> TABOCAS NOTICIAS : O QUE É A MODA ?

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O QUE É A MODA ?

Por Humberto Pinho da Silva 
Mário Gonçalves Viana, in: “ A Psicologia da Mulher, assevera: que “ é um fenómeno de contagio (…) “ e acrescenta: “ O sexo feminino, entrega-se-lhe completamente.” 

A moda, não só influencia o modo de trajar; mas, igualmente, o modo de pensar. 

O que ontem se condenava, aceita-se agora, como normal. 

As ideologias, também têm moda. Há épocas, que certas ideologias e comportamentos, são aceites; e épocas, que são abomináveis. 

D. Manuel de Melo, conta: “ Eu tenho na minha livraria, um livro feito por Alonso Carraça (Madrid, 1636) contra as guedelhas, de que diz coisas abomináveis; e tenho outro feito por Pedro Mexia (historiógrafo do Imperador Carlos V, natural de Sevilha) em que não cansa de chorar ver homens tosquiados. A razão disto é o uso, que no tempo de um costumavam os cabelos grandes, e parecia vício e abuso raparem-se os homens; e no outro costumavam cabelos rasos e parecia desonestidade trazerem-se crescidos.” 

Meu pai, na coluna que mantinha no: “O Comércio do Porto”, em meados dos anos sessenta vituperou colegiais, que usavam calças, porque, na época, não era “decente”, segundo seu parecer. O que diria, ele, dos actuais calções e fio-dental ? 

Tudo muda, consoante a época. 

Adquiri, nos anos setenta, guarda-chuva de vara de, madeira. Todavia o guarda-soleiro, à fina força, queria vender-me um, com vara metálica. Argumentava, que estavam na moda. Meu avô, no início do século XX, já usava de metal! … Estavam na moda e eram elegantíssimos… 

Tudo muda, consoante a época 

Adquiri, nos anos setenta, guarda-chuva, de vara de madeira. Todavia o guarda-soleiro, à fina força, queria vender um de vara de metal. Argumentava, que estavam na moda. Meu avô, no início do século XX, já usava de metal! … Estavam na moda e eram elegantíssimos. 

As palavras também têm moda. Tem moda e gastam-se, mudam de significado. Palavra há, que foram queridas outrora, e que se tornaram abomináveis. 

Em conclusão: São as elites, que comandam e levam, o vulgo, de arreata. Este, pensa que pensa, mas não pensa. È simples bonifrate, de marioneta. 

A moda é isto: nada mais que um fenómeno de contágio…

Nenhum comentário:

Postar um comentário