> TABOCAS NOTICIAS : Fernando Haddad evita críticas após alta de juros no Copom: ‘Não me surpreendi’

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Fernando Haddad evita críticas após alta de juros no Copom: ‘Não me surpreendi’

Ministro da Fazenda disse que só irá comentar a decisão do Copom de elevar a taxa básica de juros (Selic) na semana que vem
Joédson Alves/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse não ter ficado surpreso com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de elevar a taxa básica de juros do país, a Selic, para 10,75% ao ano, com aumento de 0,25 ponto percentual (p.p.). A decisão do colegiado, anunciada no início da noite desta quarta-feira (18), foi tomada por unanimidade entre os nove integrantes, incluindo os quatro indicados pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é de uma matéria do Metrópoles.

“Eu não me surpreendi, mas eu só vou comentar a decisão depois da leitura da ata na semana que vem, como de hábito. Vou dar uma olhada, vou conversar internamente e vou verificar o que esperar aí para o futuro próximo e aí eu comento para vocês”, disse Haddad nesta quarta-feira (18), em conversa com jornalistas ao deixar o ministério.

A decisão do Copom marca uma retomada da elevação de juros, o que não ocorria há dois anos. A última subida da Selic foi em 15 de agosto de 2022, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL). À época, o colegiado aumentou os juros de 12,75% para 13,25% ao ano — essa era a maior taxa desde 2016. A Selic volta ao patamar de março deste ano, de 10,75% ao ano — quando o Copom seguia fazendo cortes. Em 2024, a redução da taxa de juros só foi interrompida em 19 de junho, acrescenta o Metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário