> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Moradores do Antique se uniram à Prefeitura em Mutirão de Combate ao Aedes aegypti

quinta-feira, 28 de março de 2024

ITABUNA-BA: Moradores do Antique se uniram à Prefeitura em Mutirão de Combate ao Aedes aegypti

Moradores do Bairro Antique se uniram à Prefeitura de Itabuna na quarta-feira passada, dia 27, em Mutirão de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya. Esta modalidade de ação já foi realizada em outras nove localidades.

Agora, com o Antique, são 10 os bairros já beneficiados pelo Mutirão, executado pela coordenação do Programa de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, com o suporte do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria da Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da Biosanear. Além disso, líderes comunitários e igrejas que juntos mobilizam a comunidade.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, o resultado no Antique foi muito positivo, principalmente por conta da parceria com a comunidade.

O mutirão inclui atividades de limpeza de áreas públicas, eliminação de pontos de água parada, que servem como criadouros do mosquito, além de ações educativas direcionadas à população sobre como manter os ambientes seguros e livres do Aedes aegypti. E o mais importante: há bota-fora com o recolhimento de vasilhames, móveis usados e outros bens inservíveis acumulados em quintais.

“Também fazemos visitas domiciliares para realizar trabalho educativo, tratamento perifocal, entre outras ações”, diz. Ela acrescenta que é uma iniciativa que tem gerado resultados positivos, segundo Lucimar.

“Essas visitas têm o objetivo de viabilizar o acesso a imóveis que estão fechados, por meio de contato com vizinhos. São iniciativas que têm nos ajudado muito”, conta. Ela ainda reforça: “Qualquer necessidade de intervenção, basta entrar em contato pelo Disk- Dengue (73) 3612-8324 ou pelo WhatsApp (73) 9 8123-8664”.

Até agora, já foram realizados Mutirão de Combate à Dengue nos bairros São Caetano, Santa Inês, Monte Cristo, Sarinha Alcântara, Banco Raso, Conceição, Mangabinha, Manoel Leão e São Pedro.

RECOLHIMENTO DE PNEUS
Além dos mutirões, outra ação que tem gerado resultados satisfatórios é a coleta de pneus usados. Esta semana ocorreu uma ação nos bairros Nova Itabuna, Antique e São Roque.

“Até o momento já foram recolhidos cerca de 900 pneus, um número muito significativo diante da gravidade das arboviroses. Se um pneu desses for jogado em qualquer em terreno baldio ou área pública pode se tornar criadouro do Aedes. Porque é o ambiente ideal para o mosquito procriar”, disse Lucimar Ribeiro.

Ela orienta as pessoas a tirar 10 minutos por semana para ações de fiscalização na própria casa ou quintais. “É fundamental no combate ao Aedes aegypti”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário