Healthtechs investem em tecnologias que permitem às instituições de saúde acompanhar todos os passos do cliente, do primeiro atendimento ao tratamento
Em todo processo na saúde que envolve o paciente, é necessário mapear todo o caminho para obter um procedimento rápido e assertivo. Com isso, a jornada
deve ser organizada para promover bem-estar em todo o processo, desde o momento em que ele percebe algum sintoma diferente e decide agendar uma consulta médica até o pós-consulta.
A tecnologia auxilia no protagonismo do paciente durante todo o ciclo de cuidado: entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina no Brasil. Desse número, 87% deles foram das chamadas primeiras consultas, evitando as famosas idas desnecessárias e permitindo identificar por meio de exames a necessidade de um atendimento em uma unidade hospitalar. Os dados são da Saúde Digital Brasil.
O método é considerado extremamente importante para diversos profissionais da saúde, na jornada do paciente, a digitalização otimiza a transição entre as etapas. A ferramenta mais básica é a presença digital, com a criação de um site e perfis nas redes sociais para a clínica ou hospital.
Emerson Zarour, diretor de inovação da MV, afirma que a jornada do paciente é o ponto central do atendimento e a tecnologia é uma ferramenta essencial. “Isso significa que os pacientes devem ser conectados a todas as etapas do processo de cuidados, desde a tomada de decisões até o planejamento do tratamento e a avaliação dos resultados, sempre em contato com a equipe assistencial”, coloca Emerson Zarour.
Algumas empresas estão investindo em soluções para promover inovações e melhorar toda a jornada, entre elas está a MV, líder em transformação digital na saúde, que fornece ferramentas e soluções digitais para instituições de saúde automatizarem seus processos e gerar qualidade e praticidade para os profissionais e pacientes. Uma das ferramentas criadas pela Healthtech e que é destaque em clínicas, laboratórios e hospitais automatizados é o Personal Health. O aplicativo desenvolvido pela MV se consolida atualmente como um grande aliado quando o assunto é o cuidado personalizado. Permite que os usuários acessem suas informações de saúde e as gerenciem de forma conveniente e segura.
Entre as vantagens de utilizar o Personal Health como auxiliar na jornada do paciente estão: a permissão que os usuários acessem as próprias informações de saúde, incluindo exames, resultados de testes, medicamentos prescritos; liberar os usuários para agendamento de consultas médicas e acompanhamento dos horários de atendimento; lembrar os usuários sobre os medicamentos passados na prescrição médica; permitir que os usuários monitorem atividades físicas e progresso ao longo do tempo e poder ser integrado a dispositivos wearable, como relógios inteligentes, para permitir o monitoramento da atividade física, frequência cardíaca, entre outros indicadores de saúde.
“Com seus dispositivos, os pacientes podem acessar informações sobre sua saúde e monitorar seus indicadores dentro do Plano de Cuidado de forma útil para seu perfil de saúde, sendo mais fácil e conveniente. Isso os ajuda a tomar decisões dentro de sua linha de cuidado e melhorar sua qualidade de vida, além de prevenir ou trazer pontos de atenção para alterações de saúde muito antes dos sintomas mais graves”, ressalta Zarour.
Outra ferramenta que podemos usar como exemplo é a Farmácia Digital MV. Essa opção no aplicativo auxilia na compra da medicação e permite o acompanhamento do paciente mesmo após sua saída do consultório.
Criado pela MV, o aplicativo é o único com versão para site ou mobile, e permite o acompanhamento de toda a jornada do paciente, desde atendimento médico até a compra do medicamento, agregando na mesma plataforma o prontuário do paciente, a prescrição médica, a possibilidade de buscar pelo remédio por preço e localização, o pagamento e o delivery da medicação.
“O grande diferencial da plataforma é que o médico e o paciente podem ter acesso a todas as informações do atendimento na palma da mão. Ela traz mais segurança, economia, comodidade e agilidade na Jornada do Paciente em poucos toques na tela”, informa Emerson Zarour, diretor de Inovação da MV.
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