> TABOCAS NOTICIAS : Ministério reforça segurança de sistema de alertas após envio de falsa mensagem emergencial

.

.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Ministério reforça segurança de sistema de alertas após envio de falsa mensagem emergencial

Plano inclui novas camadas de proteção e prevê criação de plataforma atualizada
Gabriela Encinas * bahia.ba/brasil
Foto: Reprodução/ Redes sociais
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apresenta um plano de reforço na segurança do sistema de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) após a emissão de um alerta falso na noite da última sexta-feira (19) e madrugada de sábado (20). O documento reúne uma série de medidas que visam aumentar o controle de acesso e reduzir riscos na plataforma.

Entre as ações previstas, o plano estabelece a restrição de acesso ao sistema apenas à rede interna do ministério, além da exigência de autenticação em dois fatores e do uso obrigatório de VPN pelas Defesas Civis estaduais. O objetivo, segundo o órgão, é fortalecer as barreiras de segurança e evitar tentativas de acesso não autorizado.

A primeira etapa das mudanças já foi concluída com a adoção do login via Gov.br, que passa a ser obrigatório para todos os usuários do sistema. De acordo com o MIDR, a medida reduz a possibilidade de invasões por credenciais comprometidas e aumenta o nível de rastreabilidade dos acessos. A segunda e terceira fases do plano ainda estão em implementação e incluem a atualização das senhas de VPN, a ampliação da autenticação em múltiplos fatores e o desenvolvimento da plataforma “Idap 2.0”, que deverá restringir a edição livre de mensagens e aprimorar os filtros de segurança para evitar invasão ou erros de alertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário