Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira
Jonas Santana/Divulgação
Em uma celebração que marca a rica diversidade cultural baiana, o Governo do Estado oficializou nesta sexta-feira (27) - dia dos santos gêmeos - o Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.
A solenidade de entrega do título será realizada às 13h pelo Secretário de Cultura Bruno Monteiro, durante o I Seminário de Patrimônio Imaterial – Reconstruindo Memórias, no Museu de Arte da Bahia (MAB).
A decisão, aprovada por unanimidade pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) no dia 19 de setembro, reconhece a importância desta tradição para a identidade cultural do estado. A festa, que celebra os santos gêmeos da Igreja Católica, encontra profundo significado na cultura afro-brasileira, onde os irmãos são associados aos Ibejis, divindades também gêmeas.
O caruru, prato típico da celebração, apresenta uma grande variedade de preparos e rituais em diferentes regiões da Bahia. A festa, marcada por sambas, rezas e práticas ritualísticas católicas e afro-brasileiras, reúne famílias e comunidades em torno de um legado ancestral.
A iniciativa de registrar o Caruru como patrimônio cultural é fruto de estudos realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). O objetivo é garantir a preservação e a transmissão desta rica tradição para as futuras gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário