Fotos: FourSquare
Você consegue imaginar um comércio sem caixa, funcionário, nem vigilância, onde o cliente deixa numa caixinha o dinheiro do que consumiu?
Antes que você diga que isso nunca daria certo, adiantamos que essa casa existe há quase 20 anos e sobrevive com esse sistema de pagamento.
Chamado de “Honesty Coffee Shop” - Cafeteria da Honestidade, o estabelecimento fica em Ivana, nas Filipinas.
E o mais legal: não sofre grandes golpes!
Segundo a professora aposentada Elena Gabilo, de 77 anos, criadora da casa, 98% dos clientes pagam direitinho.
Sem qualquer tipo de atendente, o cliente chega, serve-se de café, refrigerantes, biscoitos e o que mais houver disponível no balcão.
Na hora de sair, basta deixar o dinheiro na caixinha, pegar seu próprio troco, caso necessário, e anotar em um caderninho o que foi consumido.
Não há qualquer tipo de controle, apenas um pedido perdurado do lado de dentro:
“Pegue o que você precisar. Por favor pague por aquilo que pegar. Se você não tiver trocados, bata na porta. Se ninguém atender, lamentamos, pague mais que o valor. Que a sua tribo cresça. Lembre-se, honestidade é a melhor política.”
Brasil
No Rio de Janeiro também existe uma casa baseada na honestidade do cliente.
É o Curto Café.
Lá você decide o quanto vai pagar pelo seu café.
Quadros negros espalhados pelo estabelecimento detalham os gastos para manter o negócio.
E, através das anotações o cliente toma ciência dos valores e de quanto falta para fecharem o mês com o dinheiro necessário para pagar as contas. O objetivo é não fechar o mês no vermelho.