Universidade permanece em 1º lugar na região Nordeste
Fonte: Metro1**Foto: Dário Guimarães/Metropress
Mesmo com os diversos cortes realizados pelo Ministério da Educação, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) subiu duas posições no ranking Times Higher Education Latin America e agora ocupa o 26º lugar entre as 177 instituições avaliadas.
Na edição 2021 do ranking, divulgada na última terça (13), a UFBA aparece em 16ª entre as universidades brasileiras, uma posição acima em relação ao ano passado, e em 1º lugar na região Nordeste, mesmo patamar da avaliação anterior.
Em nota divulgada pela Ufba, a universidade defende que o ranking "revela, sobretudo, a resiliência do sistema educacional brasileiro". "Mesmo sofrendo duros ataques nos últimos anos, responde ainda por 18 das 30 instituições mais bem rankeadas da América Latina. Dessas 18, 12 são federais, 4 estaduais e 2 particulares confessionais. Das 100 mais bem avaliadas, o Brasil responde por quase a metade, 46. E do total de 177 universidades avaliadas, 67 são brasileiras (38%), sendo 3 baianas", diz o comunicado.
O THE avalia cinco aspectos: citações em periódicos científicos indexados; retorno à indústria; pesquisa; ensino; e internacionalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário