> TABOCAS NOTICIAS : Navio movido a vento poderá mudar transporte marítimo

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Navio movido a vento poderá mudar transporte marítimo

Só Notícia Boa**Navio movido a vento - Foto: divulgação /Wallenius Marine
A Suécia apresenta o protótipo do primeiro navio cargueiro movido a vento! A medida é uma resposta positiva no combate à poluição, às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

Os criadores do Oceanbird esperam entregar a primeira unidade do navio em 2024. As encomendas começam no ano que vem.

O Oceanbird – pássaro do oceano, em tradução livre – tem cinco velas de aço, parecidas com as asas de um avião. Quando içadas, elas alcançam uma altura de até 105 metros acima do nível do mar, capturaram a força do vento e impulsionam o navio no oceano.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o uso do vento pode reduzir em 90% o consumo de combustível para transportar uma carga pelo mar, o que vai diminuir a poluição.

O navio também tem um motor à combustão, para auxiliar nas manobras do navio nos portos.

O navio
O governo sueco investiu 27 milhões de coroas suecas – 16,4 milhões de reais – no desenvolvimento do navio.

O projeto é liderado pela empresa de transporte marítimo sueca Wallenius Marine, em conjunto com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo e o instituto de pesquisa SSPA.

Com 200 metros de comprimento e 45 metros de largura, o Oceanbird é um cargueiro voltado para o transporte de carros, caminhões e outros tipos de veículos – uma classe de navio conhecida pela sigla PCTC (pure car truck carrier).

Quando a primeira unidade ficar pronta, ela terá capacidade de transportar até 7.000 automóveis. Leia mais em https://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário