Reclamação de passageiros de superlotação e atrasos nos ônibus
Na última segunda, dia 27/11/23, a empresa Rota Transportes realizou uma alteração no ônibus da linha Ubaitaba/ Ilhéus , Ilhéus/Ubaitaba via Uruçuca, substituindo-o por micro-ônibus ou ônibus curto. Essa mudança tem gerado transtornos aos passageiros, pois o novo veículo não atende à demanda dos usuários, deixando idosos e mães com crianças de colo em pé pela falta de oferta de poltronas, além de deixar na estrada feirantes da agricultura familiar que vem seus insumos na central de abastecimento em Ilhéus, que também são passageiros desta linha em questão.
Além disso, a falta de sinalização por parte da Rota Transportes sobre essa alteração tem causado confusão entre os passageiros, que agora enfrentam dificuldades para chegar ao município de Ubaitaba e de Ilhéus. A operação do transporte com veículos de capacidade reduzida também abre espaço para o transporte irregular (lotação), que é fiscalizado pela própria AGERBA e causa desgosto a Rota Transporte.
Um dos passageiros afetados, relatou essas questões em sua reclamação junto à AGERBA, tendo recebido o protocolo 80/126877/23. Ele solicita a volta do ônibus convencional ou a retomada da linha Uruçuca/Ilhéus.
Essa situação não é isolada. Em outras regiões, como Pouso Alegre, passageiros também têm enfrentado problemas com superlotação e atrasos nos ônibus circulares da empresa Planalto. Os usuários podem registrar suas reclamações quando o circular não cumprir horários, rotas ou quando houver problemas relacionados à prestação desse serviço.
É importante que as empresas de transporte e os órgãos responsáveis tomem medidas para garantir um transporte adequado e seguro para os passageiros, atendendo às demandas de cada região. Os passageiros têm o direitos de serem informados sobre alterações de itinerário e de contar com veículos que atendam à capacidade necessária.
Vale ressaltar que a Rota Transporte é a única a operar nos transportes intermunicipais e monopoliza a operação dos itinerários, portanto sem qualquer tipo de concorrência os passageiros se submetem às irregularidades.
Aguardamos um posicionamento da Rota Transportes e da AGERBA em relação a essas reclamações, visando garantir a qualidade do transporte público e a segurança dos passageiros.
Será que vamos precisar bloquear a BA para eles resolver o problema?
ResponderExcluir