> TABOCAS NOTICIAS

.

.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Tarifa global será algo em torno de 15% a 20%, diz Trump; Brasil terá 50%

Exportações brasileiras pagarão mais do que o dobro da média dos outros países
SBT News, com informações da Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump, em Turnberry, na Escócia | Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (28) que espera que o país estabeleça tarifas na faixa de 15% a 20% para os países que não chegarem a um acordo comercial negociado com Washington.

"Eu diria que será em algum lugar na faixa de 15% a 20%", disse Trump a repórteres, sentado ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, em seu resort de golfe em Turnberry, na Escócia. "Provavelmente um desses dois números"
Brasil

Com isso, a taxação imposta ao Brasil, de 50%, será mais do que o dobro do máximo estipulado. Ela está prevista para entrar em vigor no dia 1 de agosto, a próxima sexta-feira.

O governo federal reafirmou nesse domingo (27) seguir aberto a negociar sobre "questões comerciais" junto aos Estados Unidos "com base em diálogo, sem qualquer contaminação política ou ideológica".

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), também afirmou que "a soberania do Brasil e o estado democrático de direito são inegociáveis".

Carta aos países
Trump disse que seu governo enviará em breve cartas a cerca de 200 países notificando-os sobre a taxa tarifária esperada sobre as exportações para os EUA.

Ele impôs uma tarifa adicional de 10% sobre a maioria dos países em abril, e muitos outros deverão ver suas tarifas aumentarem a partir de 1º de agosto.

BA: Projeto de alunos do CIEBTEC Ipiaú une tecnologia e inclusão com robô para autistas não verbais

Fotos: Divulgação
Dois estudantes do curso técnico em Administração e Informática do CIEBTEC – Ipiaú, Pérola Coelho e Vinicius Oliveira, desenvolveram um projeto inovador que alia tecnologia, inclusão e sustentabilidade: o robô LUME, criado para auxiliar na comunicação de crianças autistas não verbais. Por Giro Ipiaú
Sob a orientação da professora Vanessa de Assis e do professor Francismar Ribeiro, os alunos se inspiraram no sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), que utiliza figuras para representar desejos e necessidades, com o objetivo de tornar a comunicação dessas crianças mais acessível, interativa e adaptável à sua realidade.

O robô LUME emite comandos de voz ao clicar em ícones representando ações ou necessidades, promovendo a autonomia e o estímulo à expressão verbal. A estrutura do robô foi montada com materiais recicláveis, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental.
No aspecto técnico, o LUME foi programado em React Native, linguagem que permite a integração de recursos visuais, sonoros, táteis e corporais, ampliando as possibilidades de interação. O projeto busca unir educação, inovação tecnológica e sensibilidade social para contribuir com o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças dentro do espectro autista.

Conteúdo de celular apreendido revela articulações de Bolsonaro sobre CPI contra Moraes e viagem paga por ex-embaixador

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Conversas extraídas do celular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apreendido pela Polícia Federal em maio de 2023, revelam como o ex-chefe do Executivo manteve articulações políticas com parlamentares e empresários durante o primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O material inclui 7.268 arquivos, entre mensagens de WhatsApp, áudios, vídeos e documentos. A defesa de Bolsonaro afirmou que não irá se manifestar. Via BN

As mensagens analisadas se concentram no período de uma semana anterior à apreensão do aparelho, em 3 de maio de 2023, durante uma operação que investigava fraudes em certificados de vacinação contra a Covid-19. Registros anteriores teriam sido apagados e não foram recuperados.

Entre os diálogos analisados, um trecho mostra que Bolsonaro orientou o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) a assinar um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles Alexandre de Moraes. Em áudio enviado no dia 26 de abril de 2023, Lopes expressa dúvidas sobre o impacto político da assinatura: “A galera tá me pressionando... eu não queria entrar nessa bola dividida, com medo de prejudicar até o senhor mesmo”. Bolsonaro respondeu: “Eu assinaria. Sempre existe a possibilidade de retaliações”. Na sequência, Lopes confirma: “Já assinei”.

A proposta da CPI, apresentada originalmente em 2022 pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), buscava investigar supostos abusos de autoridade por parte do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2023, parlamentares da base bolsonarista tentaram retomar a coleta de assinaturas, mas a comissão não foi instalada.

4 em cada 10 universitários já trancaram o curso universitário por não conseguir pagar mensalidades, revela pesquisa da Serasa

São Paulo, julho de 2025 – 35% dos universitários possuem alguma dívida em aberto com a faculdade, como mostra pesquisa realizada pela Serasa. Para 22% dos entrevistados, o desemprego é o principal motivo para o endividamento, seguido de problemas pessoais ou familiares (13%) e redução de renda (9%).

Aproveitando o momento de rematrículas, a Serasa produziu um levantamento, em parceria com a Mindminers, expert em pesquisa, para entender melhor como está o orçamento dos universitários e suas pendências. Entre os endividados, 34% contam com débitos em aberto que ultrapassam o valor correspondente a cinco mensalidades, sendo que 32% delas estão pendentes há mais de dois anos.

De acordo com a pesquisa, 62,3% dos estudantes também revelem ter outras dívidas, além do débito com a instituição de ensino – 55% apontam pendências com cartões de crédito, 36% com contas básicas e 32% com empréstimo pessoal.

Impacto acadêmico no emocional
Além das consequências financeiras, o endividamento também afeta o aspecto sentimental dos estudantes, causando dificuldades dentro e fora das aulas. Segundo o estudo, 48% dizem sofrer com ansiedade intensa, insônia ou estresse, e apenas 6% não sofreram nenhum impacto emocional em relação à pendência.

Ainda, 45% dos estudantes revelam que precisaram adiar planos de vida importantes por conta do endividamento. "O peso das dívidas vai muito além do financeiro, afetando o bem-estar e o desempenho dos alunos, dentro e fora da sala de aula. Muitas vezes também, esses débitos acabam adiando planos", comenta Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira.

No entanto, a confiança segue alta: 64% se mostram confiantes em negociar as dívidas nos próximos dois anos. Além disso, 9 em cada 10 ainda consideram importante quitar essa dívida com a universidade. "A renegociação surge como uma chance real de recomeçar, especialmente para quem quer retomar os estudos e seguir construindo o próprio futuro neste novo semestre", explica Thiago.

Novas oportunidades
A Serasa reuniu mais de 7,8 milhões de ofertas para que 2,8 milhões de estudantes possam negociar suas dívidas com 77 instituições acadêmicas de todo o Brasil, como Estácio, Anhanguera e Pravaler. Os descontos podem chegar até 95%, com diversas opções de parcelamento, consolidador de boletos e entre outras funcionalidades.

Mais de meio milhão de universitários endividados no Nordeste

Gás para as distribuidoras terá queda de 14%, anuncia Petrobras

Redução entra em vigor a partir da próxima sexta-feira
Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil
© André Motta de Souza / Agência Petrobras
Os preços de venda da molécula de gás serão atualizados e terão queda média de cerca de 14%, na comparação com o trimestre anterior. A redução, segundo a Petrobras, entra em vigor na próxima sexta-feira (1º) para os contratos acordados pela companhia com as distribuidoras.

A Petrobras informou, em nota, que os contratos com as distribuidoras incluem “atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação, para cima ou para baixo, às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$”.

Conforme a companhia, no trimestre, que começa em agosto de 2025, a referência do petróleo Brent caiu 11,0% e o câmbio teve apreciação de 3,2%, o que significa que a quantia em reais para a conversão em um dólar caiu 3,2%.

“Importante destacar que as variações por distribuidora dependem dos produtos contratados com a Petrobras, e que considerando os mecanismos criados pela empresa, em 2024, dos prêmios por performance e de incentivo à demanda é possível ampliar a redução no preço da molécula”, apontou a petroleira.

O preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula de dezembro de 2022 até esse efeito de agosto, um recuo de 32%. “Considerando a aplicação integral dos prêmios, a redução acumulada média poderia atingir mais de 33%”, completou a Petrobras.

A companhia chamou atenção que o preço final do gás natural ao consumidor depende não somente do preço de venda da molécula pela companhia, mas entram no cálculo também o custo do transporte até a distribuidora, o portfólio de suprimento de cada distribuidora. “Assim como por suas margens (e, no caso do GNV – Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, concluiu.

Consumidores fluminenses
A Naturgy, concessionária de gás do Rio de Janeiro, informou que a queda nas tarifas, em 1º de agosto, é resultado da redução de custo de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras e “vai beneficiar cerca de 1 milhão de clientes, nos mercados residencial, comercial, industrial e GNV”.

Para os clientes localizados na região metropolitana do Rio (Ceg), segundo a empresa, o recuo médio será de 1,39% para o segmento residencial (7m³/mês); 1,45% para o comercial (400 m³/mês); 3,73% para postos de GNV e de 3,47% para as indústrias (3Mm³/mês).

Já os clientes do interior do estado (Ceg Rio), terão queda no preço de 3,50% para residencial (7m³/mês), 4,07% para o comercial (400 m³/mês), 7,27% para postos de GNV e 5,56% para indústrias (3Mm³/mês).

Combustível mais econômico
De acordo com a Naturgy, atualmente, o Rio de Janeiro é líder em GNV, com cerca de 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos instalados.

Itabuna 115 anos: Investimentos da administração municipal melhoram qualidade de vida da população

Itabuna comemora 115 anos de emancipação política nesta segunda-feira (28), vivenciando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social. Ao longo dos últimos quatro anos e meio, a gestão do prefeito Augusto Castro tem promovido mudanças significativas em diversas áreas, com foco no bem-estar da população da maior cidade do Sul da Bahia.

Os investimentos em infraestrutura urbana se destacam pela pavimentação de qualidade no centro e nos bairros, requalificação da orla da Beira Rio, das praças Camacan e Hélio Lourenço, além de equipamentos nos bairros São Caetano, Conceição, Santo Antônio, Fátima e Mangabinha. Esses espaços se tornaram áreas de convivência e lazer, com estrutura adequada para todas as idades.

Na mobilidade urbana, o início das obras de duplicação de trechos da BA-415, entre Nova Itabuna e Nova Ferradas, a requalificação da ponte Conceição-Centro e do Viaduto do Banco Raso são intervenções estruturantes que visam garantir fluidez no trânsito e mais segurança para quem transita pela cidade e região.

No saneamento, a EMASA entregou dois grandes reservatórios nos bairros Novo Lomanto e Novo Jaçanã, com capacidade total de oito milhões de litros. Com melhorias na rede de distribuição e nas estações de tratamento, o abastecimento diário de água beneficia mais de 150 mil pessoas. Outro marco foi o fim do lixão, com a destinação correta dos resíduos para a CVR Costa do Cacau e a criação do Projeto Recicla Itabuna, que tem fortalecido a coleta seletiva e dado dignidade aos catadores da AACRRI, tornando a cidade referência nacional em gestão de resíduos sólidos.

Na área da saúde, a população passou a contar com o Novo Hospital de Base e o Novo São Lucas, ambos com atendimento 100% SUS. As reformas em Unidades Básicas de Saúde também contribuíram para ampliar o acesso a serviços de qualidade.

Na educação, foram construídas e requalificadas escolas como o IMEAM e o Lourdes Veloso. A valorização dos educadores e a ampliação de vagas no ensino fundamental fortalecem a aprendizagem e abrem novas perspectivas para as crianças e jovens itabunenses.

A atenção às famílias em situação de vulnerabilidade também se intensificou. A distribuição de peixe na Semana Santa e cestas natalinas chegou a cerca de 30 mil famílias. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, tem investido em capacitação na Escola Profissionalizante, atendimento no requalificado Centro Pop e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

O esporte e a cultura têm ganhado novos palcos. A Arena Grapiúna, a pista de skate na Beira Rio e o Campeonato Interbairros incentivam o convívio saudável e o espírito comunitário. Já na cultura, o Ita Pedro se consolidou como o maior São Pedro do Brasil, movimentando a economia e valorizando as tradições locais. A Lavagem do Beco do Fuxico ganhou força como o “carnaval itabunense”, e a Escola de Talentos vem estimulando novas gerações de artistas nas mais diversas linguagens.

Diante de todos esses avanços, o prefeito Augusto Castro destaca: “Celebrar os 115 anos de Itabuna é reafirmar nosso compromisso com o seu povo. Itabuna é feita de gente trabalhadora, criativa e determinada. Temos investido para transformar a cidade num lugar mais justo, moderno e com oportunidades para todos. Cada obra, cada ação e cada política pública têm um propósito: melhorar a vida das pessoas. E vamos seguir em frente, construindo juntos uma cidade que se orgulha do seu passado, vive com dignidade o presente e olha com esperança para o futuro”, concluiu.

UE acusa gigante do comércio eletrônico Temu de vender produtos ‘ilegais’

O Temu tem a opção de recorrer, mas poderá receber uma multa de até 6% do seu faturamento anual se a violação for confirmada
Por AFP - Via LeiaJá
Foto: Reprodução
A União Europeia acusou, nesta segunda-feira (28), o varejista online Temu de violar a legislação europeia relativa à proteção do consumidor contra os riscos representados por produtos ilegais disponíveis em sua plataforma.

“As evidências demonstraram que existe um alto risco para os consumidores da UE encontrarem produtos ilegais na plataforma”, observou a Comissão Europeia em uma conclusão preliminar.

O Temu tem a opção de recorrer, mas poderá receber uma multa de até 6% do seu faturamento anual se a violação for confirmada.

A Comissão destaca especificamente “brinquedos para bebês” e “pequenos dispositivos eletrônicos” que podem não estar em conformidade com a Lei de Serviços Digitais (DSA).

Bruxelas pretende continuar sua investigação, iniciada em outubro de 2024, sobre outras supostas violações, como o “design viciante” do aplicativo Temu, com suas vendas em flash e jogos, assim como a possível falta de transparência em suas recomendações de compra.

O Temu, que registra um rápido crescimento na Europa graças à sua estratégia de preços baixos, é a versão internacional da gigante chinesa de comércio eletrônico Pinduoduo, fundada em 2015. Oferece uma ampla gama de produtos, incluindo roupas, brinquedos, itens de decoração, ferramentas e itens de alta tecnologia.

Fogo atinge cabelo de backing vocal da banda Limão com Mel durante show

Nathy Souza foi atingida por efeito de pirotecnia no palco durante show
Heider Sacramento - correio24horas
Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Um momento de tensão marcou o show da banda de forró eletrônico Limão com Mel na noite de domingo (27), em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A backing vocal Nathy Souza teve o cabelo atingido por uma labareda provocada por efeitos de pirotecnia e precisou ser retirada às pressas do palco.

O incidente foi registrado em vídeo por fãs e rapidamente se espalhou nas redes sociais. As imagens mostram o exato momento em que o fogo atinge os cabelos da cantora, causando pânico entre os integrantes da banda e o público. Nathy foi prontamente socorrida pelos colegas e levada para atendimento.

Pouco depois do ocorrido, a vocalista Adma Andrade se dirigiu à plateia para explicar o que havia acontecido. “Aconteceu um pequeno incidente aqui com a nossa backing e, em respeito a ela, e a vocês também, que claro presenciaram, só quero dizer que está tudo bem. Os bombeiros atenderam ela, não foi nada grave, só um grande susto. A gente se assustou, mas graças a Deus está tudo bem, tá bom? Vamos continuar o nosso show”, declarou Adma, sob aplausos.

A banda, conhecida por sucessos como “De Janeiro a Janeiro” e “Toma Conta de Mim”, seguiu com a apresentação em respeito aos fãs. Até o momento, a equipe do grupo não divulgou um boletim oficial sobre o estado de saúde de Nathy Souza. Fundada em 1993, a Limão com Mel é uma das bandas mais tradicionais do forró eletrônico e mantém forte ligação com a cidade onde o acidente aconteceu.

Inscrições para o Enamed 2025 vão até quarta-feira

Provas serão aplicadas em 19 de outubro
Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Inscrições para o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) podem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília) da quarta-feira (30). No último dia 18, o prazo foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social para pessoas trans.

As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro.

A inscrição deve ser feita, exclusivamente pela internet no Sistema Enamed.

O Enamed substitui o Enade para os cursos de medicina e passa, em 2025, a ser aplicado anualmente.

A iniciativa do MEC, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem o objetivo de melhorar a formação médica no Brasil.
Quem participa

O Enamed é obrigatório para estudantes concluintes de medicina no Brasil, sendo requisito para a colação de grau.

O estudante deve estar habilitado como formando da graduação em medicina e inscrito no Enade 2025, pelo coordenador do curso na instituição de ensino onde estuda.

Para médicos já formados, a participação é opcional, restrita aos que desejarem concorrer a programas de residência médica de acesso direto pelo Exame Nacional de Residência (Enare).

Cronograma
De acordo com edital de retificação, o Enamed 2025 cumprirá o seguinte cronograma:inscrição: 7 a 30 de julho;
solicitação de tratamento pelo nome social e atendimento especializado: 7 a 30 de julho;
resultado das solicitações: 11 de agosto;
recurso: 11 a 15 de agosto;
resultado do recurso: 20 de agosto.
preenchimento do questionário do estudante: 18 de agosto a 18 de outubro;
aplicação das provas: 19 de outubro.

Provas do Enamed

Tailândia e Camboja fecham acordo de cessar-fogo após 5 dias de conflitos

Os primeiros ministros dos países agradeceram a Trump
Por: Metro1
Foto: Reprodução/X @Killercool63
Tailândia e Camboja fecham acordo de cessar-fogo nesta segunda-feira (28) depois de cinco dias de disputas violentas na fronteira entre os países.

A reunião na Malásia marcou o encontro entre os primeiros-ministros tailandês, Phumtham Wechayachai, e cambojano, Hun Manet. Ela foi mediada pelo primeiro-ministro do país, Anwar Ibrahim, que atualmente ocupa a presidência temporária da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

A trégua começa à 0h desta terça-feira (29) no horário local. Os líderes trocaram elogios e agradeceram o diálogo mútuo. Além disso, agradeceram ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os conflitos deixaram 30 mortos e cerca de 200 mil pessoas precisaram ser evacuadas das áreas de fronteira.

Acidentes de trânsito custaram R$ 449 milhões ao SUS em 2024

Foto: Giro Ipiaú
Um levantamento inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos dados do Datasus, revela que o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 449 milhões em 2024 com internações de vítimas de acidentes de trânsito em todo o país. Os dados foram obtidos com exclusividade pelo portal g1.

O valor abrange uma ampla gama de atendimentos: desde os primeiros socorros e emergências hospitalares até longos processos de reabilitação, incluindo fornecimento de órteses e próteses.

Para se ter uma ideia da dimensão do montante, com os R$ 449 milhões seria possível adquirir cerca de 1.320 ambulâncias do SAMU, o equivalente a aproximadamente 50 unidades por estado. A comparação escancara o impacto financeiro desses acidentes: o total é quase quatro vezes maior que o orçamento previsto no Novo PAC Saúde, que destina recursos para a compra de 350 ambulâncias, com previsão de atender 5,8 milhões de brasileiros.

Segundo o Ipea, caso os R$ 449 milhões fossem investidos em ambulâncias, a cobertura do serviço de urgência poderia beneficiar até 22 milhões de pessoas — um número expressivo frente ao planejado pelo PAC.

Além do custo crescente — que desde 1998 subiu quase 50% em termos reais —, o SUS ainda enfrenta uma perda importante de financiamento. Desde 2021, o sistema deixou de receber os repasses do seguro obrigatório DPVAT, que antes destinava 45% de sua arrecadação para cobrir despesas médico-hospitalares com vítimas de sinistros. Esses repasses ultrapassavam R$ 580 milhões por ano até a extinção do seguro.

Conselho Federal de Medicina publica resolução que proíbe aplicar anestesia para fazer tatuagem

Por Bruno Lucca | Folhapress
Foto: Reprodução Redes Sociais
O CFM (Conselho Federal de Medicina) aprovou resolução proibindo o uso de anestesia para a execução de tatuagens. O texto foi publicado nesta segunda-feira (28) e já está valendo em todo o país.

José Hiran Gallo, presidente do conselho, diz que a medida visa garantir a segurança dos pacientes. Em janeiro deste ano, um influencer morreu ao fazer o procedimento em Santa Catarina.

Conforme a resolução, obtida com exclusividade pela Folha de S.Paulo, o médico não poderá realizar sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos para procedimentos de tatuagem, independentemente da extensão ou localização do desenho.

Fica prevista exceção apenas para casos em que a tatuagem possui indicação médica, a exemplo de procedimentos reconstrutivos –como a pigmentação da aréola mamária após cirurgia em caso de câncer de mama.

O relator da resolução, conselheiro federal Diogo Sampaio, afirma que a realização de tatuagens tem crescido exponencialmente, fenômeno acompanhado pela participação de médicos, em especial anestesiologista. Isso, diz ele, traz grande preocupação.

"A participação médica nesses contextos, especialmente envolvendo sedação profunda ou anestesia geral para a realização de tatuagens, configura um cenário preocupante, pois não existe evidência clara de segurança dos pacientes e à saúde pública", comenta.

Há ainda outro problema, afirma Sampaio: ao viabilizar a execução de tatuagens de grande extensão corporal, que seriam normalmente intoleráveis, os anestésicos elevam demasiadamente o risco de absorção sistêmica dos pigmentos, metais pesados (cádmio, níquel, chumbo e cromo) e outros componentes das tintas.

Com um jogo a menos, Flamengo assume liderança do Brasileirão após vencer o Atlético Mineiro

A vitória no Maracanã coloca o Flamengo à frente do Cruzeiro, que perdeu para o Ceará dentro de casa
Por Redação Galáticos Online
O último jogo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro coroou o Flamengo como o novo líder da competição. Ao derrotar o Atlético-MG por 1 a 0 nesse domingo (27), no Maracanã, o Fla superou o Cruzeiro - derrotado pelo Ceará, mais cedo, em Belo Horizonte - e chegou aos 36 pontos em 16 partidas disputadas. O time mineiro tem 34 em 17 jogos.

O gol da vitória da equipe comandada por Filipe Luís foi aos 30 minutos do segundo tempo. Luiz Araújo cobrou falta pela esquerda e o zagueiro Léo Ortiz completou de cabeça para marcar.

Foi a 11ª vitória do Flamengo na competição. A equipe tem o melhor ataque, com 30 gols marcados e a melhor defesa, com apenas seis sofridos. O Atlético tem 20 pontos e está em 13º lugar.

CRUZ DAS ALMAS-BA: Idosa fica presa em agência bancária e é resgatada com ajuda de populares

Após algumas tentativas e com a colaboração da senhora, a porta foi destravada e ela conseguiu sair em segurança
Na noite deste domingo (27), por volta das 18h, uma idosa ficou presa dentro de uma agência do banco Bradesco, no centro de Cruz das Almas. A senhora, que não teve a identidade revelada, entrou na área dos terminais de autoatendimento bancário e foi surpreendida com fechamento automático das portas.

Sem funcionários no interior da agência, populares que passavam pelo local tentaram ajudar. Algumas pessoas acionaram o gerente da unidade e também ligaram para o número de emergência 190, mas, segundo relatos, a resposta da Polícia Militar foi de que não poderiam intervir, por se tratar de uma instituição privada.

Funcionários de uma farmácia próxima ainda tentaram forçar a porta, mas não obtiveram sucesso. A situação só foi resolvida após a intervenção de Cledson, da empresa SV Transportes, e seu filho. Com conhecimento do mecanismo da porta, eles orientaram a idosa a baixar o pino da porta fixa que tem um sistema com mola e pressão. Após algumas tentativas e com a colaboração da senhora, a porta foi destravada e ela conseguiu sair em segurança.

Apesar do susto, a idosa não teve ferimentos. O caso chamou atenção de quem passava pelo local e levantou questionamentos sobre os protocolos de segurança e atendimento em agências bancárias fora do horário de expediente.  Via @fortenanoticia

Série D: Juazeirense avança à próxima fase, mas Jequié e Barcelona ficam pelo caminho

Fotos: George Lopes/Juazeirense | Guilherme Dayan/Jequié | Laura Lopes/Barcelona
Com o fim da primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D, apenas a Juazeirense conseguiu a classificação para a próxima fase do torneio entre os clubes baianos que disputaram a competição neste fim de semana. Jequié e Barcelona de Ilhéus deram adeus à competição após desempenhos aquém das expectativas. Via BN

Classificada antecipadamente, a Juazeirense entrou em campo na última rodada para cumprir tabela, mas acabou goleada pelo ASA, em Arapiraca, por 3 a 0. Os gols da equipe alagoana foram marcados por Marcelo Toscano, que balançou a rede duas vezes, e Kelyton. Apesar do revés, o Cancão de Fogo finalizou a fase de grupos na 4ª colocação do Grupo A4, com 22 pontos somados.

Agora, sob o comando do técnico Leandro Campos, a Juazeirense enfrenta o América-RN na próxima fase, time tradicional do futebol nordestino que liderou o Grupo A3.

Já o Jequié, que teve um bom início de competição e ainda sonhava com a classificação, precisava de uma vitória por três gols de diferença diante do Sergipe, fora de casa. No entanto, o Jipão foi derrotado por 1 a 0, com gol de Ericsson nos minutos finais, encerrando sua primeira participação em competições nacionais na 6ª posição do Grupo A4, com 16 pontos.

A Onça de Ilhéus também teve um final melancólico. Jogando em seus domínios, a equipe foi surpreendida pelo Penedense, lanterna do grupo, que conquistou sua primeira vitória na competição ao vencer por 1 a 0. Com apenas 11 pontos, o time baiano terminou na 7ª colocação do grupo, amargando a eliminação precoce.

Acidente envolvendo ônibus da banda de Netto Brito na BA-064 teve três mortos; artista não ficou ferido

Foto: Instagram
As identidades das três vítimas do acidente envolvendo o ônibus que transportava a banda do cantor baiano Netto Britto, na BA-046, trecho que corta a região de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, foram reveladas pela Polícia Civil.

Mais cedo, uma nova morte havia sido noticiada com base em informações da Polícia Civil dadas pelo g1 Bahia. No entanto, de acordo com o veículo, a informação foi corrigida para três mortes. Além do falecimento do operador de som da banda, duas outras pessoas que estavam no carro de passeio faleceram no local.

Robson Carvalho Galvão de Jesus, 33 anos, que estava no carro e foi arremessado com o impacto da batida;
Leila Lima Santos, idade não divulgada, que estava no carro e ficou presa entre as ferragens;
Carlos Antônio Souza Ramos, 42 anos, operador de som da banda que foi levado ao hospital.

O nome de Gerson Santos Santana, 41 anos, foi divulgado como uma das vítimas, no entanto, na atualização, o nome foi retirado. Na ocasião, não havia informações sobre qual veículo ele estava, e dizia que ele tinha sido levado ao hospital.

Netto, que estava no ônibus, não sofreu ferimentos no acidente. Nas redes sociais, o artista homenageou Carlos Bojô. "Gordinho seu sorriso sempre será lembrado por todos!", escreveu na mensagem.

Testemunhas relataram que um dos veículos teria invadido a contramão, ocasionando a colisão frontal. De acordo com o Blog do Valente, no entanto, as causas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.

Ex-mulher de Manoel Gomes diz que foi abandonada sem explicações

Mulher de Manoel Gomes diz ter sido abandonada após sofrer aborto
A companheira do intérprete da música 'Caneta Azul' revelou que foi comunicada sobre o término da relação pelo empresário do artista
Diva Gomes e Manoel Gomes
Reprodução/Instagram
Em recente entrevista ao programa "Fala Brasil", da Record, Diva Gomes, agora ex-mulher do cantor Manoel Gomes, falou pela primeira vez sobre o término com o cantor, com quem esteve junto por quase dois anos. De acordo com ela, a relação chegou ao fim de uma hora para a outra, sem qualquer explicação, meses após uma perda gestacional. Daniel Nascimentodaniel.nascimento@odia.com.br

Durante a conversa com o repórter, ela revelou que o artista saiu de casa pouco tempo depois de ela ter saído para ir ao supermercado e que foi avisada pelo próprio porteiro. "Entrei no quarto e não vi o Manoel. Fui na sala, na sacada, procurei em tudo. Pensei: acho que ele desceu para o carro. Desci lá embaixo, mas não havia ninguém. Fui à portaria, desesperada, e perguntei: 'Pelo amor de Deus, você viu se o Manoel passou por aqui?' O porteiro respondeu: 'O Manoel? Passou. A senhora passou e, pouco tempo depois, o Manoel saiu'. Eu disse: 'Não, o Manoel não sai sozinho. O Manoel não anda sozinho'", lembrou ela.
Diva revelou que o cantor acabou indo para os Estados Unidos e foi embora somente com a roupa do corpo.

Durante a viagem, o empresário dele comunicou a ela o desejo de colocar um ponto final no relacionamento, que teve início no final de 2023. Já Manoel chegou a usar as redes sociais para compartilhar algumas fotos andando de lancha ao lado de outras mulheres.

É válido lembrar que, no fim de janeiro deste ano, a agora ex-companheira do intérprete da música "Caneta Azul" foi levada ao hospital com fortes sangramentos e, lá, além de ter descoberto que estava grávida, também foi informada de que sofreu um aborto espontâneo. A notícia foi confirmada pela assessoria de Gomes.

Após 'maratona sexual', atriz vira alvo: 'Centenas de ameaças de morte'

A maratona sexual, que contou com a participação de homens — muitos deles casados e mascarados — gerou polêmica
A atriz Bonnie Blue chamou atenção mundial ao alegar ter batido um recorde inusitado: 1.057 relações sexuais em 12 horas.  
Foto: Arquivo Pessoal/Instagram
A britânica Bonnie Blue, nome artístico de Tia Billinger, se tornou milionária atuando na indústria de conteúdo adulto e chamou atenção mundial ao alegar ter batido um recorde inusitado: 1.057 relações sexuais em 12 horas, durante um evento em Londres, em janeiro.

A maratona sexual, que contou com a participação de homens — muitos deles casados e mascarados — gerou polêmica e terminou, inclusive, com o fim do relacionamento de uma das espectadoras, que descobriu que o namorado havia participado da gravação.

Apesar da notoriedade e do lucro, Bonnie afirma que a escolha de carreira também trouxe consequências negativas. Em documentário que será exibido no Reino Unido nesta terça-feira (29), a influenciadora expõe os riscos, o isolamento social e as ameaças constantes que passou a enfrentar.

"A última vez que saí sozinha foi provavelmente há uns seis meses. Agora, não é tão seguro assim. Recebo centenas de ameaças de morte por dia, então, não é tão seguro andar por aí", relatou.

Bonnie também expressou preocupação com possíveis ataques físicos. "Eu digo: 'Vai acontecer em algum momento, alguém vai vir e me dar uma surra', e tudo bem com isso, pelo menos eles estão se levantando do sofá. O meu pior medo é ácido, se alguém usar ácido, e eu poderia imaginar alguma garota rancorosa fazendo isso", disse. Leia mais no aratuon

Aposta da Bahia divide prêmio milionário

Lotofácil: apostas da BA e GO levam R$ 2,2 milhões; veja as dezenas
Os números sorteados foram: 01 - 04 - 05 - 08 - 09 - 11 - 12 - 13 - 15 - 16 - 18 - 19 - 20 - 21 - 25
Lotofácil (Foto: Rodrigo de Oliveira, Caixa, Divulgação)
O concurso 3.452 da Lotofácil, realizado na noite de sexta-feira (25), teve duas apostas que acertaram as 15 dezenas. Cada uma delas levou um prêmio de R$ 2.282.264,17.

O próximo concurso será neste sábado (26), com prêmio estimado em R$ 1,8 milhão.

As apostas vencedoras são das cidades de Salvador (BA) e Goiânia (GO).

Houve 359 apostas com 14 acertos, e cada uma receberá R$ 2.291,53. Outras 13.356 apostas acertaram 13 números e levam R$ 35; já 175.313 apostas com 12 acertos faturam R$ 14; por fim, 951.209 apostas fizeram 11 dezenas e ganham R$ 7.

Entenda como funciona o sorteio
A Lotofácil, uma das modalidades de loteria mais praticadas no Brasil, é extremamente popular devido à sua acessibilidade. Os apostadores têm a facilidade de escolher 15 números entre 25 disponíveis, tornando o jogo atraente e fácil de participar.

Número de autocracias supera o de democracias no mundo, diz estudo

Foto: Arquivo / Agência Brasil
O número de governos autoritários, as chamadas autocracias, superou o de democracias ao redor do mundo. É o que aponta o Relatório da Democracia 2025, do Instituto V-Dem, ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia, divulgado na última semana. Os dados do estudo evidenciam que o mundo tinha, ao final de 2024, 88 democracias e 91 autocracias, uma inversão em relação ao ano anterior. Via Bahia Noticias

Anualmente, o instituto publica dados sobre a situação da democracia no mundo. De acordo com o relatório, cerca de três em cada quatro pessoas no mundo, ou 72% (5,8 bilhões de pessoas), vivem atualmente em autocracias. O percentual é o mais elevado desde 1978, considerando os 179 países pesquisados em 2024. As informações são da Agência Brasil.

O levantamento considera autocracia o regime político em que o poder está concentrado em uma pessoa ou grupo político, com pouco ou nenhum controle democrático, e liberdades civis e políticas restringidas. No caso da democracia, há eleições multipartidárias, livres e justas; graus satisfatórios de sufrágio, liberdade de expressão e liberdade de associação e restrições judiciais e legislativas ao Poder Executivo são cumpridas, juntamente com a proteção das liberdades civis e a igualdade perante a lei.

Segundo o texto, os regimes autocráticos estão concentrados no Oriente Médio, norte de África, Ásia do Sul e Central, e na África Subsariana. Já os países democráticos são mais comuns na Europa Ocidental e na América do Norte, assim como em algumas partes do Leste Asiático e do Pacífico, na Europa do Leste e na América do Sul.

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhas

Foto: Célio Júnior / CBDU
A Confederação Brasileira do Desporto Universitário de despediu dos Jogos Mundiais Universitários 2025 de Reno-Ruhr, na Alemanha, com um total de 16 medalhas, sendo elas duas medalhas de ouro, três de prata e sete de bronze. O evento foi realizado de 16 a 27 de julho.

Segundo a Agência Brasil, as três últimas medalhas vieram no penúltimo dia de competição, com o judô, o salto triplo e o basquete masculino.

No judô, disputado no complexo esportivo de Messe Essen, em Essen, a equipe mista do Brasil levou a medalha de bronze, com vitória sobre o Cazaquistão por 4 a 2. O atleta Guilherme Oliveira garantiu o pódio ao vencer, por ippon, Nurkanat Serikbayev. Ele saiu com o rosto com marcas da batalha, mas feliz com o resultado.

A segunda medalha de bronze do dia veio direto do Lohrheidestadion, em Bochum, no salto triplo. João Pedro Silva pulou 16m35cm, contra 16m66cm do indiano Praveen Chithravel e 16m77cm de Connor Murphy, da Austrália.

A última medalha do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários foi do basquete masculino. Em uma partida épica contra os Estados Unidos, no complexo de Messe Essen, a seleção venceu por 94 a 88, e levou o ouro.

Os norte-americanos chegaram ao último quarto com uma vantagem de 22 pontos, mas o Brasil teve uma atuação praticamente perfeita para vencer por 35 a 13, empatar o jogo em 80 e 80 e levar para a prorrogação.

“Sempre falamos. Nós somos brasileiros, nós nunca desistimos. Foi assim na semifinal contra a Alemanha, hoje de novo. O jogo só acaba quando o cronômetro zera e saímos daqui com a medalha de ouro”, disse o camisa 9 Reinan. “Só existia um jeito deles nos venceram, de jeito nenhum”, finalizou Gabriel Campos.

Meta anuncia que deverá suspender publicidade política em suas plataformas na UE

A decisão foi tomada tendo em vista as “inviáveis exigências e as incertezas jurídicas” levantadas pela regulamentação europeia
Via AFP
Ícone da Meta AI. Foto: Unsplash
A gigante digital Meta (Facebook, Instagram) anunciou nesta sexta-feira (25) que, devido à rigorosa regulamentação das plataformas digitais na UE, suspenderá a divulgação de publicidade política em suas plataformas no bloco.

“É uma decisão difícil que tomamos em resposta à nova regulamentação de Transparência e Orientação da Publicidade Política (TTPA) da UE”, anunciou a companhia. A medida será aplicada a partir de outubro.

A “Meta, assim como outras plataformas, não permitirá mais a publicidade política, eleitoral ou relacionada a questões sociais em nossas plataformas na UE”, disse a firma.

A decisão foi tomada tendo em vista as “inviáveis exigências e as incertezas jurídicas” levantadas pela regulamentação europeia.

Esta mudança nas operações, indicou a Meta, “é específica da UE (…), os anúncios publicitários políticos, eleitorais e sociais seguirão permitidos fora da UE normalmente”.

A Meta afirmou que “a publicidade política online é uma parte vital da política moderna, já que conecta as pessoas com informações importantes sobre os políticos que as representam”.

No entanto, acrescentou que a legislação europeia “introduz obrigações adicionais em nossos processos e sistemas que criam um nível insustentável de complexidade e insegurança jurídica para os anunciantes”.

Em janeiro, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, acusou a UE de “censura” e comparou as multas impostas pelo bloco à empresa a tarifas alfandegárias.

A mais recente disputa entre a Meta e a UE se refere ao sistema de pagamento para evitar que a empresa utilize dados pessoais, denominado ‘pagamento ou consentimento’.

Sedentarismo faz crianças e adolescentes perderem força muscular, aponta estudo

Pesquisadores brasileiros analisaram artigos publicados entre 1978 e 2024 e constataram declínio no nível de atividade física nas últimas décadas
Via LeiaJá
Foto: Pìxabay
Uma revisão de estudos realizada por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), junto a cientistas da Austrália e da França, traz à tona um fenômeno preocupante: a dinapenia infantil, nome dado à perda de força e potência muscular entre crianças e adolescentes. Fonte: Agência Einstein

“A revisão se baseou em uma série de estudos publicados entre 1978 e 2024 e revelou que há um severo declínio no nível de atividade física e força muscular nas últimas décadas entre crianças e adolescentes”, diz à Agência Einstein o profissional de educação física Cássio Víctora Ruas, PhD em Ciências do Esporte e do Exercício e autor do estudo. Os resultados foram publicados no periódico Conexões, da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Tradicionalmente associada ao envelhecimento, a dinapenia infantil tem surgido cada vez mais cedo, impulsionada pelo estilo de vida sedentário e uso excessivo de telas, intensificado principalmente após o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

Em geral, as crianças têm ficado mais tempo em casa ou em ambientes internos, deixando de brincar ao ar livre. “O reflexo disso tem sido o surgimento de problemas de saúde que até então aconteciam principalmente na população idosa, como obesidade sarcopênica, osteopenia, distúrbios cardiometabólicos e, principalmente, dinapenia, que é a redução dos níveis de força muscular não causada por doenças neuromusculares”, explica Ruas.

Segundo o pesquisador da Unicamp, estudos têm demonstrado que, hoje em dia, os pequenos apresentam níveis significativamente menores de força e potência muscular em testes de saltos, suspensão na barra, resistência abdominal e extensão de joelhos. Para saber se esse pode ser o caso do seu filho, preste atenção a alguns sinais. “Se a criança passa a maior parte do tempo sentada, em frente a telas, evita brincar ou tem dificuldade em tarefas motoras simples, pode ser um indicativo”, diz. “Nessas situações, a orientação de médicos e o acompanhamento por profissionais de educação física são fundamentais.”

Para o educador físico Everton Crivoi, doutor em ciências do esporte e responsável pela preparação física no Espaço Einstein de Esporte e Reabilitação, do Einstein Hospital Israelita, a dinapenia infantil é preocupante não apenas por sua crescente prevalência, mas pela dificuldade em diagnosticá-la. “O conceito ainda carece de critérios diagnósticos clínicos padronizados, o que pode dificultar a quantificação precisa do fenômeno”, observa.

A força muscular é essencial não só para a prática esportiva, mas também para o desenvolvimento motor e a prevenção de doenças crônicas. “Crianças com níveis adequados de força muscular tendem a apresentar menor índice de massa corporal, maior densidade mineral óssea e menor risco de doenças cardiovasculares e metabólicas ao longo da vida”, comenta Cássio Ruas.

Sem medo
Daí porque seria interessante rever a ideia de que o treinamento de força é “coisa de adulto”. “Evidências científicas vêm demonstrando os efeitos positivos do treino de força para crianças, principalmente quando feito de maneira lúdica”, afirma o autor da pesquisa.

Homem é encontrado morto após passar um mês consumindo apenas cerveja

Foto: Reprodução/ Facebook
Um homem de 44 anos morreu após passar aproximadamente um mês ingerindo unicamente cerveja, na cidade de Ban Chang, província de Rayong, na Tailândia. A vítima foi identificada como Thaweesak Namwongsa e foi encontrada sem vida dentro de casa pelo próprio filho, de 16 anos. Com informações O São Gonçalo.

De acordo com a polícia local, o homem sofreu uma convulsão e não resistiu antes da chegada dos paramédicos. O adolescente relatou às autoridades que tentava preparar refeições diárias para o pai, mas que ele se recusava a comer.

Ainda segundo os agentes, Thaweesak teria se alimentado exclusivamente de cerveja durante os últimos 30 dias. No local, os socorristas encontraram mais de 100 garrafas vazias da bebida alcoólica, espalhadas pelo quarto onde ele foi localizado.

A causa exata da morte será confirmada por meio de autópsia, mas a polícia acredita que o consumo excessivo e prolongado de álcool tenha sido o principal fator que levou ao óbito. O caso segue sob investigação.

Pesquisa identifica 20,5 milhões de brasileiros sem acesso à internet

Não saber mexer é o principal motivo apontado, indica o IBGE
Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma prática cada vez mais disseminada ainda é raridade no cotidiano de 20,5 milhões de brasileiros: o uso da internet. Esse contingente representa 10,9% das pessoas com 10 anos ou mais de idade em 2024. Desses, quase a metade (45,6%) aponta como motivo para não acessar a internet não saber como fazer. São 9,3 milhões de pessoas.

Os dados fazem parte de um suplemento sobre tecnologia da informação e comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os pesquisadores visitaram domicílios no último trimestre de 2024 e fizeram perguntas sobre os hábitos dos brasileiros 90 dias antes da realização da pesquisa.

Entre os idosos, o motivo não saber mexer alcançava 66,1%. Apesar disso, a pesquisa revela que eles estão usando cada vez mais a internet.

O levantamento estima em 168 milhões o número de pessoas com acesso à internet, o que representa 89,1% da população com 10 anos ou mais de idade.

O instituto buscou saber os motivos que deixaram 20,5 milhões sem acessar a internet. Não saber mexer e falta de necessidade são as duas razões mais apontadas. Leia tudo no leiaja

Usuários do Gov.br serão avisados para ampliar segurança das contas

Orientação é para 72 milhões de usuários com a conta ouro
Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está orientando usuários de conta ouro do Gov.br a utilizarem a ferramenta de verificação em duas etapas, medida que dará mais segurança a cerca de 72 milhões de usuários.

De acordo com a pasta, a mudança não é obrigatória e, caso seja adotada, poderá ser desabilitada a qualquer momento.

O ministério, no entanto, ressalta que trata-se de uma “solução de segurança muito eficaz para bloquear acessos indevidos quando alinhada ao uso da biometria”.

Atualmente, 27% das contas ouro já utilizam essa funcionalidade.

A plataforma Gov.br tem mais de 169 milhões de usuários e oferece mais de 4.700 serviços digitais federais e outros 8.700 serviços estaduais e municipais.

Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.

Por meio da plataforma, é possível assinar documentos com validade jurídica, abrir empresas e fazer transferência de veículos. Há ainda pesquisa por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador.

Ativação

SUS gastou quase meio bilhão com vítimas de acidentes no trânsito em 2024

Foto: Bombeiros/ Goiás
O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 449 milhões com internações de vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, em 2024. É o que diz um levantamento inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados do Datasus, divulgado pelo g1 neste domingo (27). Via BN

Segundo o recorte da pesquisa, o valor inclui desde atendimentos de emergência até reabilitação prolongada e fornecimento de órteses e próteses. Com esse valor, seria possível comprar 1.320 ambulâncias do SAMU, o equivalente a cerca de 50 automóveis por estado. É quase quatro vezes mais do que o previsto no Novo PAC Saúde, que prevê 350 unidades para atender 5,8 milhões de pessoas.

Os gastos hospitalares com vítimas do trânsito crescem ano a ano. Desde 1998, a alta foi de quase 50% em termos reais, sendo que o amor com maior gasto foi 2014, com R$480 milhões empenhados.

A pesquisa do Ipea destaca que o desmonte do DPVAT é um dos agravantes da situação. O DPVAT, ou Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, foi um seguro obrigatório, que visava indenizar vítimas de acidentes de trânsito, incluindo motoristas, passageiros e pedestres. O Seguro foi extinto em 2020 e desde 2021, o SUS deixou de receber repasses anuais que chegavam a ultrapassar R$ 580 milhões por ano.

Até sua extinção, o seguro destinava 45% da arrecadação à cobertura dos custos médico-hospitalares com vítimas de sinistros em todo o país.

Cogumelos reduzem envelhecimento em 57% e aumentam a expectativa de vida

Monique de Carvalho - SNB
As substâncias presentes no cogumelo podem se tornar um ótimo aliado contra o envelhecimento 
- Foto: Alan Rockefeller
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, revelou um achado surpreendente: a psilocibina — substância presente nos cogumelos psicodélicos — foi capaz de retardar o envelhecimento celular em até 57% e aumentar a expectativa de vida em modelos experimentais.

Os cientistas testaram o composto em camundongos idosos e em células humanas, e os resultados foram tão positivos que levantaram a possibilidade de um novo caminho para terapias de longevidade. Nos testes com roedores, os pesquisadores notaram que os sinais físicos de envelhecimento começaram a reverter após o uso da substância, com aumento na vitalidade e até recuperação de pelos.

Além disso, células humanas do pulmão tratadas com o mesmo composto viveram muito mais e apresentaram melhorias em indicadores que antes só se acreditava serem possíveis com medicamentos altamente específicos ou modificações genéticas. Leia mais no sonoticiaboa

Palavra de vítima de crime sexual não tem valor probatório absoluto, diz TJ-SP

Réu foi absolvido pelo TJ-SP, que considerou frágeis as provas contra ele
Em crimes contra a dignidade sexual, a palavra da vítima é relevante, mas não tem valor probatório absoluto e deve ser coerente com as demais provas do processo. Nos casos em que há dúvidas sobre a ocorrência ou autoria do crime, prevalece o princípio in dubio pro reo (na dúvida, a favor do réu). Via Conjur

Esse foi o entendimento da 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo para absolver um homem que havia sido condenado a 23 anos por estupro de vulnerável.

A denúncia sustentou que o réu, na condição de padrasto, praticou atos libidinosos contra a vítima, que tinha menos de 14 anos de idade na época dos fatos.

No recurso apresentado ao TJ-SP, a defesa alegou que as provas que sustentaram a condenação eram frágeis. Essa tese convenceu o relator da apelação, desembargador Alberto Anderson Filho, para quem não havia elementos mínimos para justificar uma condenação de 23 anos.

“A vítima, em depoimento especial, não descreveu nenhum ato que possamos enquadrar como grave a ponto de ser considerado ato libidinoso diverso da conjunção e ter uma pena de 23 anos de reclusão”, escreveu o magistrado.

Itabuna celebra 115 anos de progresso, desenvolvimento e avanços com sua gente

Nesta segunda-feira, dia 28, Dia da Cidade, Itabuna celebra com sua gente 115 anos de progresso, desenvolvimento e avanços na expansão urbana, infraestrutura, saneamento e na prestação de serviços, com destaque para as áreas de educação e saúde.

A programação festiva no feriado municipal se inicia às 9 horas com a celebração de Missa em Ação de Graças na Catedral de São José, oficiada pelo bispo diocesano Dom Jailton de Oliveira Lino, contando com a participação do prefeito Augusto Castro (PSD), que estará acompanhado da primeira-dama Andrea Castro, deputados federais e estaduais, secretários municipais, líderes empresariais e comunitários e convidados.

Pela programação oficial, às 11 horas, na Avenida Ibicaraí, Nova Itabuna (próximo à AFYA), haverá a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), um presente para a cidade para a formação técnica e tecnológica de jovens e adultos. A nova unidade de ensino integra a etapa da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada em março de 2024 pelo Governo Federal.

Com área construída de mais de 6 mil metros quadrados, a nova unidade do IFBA contará com Pavilhão Administrativo e Pedagógico, 10 salas de aula, 7 laboratórios, quadra poliesportiva – vôlei, basquete, handball e futebol de salão -, e refeitório que inclui cozinha industrial completa.

Além de Itabuna, a Bahia contará com oito novos campi do IFBA que atualmente conta com 24 campi. Os novos campi serão construídos em Macaúbas, Poções e Salvador (no bairro de Cajazeiras), passando a contar com 28 unidades de ensino.

A programação prossegue às 15 horas com a assinatura de ordens de serviço para a construção da unidade de saúde dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, autorização para editais de licitação da revitalização da Avenida Amélia Amado e do parque linear. A solenidade acontece nas obras e serviços do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPs IA) na Rua Laurinda Fontes, centro, proximidades da agência executiva do INSS.

Às 16 horas, na travessa Santa Rita, no Bairro Califórnia, haverá a entrega da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, enquanto às 19h30min, festa em comemoração ao aniversário da cidade na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso, com os cantores Rian & Girotto, Calcinha Preta, Pablo e Sammbe Vip.

Na terça-feira, dia 29, a programação festiva prossegue com o seminário: “A Expansão da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica: desafios da interiorização da Educação Profissional no Brasil”, no auditório da UNEX, promovido pela Reitoria do IFBA e a Prefeitura de Itabuna, das 1h às 19h. O evento é aberto à sociedade civil, representantes de movimentos sociais, empresários, políticos e estudantes (a partir de 16 anos).

CULTO DE GRATIDÃO

Passageiros abandonam avião em chamas após pane elétrica

Voo precisou ser evacuado
Foto: Reprodução/Assessoria - bahia.ba/mundo
Um voo da American Airlines, com destino a Miami, nos Estados Unidos, foi evacuado no Aeroporto Internacional de Denver, após um problema mecânico grave envolvendo um pneu durante a decolagem.

O acidente causou pânico nos passageiros, que utilizaram os escorregadores de emergência. As imagens viralizaram nas redes sociais no último sábado, 26.

Até o momento, não há informações se houve feridos devido à ocorrência.

Em meio à fumaça densa, chamas visíveis irrompiam da parte inferior do avião, intensificando a urgência da evacuação.

domingo, 27 de julho de 2025

Lauana Prado relata assédio sexual de executivo de gravadora: “Queria teste do sofá”

Foto: Reprodução / Redes Sociais
A cantora Lauana Prado relatou um episódio em que foi assediada sexualmente por um executivo vinculado a uma gravadora, no início da carreira. O caso veio a público por meio do desabafo da artista no programa ‘Sabadou’, apresentado por Virginia Fonseca no SBT, neste sábado (27). Via BN

Na ocasião, Lauana foi questionada por Virginia se já havia recebido ofertas de "teste do sofá", termo para se referir a situações em que alguém usa influência em troca de vantagens sexuais. A sertaneja confirmou que já ocorreu.

"Isso já aconteceu sim. Eu nunca aceitei esse tipo de coisa. Graças a Deus, nunca precisei. Era para fazer tudo. Dormir, passar a noite. Em troca, a pessoa disse que me colocaria em contato com um artista influente na época”, afirma.

Lauana diz que nunca falou sobre o assunto por que esperou ter uma carreira mais consolidada no sertanejo. Ela diz, inclusive, que pensou em revelar o nome do executivo, mas desistiu.

"Ele deu o exemplo de uma artista que estava bem na época, dizendo que ela dormiu com não sei quem e aí conseguiu algo que fez ela bombar. Eu pensei em falar o nome dele quando me tornei um sucesso. Mas depois, pensei que a pessoa não merecia essa moral. E segundo por quê Deus me honrou e deu tudo certo", revelou.

Influenciadora grávida de quíntuplos é obrigada a tirar três fetos: “Escolha impossível”

Foto: Reprodução/TikTok/@chelsaejenner
A influenciadora digital Chelsae Michelle Jenner, moradora de Austin, nos Estados Unidos, compartilhou nas redes sociais a difícil decisão que enfrentou durante uma gestação rara de quíntuplos. Grávida de apenas três meses, ela foi aconselhada pelos médicos a escolher quais dos bebês teriam chances de sobreviver. “Foi a escolha mais difícil da minha vida”, afirmou em um vídeo publicado no TikTok. Com informações do Metrópoles.

A jornada começou em 2022, após um procedimento de inseminação artificial. Mãe de três crianças, Chelsae decidiu ampliar a família. Com cinco semanas de gestação, um exame revelou a presença de cinco sacos gestacionais. A descoberta foi recebida com entusiasmo pela influenciadora, mas com cautela pela equipe médica.

Segundo os médicos, a gestação múltipla representava um risco elevado para Chelsae e para os bebês. Com apenas 1,50 metro de altura, a influenciadora não possuía estrutura física adequada para levar cinco fetos até o fim da gravidez. Além disso, os especialistas alertaram que os bebês teriam altíssima chance de nascerem prematuros.

Diante da gravidade do quadro, o casal foi orientado a escolher entre duas alternativas: manter a gestação completa com alto risco de complicações ou realizar a chamada redução fetal. O procedimento consiste em cessar os batimentos cardíacos de alguns fetos, aumentando a chance de sobrevivência dos demais e da própria gestante.

Inicialmente, Chelsae recusou a ideia da redução. Passou, então, a realizar exames quase diários a partir da sexta semana de gestação, monitorando cuidadosamente a evolução dos bebês. Com o tempo, porém, seu estado de saúde começou a piorar. Ela apresentou sinais de falência orgânica, com alterações nos rins e no fígado e taquicardia mesmo em repouso. Mais no180graus