A Bahia conquistou 21 medalhas de ouro, 21 de prata e 18 de bronze na 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem de Velocidade
Por Secom Bahia * Fotos: Federação Baiana de Canoagem
O calendário nacional de canoagem começou e os atletas baianos já mostraram seu potencial, conquistando 21 medalhas de ouro na 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem de Velocidade. A delegação baiana esteve representada por 50 atletas, incluindo os que estão integrando as seleções brasileiras principal (10 atletas) e de base (3 atletas). Além das medalhas de ouro, os baianos garantiram mais 21 de prata e 18 de bronze.
A Bahia ainda subiu ao pódio mais duas vezes na disputa entre as 22 associações de todo o país. A Associação Cacaueira de Canoagem de Ubaitaba (ACC) ficou em 2º lugar, e a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) na 3ª colocação. A 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem de Velocidade foi realizada no último final de semana (22 a 24 de março), na cidade de Lagoa Santa, no interior de Minas Gerais.
A presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima, comemora os resultados alcançados pela delegação, destacando que, “mais uma vez, a Bahia mostra que é o berço da canoagem em velocidade com todas essas conquistas”.
O evento vale como seletiva nacional, oportunidade em que os atletas são avaliados para formar a Seleção Brasileira de Canoagem, participar de competições internacionais e pontuar no ranking nacional da canoagem velocidade. A pontuação dessa 1ª Etapa da Copa Brasil é somada com a 2ª Etapa da competição, que acontece entre 16 e 19 de maio, em Curitiba, no Paraná, juntamente com os pontos do Campeonato Brasileiro do ano de 2024.
No mês que vem, em Sarasota, nos Estados Unidos, acontecerá o Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade e Seletiva Continental para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após os resultados apresentados na Copa Brasil, serão analisados todos os índices por categorias pelo Comitê de Canoagem Velocidade – com todos esses resultados conhecidos, será feita a convocação oficial dos atletas que irão buscar as últimas vagas continentais; o Brasil pode obter mais duas cotas olímpicas.
No C1 feminino, quem deve buscar essa vaga é a atleta Valdenice Conceição, que é de Itacaré, mas hoje representa o clube de Maraú (Associação Marauense de Canoagem- AMC).
A expectativa, de acordo com Camila, é que, no C2 masculino, Filipe Vinicius Santana e Jack Godmann tenham chance de buscar a vaga. O primeiro, que pertence à Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), atualmente integra a Seleção Brasileira principal. Já Jack Godmann é integrante da Seleção Brasileira principal, sendo da Associação Cacaueira de Itacaré (ACI). Ele fez dupla com Isaquias Queiroz nos jogos olímpicos de Tóquio de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário