Foto: João Risi/Audiovisual/PR
Os brasileiros que estão tentando sair de Gaza podem cruzar a fronteira e chegar ao Egito, neste sábado (11). A passagem pela divisa depende da reabertura do portão de Rafah. No entanto, a prioridade tem sido a travessia de ambulâncias com feridos.
Mesmo com a possibilidade de chegarem ao Egito, o impasse de quantos do grupo vão conseguir deixar Gaza ainda preocupa o Itamaraty. Dois ônibus contratados pela embaixada brasileira no Cairo chegaram a estacionar próximo da fronteira, no lado do Egito, esperando o grupo que faria a travessia nesta sexta-feira (10), mas não conseguiu já que a passagem não tinha sido liberada.
O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que ainda não é possível dizer se de fato a saída desses brasileiros ocorrerá hoje, amanhã ou daqui a alguns dias. A intensificação de bombardeios próximos a hospitais em Gaza, onde estariam escondidos integrantes do Hamas, fez com que a prioridade fosse a travessia de ambulâncias com feridos. O trânsito de pessoas também é paralisado quando há suspeita de que terroristas estão tentando cruzar a fronteira. Via BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário