> TABOCAS NOTICIAS : Cinco coisas que você nunca deve fazer em uma rede Wi-Fi pública

sábado, 28 de novembro de 2020

Cinco coisas que você nunca deve fazer em uma rede Wi-Fi pública

Medidas previnem invasões e acesso malicioso ao seu computador ou smartphone
Foto/Divulgação
Do TechTudo - Acessar um Wi-Fi público pode ser necessário em determinadas situações. Mas, vale lembrar, essas redes não são muito seguras, já que qualquer pessoa pode entrar sem muita dificuldade. Portanto, antes de realizar o login para se conectar, é importante observar alguns pontos para não ter problemas em seu computador ou celular.

Para isso, existem práticas simples que podem ser seguidas, que vão desde a troca de configurações no próprio dispositivo até preferir um Wi-Fi conhecido na hora de acessar a Internet. A seguir, o TechTudoapresenta cinco coisas que você não deve fazer ao logar em uma rede pública.

1. Habilitar compartilhamento de arquivos
Ao acessar uma nova rede Wi-Fi, sobretudo em sistemas Windows, uma mensagem do sistema solicita a permissão para compartilhar arquivos com outros dispositivos conectados. A permissão também se estende ao compartilhamento de impressoras e scanners.

Em redes de locais públicos essa prática não é recomendada. Isso porque, assim como os arquivos dos outros computadores e dispositivos podem ficar disponíveis para você, suas pastas compartilhadas também passam a ser acessíveis para estranhos.

2. Acessar páginas sem verificação de segurança
Ao acessar uma página da web, normalmente não há uma preocupação em observar se o endereço apresenta os protocolos de segurança necessários. Em uma rede pública, principalmente, é muito importante ficar atento ao HTTPS dos sites.

Uma rede pode apresentar conexões mal-intencionadas, levando os usuários a páginas clonadas de serviços como redes sociais ou até mesmo de instituições financeiras. Dessa forma, dados e senhas ficam expostos a terceiros. Portanto, vale observar a barra de endereço de seu navegador para notar se o cadeado ao lado esquerdo indica o protocolo de segurança correto das páginas acessadas.

3. Deixar de utilizar VPN
Quem quiser acessar as redes públicas com mais tranquilidade pode recorrer a uma VPN para ter uma espécie de camada extra de segurança em seus acessos. A VPN nada mais é que uma rede virtual privada, que faz com que sua navegação não fique tão exposta ao manter seu endereço de IP confidencial.

Tanto em computadores quanto em smartphones, a utilização de uma VPN não requer conhecimento avançado, pois a maioria dos navegadores contam com extensões dedicadas à função. Além disso, existem diversos apps que realizam a configuração para smartphones. Mais em https://diariovip.novacruzoficialrn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário