Embarcações chegaram há cerca de uma semana na Baía de Todos-os-Santos depois que 24 marinheiros foram confirmados com a doença.
Foto: TV Bahia
Uma embarcação com bandeira da Suíça, na Europa, e outra de bandeira liberiana, na África, estão na área de quarentena da Baía de Todos-os-Santos, na costa de Salvador, após membros da tripulação testarem positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (4) pela Anvisa e Companhia de Docas da Bahia (Codeba).
O navio Romandie, do país europeu, está na baía desde o dia 28 de maio, quando um tripulante foi confirmado com a doença. A embarcação possui 21 marinheiros e saiu da Rússia, até ancorar na costa de Salvador. Pelo caso positivo registrado, a embarcação vetou embarque e desembarque e somente equipes médicas têm acesso ao navio.
Já o navio Falcon Maryam, da Libéria, chegou dois dias antes, em 26 de maio, e está no local após confirmação de que 23 marinheiros estavam infectados. Antes de parar para a quarentena na Baía de Todos-os-Santos, o navio passou por Manaus e Belém.
Não há informação sobre o quadro de saúde dos tripulantes acometidos pela doença em ambos os navios. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nenhum dos casos há suspeita de relação com a variante B.1.617, cepa identificada na Índia.
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) afirmou que “executa rigorosamente ações de prevenção em resposta à pandemia” e disse que o navio Romandie permanece ancorado na área de quarentena, a cerca de sete quilômetros de distância do porto de Salvador. O órgão afirmou ainda que, sobre o Falcon Maryam, não houve registro para atracação nos portos administrados pela Codeba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário