“Fora da escola não pode”. Esse é o tema do Programa Busca Ativa Escolar do Governo Federal que está sendo executado pela Secretaria Municipal da Educação para levar crianças e adolescentes de 3 a 17 anos às salas de aula e reduzir a evasão escolar. O programa teve a adesão da Prefeitura de Itabuna, que nesta quinta-feira, dia 5, promoveu sua divulgação na Praça Adami, no centro.
A supervisora do programa de combate à evasão escolar, Milene Dantas, afirmou que a busca é diária com o apoio dos gestores das escolas e da população que é chamada a participar. “Vamos todos até as comunidades de segunda a sexta-feira porque é preciso manter todas as todas as crianças na escola. Quem vê alguma criança ou adolescente fora da escola pode nos procurar na Secretaria Municipal da Educação” orientou.
A busca ativa é realizada em conjunto com as secretarias municipais de Promoção Social e Combate a Pobreza e Saúde, que também estiveram na Praça Adami para esclarecer eventuais dúvidas da população.
“A Saúde está inserida nesse programa fazendo a busca ativa em nível domiciliar, por meio da ação dos Agentes Comunitários de Saúde que vão até as localidades e domicílios. Como Itabuna tem o privilégio de ter 100 por cento de cobertura pelo Programa de Saúde da Família será mais fácil para a gestão municipal fazer esse levantamento”, disse a apoiadora da Estratégia Ação de Saúde da Família, enfermeira Margarida Amorim.
As crianças precisam estar estudando e inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), para que seja feita uma intervenção pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). “Queremos fazer a diferença porque estamos em um tempo de resgate de todas as crianças. Vamos assegurar que nenhuma esteja fora da sala de aula e contamos com a ajuda da sociedade civil”, afirmou Margarida Amorim
Durante o levantamento do Programa Busca Ativa Escolar serão identificados os motivos da evasão das crianças e dos adolescentes. Problemas ligados à saúde, ao social ou jurídico terão os devidos encaminhamentos para os respectivos departamentos e órgãos municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário