Gestão estadual frisa ainda que nenhuma outra empresa apresentou projeto econômico que pudesse demonstrar competitividade contra a montadora chinesa
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
A montadora de carros chinesa, BYD, está autorizada oficialmente a se instalar nas estruturas do complexo fabril de Camaçari, onde também já se instalou a Ford, que encerrou as atividades em janeiro de 2021. A permissão foi dada pelo governo da Bahia, após a empresa asiática apresentar o projeto de empreendimento industrial para a área.
Ao apresentar o documento para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a BYD também expôs a demonstração de efeitos socioeconômicos com a sua chegada no município, assim como prevê a legislação estadual. O ato foi formalizado na segunda-feira (4). Segundo a gestão estadual, nenhuma outra empresa apresentou projeto econômico que pudesse demonstrar competitividade e necessidade de seleção, caracterizando inexigibilidade licitatória.
A formalização acontece em meio às notícias de uma possível uma empresa nacional também se instalar no espaço da antiga Ford. Isso porque, o empresário Flávio Figueiredo Assis, dono da Lecar, demonstrou interesse em apresentar um projeto ao governo para disputar o páreo com a montadora asiática.
Em outubro de 2023, a empresa foi autorizada a ingressar na área para complementação de estudos ambientais e de viabilidade. O complexo fabril vai produzir veículos de passeio e caminhões elétricos, na Bahia. A gigante asiática também vai fabricar carros híbridos, chassis de ônibus e processar lítio e ferro fosfato, que são utilizados nas baterias dos veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário