Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
(Foto: André Corrêa - 13.dez.2023/Ministério do Planejamento e Orçamento)
Uma pesquisa realizada pela AtlasIntel e divulgada pela CNN Brasil revela que Simone Tebet (MDB), ministra do Planejamento, é a mais bem avaliada no governo de Lula (PT), com 62% dos entrevistados considerando seu trabalho como ótimo ou bom. Em contraste, os três ministros com as piores avaliações são indicados pelo centrão. Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos, seguem Tebet, ambos com 54% de avaliações positivas.
Os ministros com pior desempenho incluem André Fufuca (PP), do Esporte, com apenas 12% de ótimo/bom, e Celso Sabino (União), do Turismo, também com 12%. Juscelino Filho (União), das Comunicações, obteve 15% de avaliações positivas. A pesquisa indica que 45,6% dos entrevistados não acreditam que a reforma ministerial trará melhorias significativas ao governo, enquanto 25,8% acreditam que haverá uma melhora considerável.
O levantamento, realizado entre 24 e 27 de fevereiro com 2.595 pessoas, apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Entre as decisões de Lula, o programa Farmácia Popular foi considerado um acerto por 88% dos entrevistados. Outras medidas bem avaliadas incluem a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil e o programa Desenrola, com 81% e 73% de acertos, respectivamente.
Por outro lado, a nova taxa para pequenas compras de sites internacionais, apelidada de "taxa das blusinhas", foi considerada um erro por 67% dos participantes. Outras decisões impopulares incluem o programa Emprega 347, que prevê cotas de emprego para ex-presidiários, e as críticas de Lula ao Banco Central, com avaliações negativas de 50% e 47%, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário