Os dados gerais da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), referentes ao ano de 2019, divulgados nesta terça-feira (15), em Brasília, pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revelaram os avanços alcançados pela Rede Municipal de Ensino de Itabuna, em relação à edição anterior, de 2017. O SAEB, que dá base para a estipulação dos resultados e metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas públicas e particulares de todo o país, demonstrou que, com esforço e união, a rede municipal deu a volta por cima e está melhorando a sua qualidade de ensino.
A Secretaria Municipal da Educação (SME) aponta que fatores como ausência de greves, a ampliação do Grupo de Estudos e Intervenção à Aprendizagem (GEIA) com atuação mais efetiva na alfabetização e consolidação nos anos iniciais e finais, a parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) por meio do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMEC) e uma atuação mais incisiva da dirigente municipal sensibilizando, conclamando, envolvendo, estimulando e reconhecendo o trabalho focado, foram preponderantes para os resultados.
Outro ponto de destaque foi o trabalho realizado com o foco na aprendizagem, com a efetivação da Proposta Político-pedagógica Pelo Direito de Aprender. “Os professores, estudantes e familiares conseguiram perceber melhor a importância da atuação nos seus papéis e desenvolveram ações que favoreceram o processo ensino-aprendizagem”, disse a assessora de Ensino Fundamental (Anos Finais), professora Adriana Chachá.