Além disso, apenas 5% da população sabe falar inglês, de
acordo com levantamento feito pelo British Council. Em épocas pré-eventos
esportivos, em que os olhos do mundo todo começam a se voltar cada vez mais para
o Brasil, a falta de fluência na língua inglesa representa risco de perda de
oportunidades,
para profissionais e para as empresas.
— Participei de processos
seletivos de grandes companhias e, em alguns casos, até levava vantagem em
termos de conhecimentos técnicos, mas fui descartada porque não tinha o
conhecimento da língua — conta Elivania.
— O inglês, hoje, é um elemento
econômico, que te coloca numa posição diferenciada — diz Claudio Anjos, diretor
de Exames do British Council no Brasil.
Para piorar, muitas vezes o
brasileiro exagera em suas qualificações linguísticas no
currículo.
Um estudo do site Vagas.com feito com 37.389 candidatos em 12 estados mostrou
que 51% informam ter inglês avançado ou fluente para escrita e leitura. Porém,
destes, ficou provado, após teste de proficiência, que somente 36% podem ser
considerados avançados ou fluentes.
E nem mesmo os funcionários de
multinacionais se destacam quando o assunto é fluência na língua estrangeira. A
GlobalEnglish, empresa especializada em fornecer soluções corporativas para o
ensino de inglês, fez uma pesquisa com 108 mil empregados de multinacionais em
76 países. Os 13 mil brasileiros que responderam ao teste tiraram nota 2,95 (em
um total de 10), deixando o país em 67º lugar.
— A maioria das empresas
ainda não atentou para a importância de ter funcionários falando bem inglês —
ressalta o diretor-geral da GlobalEnglish, José Ricardo Noronha.
Setores
com maior exigência
Noronha lembra o caso de um gerente de multinacional
que deixou de ser promovido a diretor na Europa porque não tinha o inglês afiado
o suficiente.
— Acabaram promovendo outro com menos experiência — lembra
o diretor.
Outro movimento que se torna recorrente é a contratação dos
que falam melhor inglês e não os mais qualificados.
— Algumas empresas já
não escolhem o mais capacitado e com mais experiência — comenta Marcelo Barros,
diretor de educação da rede CNA.
Profissionais sem habilidades com o
idioma correm mais riscos de perder posições nos segmentos de petróleo e gás,
naval e industrial, de marketing, TI e finanças, de acordo com Jorge Martins,
diretor da consultoria Robert Half.
Com previsão de ser concluída no fim
de outubro, a pesquisa da EF Cursos no Exterior deste ano indica que houve uma
queda no índice de proficiência em inglês em relação à 2010, ano da última
pesquisa.
— A razão principal é a deficiência do ensino da língua inglesa
no total da população. Há uma correlação direta entre a estrutura do ensino
médio e a política educacional do país com os resultados baixos — explica
Luciano Timm, diretor de marketing da EF.
A escola viu subir em 27%, no
último ano, o número de jovens profissionais e de funcionários corporativos que
procuraram um curso de inglês para fazer, o que mostra que tem gente que está
correndo atrás.
— O inglês hoje não é mais um diferencial, é obrigatório.
É uma deficiência histórica que hoje tem necessidade urgente de resolução — diz
Timm.
O problema, também, é que o modelo brasileiro de ensino de inglês é
baseado apenas na leitura, quando deveria levar em consideração também as
habilidades de escuta, escrita e fala, conforme ressalta o British Council. A
instituição, inclusive, firmou parceria com o governo federal para ensinar
inglês aos participantes do programa de bolsas no exterior Ciência sem
Fronteiras.
— O programa expôs essa realidade: a formação em língua
estrangeira precisa ser revista porque isso reflete, também, na produção
acadêmica brasileira — destaca Claudio Anjos, diretor de Exames e Educação do
British Concil.
Alexander Vieira, diretor do Brasas, lembra que, à época
da candidatura do Rio para receber as Olimpíadas de 2016, um dos fatores
negativos apontados pelo Comitê Olímpico Brasileiro foi o baixo índice de
pessoas com proficiência em inglês.
— Isso, sem dúvida, é bastante
preocupante — afirma Vieira, que acha, porém, que, aos poucos, as empresas
começam a acordar para a importância de se ter uma equipe fluente em inglês. —
Um exemplo disso é que tivemos, no último ano, um incremento de 30% na procura
por cursos in company.