Foto: Fábio Souza/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou aos presidentes das federações do Nordeste, na última sexta-feira (22), a possibilidade de uma mudança significativa no formato da Copa do Nordeste a partir de 2026. O principal destaque do documento enviado pela entidade é a possibilidade de exclusão dos campeonatos estaduais de 2025 como critério de classificação para o torneio regional. Via BN
A CBF destacou que a participação dos clubes no Nordestão de 2026 será definida com base em novos “requisitos técnicos e demais critérios” estipulados pela entidade. Além disso, as federações estaduais não poderão reservar ou garantir vagas para a competição em seus regulamentos de campeonatos estaduais de 2025.
“A habilitação de participação de clubes na nova competição estará condicionada à observância dos requisitos técnicos e ao cumprimento de demais requisitos de participação estabelecidos pela CBF.” Confira:
Foto: Divulgação/CBF
Atualmente, os campeonatos estaduais desempenham papel fundamental na definição das equipes que participam da Copa do Nordeste. O modelo vigente reserva vagas para nove campeões estaduais: representantes dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Sergipe têm acesso direto à fase de grupos.
Entre os sete melhores estaduais no ranking nacional, cada um aponta um representante adicional para a fase eliminatória (pré-Copa do Nordeste).
Embora a proposta já tenha sido apresentada, a CBF não detalhou os novos critérios para a formatação do torneio em 2026. Caso implementada, a reformulação pode alterar significativamente o cenário do futebol regional, diminuindo a influência dos campeonatos estaduais e privilegiando outros fatores técnicos, como rankings ou desempenho em competições nacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário