> TABOCAS NOTICIAS : Entidade não pode cobrar taxa de proprietário não associado, decide Gilmar Mendes

domingo, 10 de setembro de 2023

Entidade não pode cobrar taxa de proprietário não associado, decide Gilmar Mendes

Proprietário pediu seu desligamento da entidade, destacou Gilmar na decisão
Por Vinícius Abrantes / Fellipe Sampaio/SCO/STF
É inconstitucional a cobrança, por parte de associação, de taxa de manutenção e conservação de loteamento imobiliário urbano de proprietário não associado até o advento da Lei nº 13.465/2017.

Com essa fundamentação, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, reafirmou o direito de liberdade associativa e deu provimento a um recurso extraordinário para considerar indevida a cobrança de R$ 64 mil feita por uma entidade residencial, a título de despesas de manutenção e conservação, a um proprietário de imóveis em um loteamento.

A associação justificou a cobrança alegando que o valor seria usado no rateio de despesas com segurança, conservação de ruas e valas e manutenção da rede elétrica do loteamento, entre outros serviços.

O pedido do proprietário dos imóveis foi julgado improcedente na primeira instância. Na decisão, o juiz sustentou que, embora o STF e o Superior Tribunal de Justiça já tenham decidido de forma contrária, deveria prevalecer a possibilidade de cobrar pelos gastos efetuados em benefício do proprietário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário