> TABOCAS NOTICIAS : Homem é condenado a 17 anos por estupro virtual após criança pedir ajuda à Inteligência Artificial

.

.

domingo, 2 de março de 2025

Homem é condenado a 17 anos por estupro virtual após criança pedir ajuda à Inteligência Artificial

Um homem foi sentenciado a 17 anos e 4 meses de prisão por estupro virtual após uma criança de 10 anos buscar ajuda de uma Inteligência Artificial (IA) durante ameaças feitas a ela. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (28/02), em Nova Brasilândia d’Oeste (RO).  Fonte: Metrópoles
Foto: reprodução
Conforme o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), o crime teve início em dezembro de 2022, quando o réu, morador de Pernambuco, forçou a criança a enviar fotos íntimas pelo WhatsApp. Ele ainda a obrigava a enviar imagens dela sem roupa. Na época, a criança estava de férias em um sítio da família, localizado no município de Alta Floresta do Oeste (RO).

O promotor de Justiça Leonardo Castelo Alves, encarregado do caso, descreveu a cronologia dos acontecimentos. “O primeiro contato ocorreu em dezembro de 2022. O réu voltou a ameaçar a vítima em 2023 e fez uma terceira tentativa em 2024”, detalhou.

Em 2024, o réu formou grupos no WhatsApp com nomes como “Grupo da escola” e, dentro desses grupos, adicionou o número da vítima e de outras pessoas, divulgando as fotos que havia recebido anteriormente.

Inteligência Artificial auxiliou a vítima:
Segundo o processo do MPRO, a menina, envergonhada de relatar o ocorrido aos pais, recorreu ao auxílio de um programa de IA. O sistema recomendou que ela procurasse um adulto de confiança, seja na escola ou entre seus familiares. Seguindo a orientação, ela obteve o apoio necessário.

Ainda conforme o Ministério Público, essa é a primeira condenação desse tipo em Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário