ VIANA FILHO 
FÁTIMA X MANGABINHA 
10:30 - ESTÁDIO LUIZ VIANA FILHO 
LOMANTO X SINVAL PALMEIRA 
09:30 - SÃO PEDRO 
SÃO PEDRO X JOÃO SOARES 

É possível consertar o Brasil? (Coluna A Tarde)

A presidente Dilma Rousseff afinal tomou uma atitude de primeira mandatária do País: alheou-se sobre a prisão dos mensaleiros, ignorou o que se passava, nada, absolutamente nada disse, e preferiu usar o Twitter para se comunicar na rede social sobre um autor gaúcho, Simões Neto, sobre quem tem a melhor das impressões. Comentou sobre um documentário na rede fechada de TV sobre o escritor. Fez mais: explicou, o que é do conhecimento geral, que a palavra república é oriunda do latim “res”, que significa “coisa”, e o complemento pública. Ou seja: coisa publica que, como presidente, ela tem a missão de zelar. Assim posto, ela se distanciou do primeiro grupo de mensaleiros presos, dentre os quais José Dirceu e Genoíno, e não disse palavra sobre o ocorrido a partir da sexta feira última. De certo modo ela guardou silêncio durante todo o julgamento. Só Lula falava. Leia a coluna na íntegra.

Conta é criada no Instagram e vídeo de sexo é usado para 'difamar' Júlia

O print de uma conta no Instagram foi enviada ao apresentador do Bom Dia Meio Norte, Ieldyson Vasconcelos, e a partir dela, uma nova investigação pode surgir na polícia. Algum desocupado está usando a imagem da adolescente Julia Rebeca em uma conta denominada @juliarebecapu**, para difamá-la e ainda divulgar de forma criminosa o vídeo de sexo que acabou fazendo a jovem tirar a própria vida no último dia 10 de novembro.
Ao vivo durante o programa, o secretário de Segurança Robert Rios comentou o caso, e afirmou que deverá ser alvo de uma investigação, já que conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, produzir, armazenar e divulgar imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo envolvendo menores é crime, está sujeito a penalidades.

“As pessoas acreditam que pode existir anonimato na internet, mas não existe e a identidade dessa pessoa pode ser facilmente descoberta. Temos uma delegacia especialmente para isso”, disse o secretário.