Por Thiago Tolentino / BN
Foto: Divulgação/Manchester City
Após 64 anos, a Espanha volta a ter um melhor do mundo no futebol. Em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris, nesta segunda-feira (28), Rodri recebeu a Bola de Ouro, e consagrou-se como melhor jogador do mundo eleito pela revista France Football. O volante do Manchester City superou Vini Jr. e Jude Bellingham, seus principais concorrentes, e conquistou o troféu pela primeira vez em sua carreira.
Rodri conquista sua Ballon d'Or inédita após uma temporada de 64 jogos, 12 gols e 14 assistências pelo City. O espanhol também tinha outros grandes nomes do seu clube na disputa, como o atacante Erling Haaland e o meia Phil Foden, mas sempre despontou entre os favoritos.
Pela Premier League, onde foi campeão, obteve números expressivos. Foram 70 desarmes, 92% passes certos, 81% acertos nos passes longos, 235 bolas recuperadas, 8 gols e 9 assistências, dentro 34 jogos disputados, segundo dados obtidos pelo Sofascore. Além do Campeonato Inglês, o meio-campista de 28 anos foi campeão da Eurocopa com a Espanha, concedendo ao seu país o quarto título continental.
O camisa 16 do Manchester City se junta a Alfredo Di Stéfano, que ganhou em 1957 e 1959, e Luis Suárez, que venceu em 1960. Com a conquista, Rodri se torna o terceiro espanhol da história a receber o prêmio.
A Bola de Ouro, concedida pela France Football, é o prêmio mais prestigioso do futebol. No entanto, a FIFA, entidade máxima do esporte, também realiza sua própria premiação. O "The Best" passará por mudanças e será rebatizado como FIFA Awards. A data e o local da próxima edição ainda não foram definidos. Na última edição, Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário