Foto: SECOM
A nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) já começou a ser emitida e 8 milhões de brasileiros já estão com o documento. De acordo com o governo, será feita uma transição gradual até 2032 entre o RG “antigo”, que traz a impressão do polegar, e a nova versão do documento. Por G1
O Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI) aponta que 23 estados, além do Distrito Federal, estão realizando a emissão do documento. Bahia, Roraima e Amapá são os únicos estados brasileiros que ainda não começaram a emitir a nova CNI.
O documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas, o que possibilita “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”, de acordo com o governo.
O novo modelo de documento possui um QR Code que permite verificar se foi roubado ou extraviado, assim como passa a ter o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão, sem necessidade de um RG. De acordo com o governo, o RG deve cair em desuso nos cadastros gradualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário