Programas de saúde podem reduzir custos e melhorar o bem-estar e a saúde dos homens nas empresas
Em novembro comemora-se a campanha Novembro Azul, uma iniciativa global que busca conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre a população masculina.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 72 mil novos casos da doença por ano em 2024 e 2025. Nesse cenário, é extremamente importante promover a conscientização e as empresas podem ser uma peça fundamental para isso.
“Quando abordamos este tema de forma aberta e informativa nas organizações, podemos não apenas desmistificar preconceitos, mas também encorajar os colaboradores a adotarem práticas de prevenção e a realizarem exames regulares. Além disso, eles são impulsionadores de adotarem a boa prática junto aos seus colegas e também aos seus familiares”, diz Bárbara Bacan, enfermeira e coordenadora de Programas de Saúde da HealthBit.
“O preconceito está enraizado na nossa sociedade e é muito mais presente em pessoas mais velhas, que são o grupo de risco para este tumor. Uma forma de evitar essa questão é educar as novas gerações incentivando-os a cuidarem mais da própria saúde”, acrescenta.
A HealthBit é uma healthtech brasileira, integrante do Grupo RD Saúde, e que tem como foco identificar desafios relacionados à saúde populacional dentro das organizações, prover estrutura para soluções, verificar e reduzir custos médicos, além de apresentar oportunidades de melhorias no sistema como um todo.
Essa promoção e conscientização sobre a saúde para os colaboradores homens é extremamente importante quando vemos dados como o da pesquisa A Saúde do Brasileiro, a qual nos mostra que a cada dez homens, oito reconhecem que precisam cuidar mais da própria saúde, mas parcelas significativas ainda identificam, no dia a dia, empecilhos.
Segundo a especialista, a gestão de saúde empresarial focada no bem-estar dos colaboradores ao mesmo tempo que permite cuidar melhor das pessoas, também reduz custos com os planos de saúde e melhora os resultados da empresa.
Com o foco em melhorar e acompanhar a saúde dos colaboradores das empresas clientes, a HealthBit criou os Programas de Saúde.
“Os programas de saúde da HealthBit permitem um acompanhamento em saúde que oferece benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador. Aqui, os acompanhamentos são únicos por contarem com uma escuta ativa e terapêutica e, também, são referências de casos de sucesso e de aprovação entre os times, com média de NPS de 95”, afirma Murilo Wadt, Diretor Geral da empresa.
Para o Diretor Geral da HealthBit, os programas de acompanhamento de saúde oferecem uma oportunidade crucial para monitorar o bem-estar dos colaboradores, permitindo a detecção precoce de condições, como por exemplo o câncer de próstata, além de outras questões de saúde que podem passar despercebidas sem acompanhamento regular.
“A identificação precoce desses problemas possibilita a intervenção antes que se tornem mais graves, garantindo um tratamento mais eficaz e uma qualidade de vida melhor. Com exames preventivos regulares, é possível não só cuidar da saúde de forma integral, mas também criar um ambiente de confiança, onde os homens se sentem mais à vontade para discutir suas preocupações de saúde e buscar a orientação necessária”, acrescenta.
E não é somente para os colaboradores que esses programas de saúde trazem benefícios, mas também para as empresas. Já que Murilo afirma que, investir em programas de acompanhamento em saúde, pode levar a uma redução nos custos associados ao tratamento de doenças crônicas e ao absenteísmo relacionado à saúde.
“Quando pensamos na redução de custos, isso é muito positivo para empresas que, atualmente, contam com os planos de saúde como o segundo maior gasto delas, ficando atrás somente da folha de pagamento. E, para o colaborador, isso não só promove um maior cuidado com a saúde, como proporciona uma prevenção de doenças, maior empoderamento, redução do estresse e um aumento do cuidado pessoal”, conclui.
Sobre a HealthBit
A HealthBit é uma healthtech, startup brasileira de tecnologia do segmento de saúde, que identifica desafios relacionados à saúde populacional dentro da empresa, provê estrutura para a solução, verifica custos médicos e descobre oportunidades de melhorias no sistema como um todo.
Com foco em trazer uma gestão de saúde ativa e direta, otimizando o bem-estar dos colaboradores e auxiliando a empresa a reduzir custos e melhorar seus resultados por meio da inteligência em saúde, desde 2021, a HealthBit faz parte da RD Saúde, maior rede de farmácias do Brasil, e, atualmente, gerenciam mais de 1,7 milhões de vidas e trabalha com mais de 250 empresas líderes de diversos setores, como telecomunicações, farmacêuticas, tecnologia, energia, bens de consumo, entre outros.
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