Por Redação / BN
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Uma nova pesquisa da revista científica British Journal of Ophthalmology divulgado na última terça-feira (24), apontou que até 2050 a miopia vai ultrapassar 740 milhões de novos casos na faixa etária entre 5 a 19 anos. A condição, que é a dificuldade de enxergar objetos posicionados em um ponto distante do observador, atualmente afeta uma em cada três crianças e adolescentes no mundo inteiro.
De acordo com os pesquisadores, via O GLOBO, mesmo que o número de adolescentes tenha superado o de crianças, atingindo a marca de 54% entre 2020 e 2023, a evolução absoluta entre crianças de 1990 a 2023 atingiu quase o dobro do de adolescentes.
Segundo o levantamento, os fatores-chave para a maior prevalência estão relacionados a viver no Leste Asiático (35%) ou em áreas urbanas (29%), o sexo feminino (34%), a adolescência (47%) e o ensino secundário (46%).
As estimativas mostraram que o cenário continuará o mesmo para os futuros casos. A pesquisa observou também que pessoas no Leste e Sul da Ásia experimentaram um rápido desenvolvimento econômico, juntamente com o aumento mais acentuado na prevalência da miopia.
"Foi observada uma correlação entre a duração da educação e a ocorrência de miopia, sugerindo que a implementação precoce da educação formal em certas nações do Leste Asiático poderia potencialmente servir como um elemento contribuinte", escreveram os autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário