O óleo que atingiu o litoral do Nordeste em 2019 voltou a surgir nas praias região de Morro de São Paulo, no município de Cairu. Moradores usaram as redes sociais para informar o reaparecimentos de diversas manchas de óleo nas praias da região neste sábado, 12. A prefeitura do município confirmou o aparecimento o óleo, mas não soube informar do que se trata.
Capitania dos Portos da Bahia afirmou que recebeu as denúncias e está apurando o caso. A gestão municipal explicou que vai fazer uma varredura nas praias da ilha no domingo, 13, para averiguar a situação. O município também solicitou ao Instituto Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) a presença de técnicos para colher o material para análise.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma moradora de Morro mostra uma mancha de óleo na quarta praia. As imagens se assemelham com o vazamento de petróleo que se espalhou pelos nove Estados do Nordeste em 2019.
No passado, praias do Morro chegaram a ser interditadas pela presença do óleo no litoral, devido “aos riscos causados pelas manchas de óleo aos banhistas, que podem causar reações nos pulmões e pele, e ao trabalho das equipes de limpeza, composta pela prefeitura de Cairu e voluntários”, informou a prefeitura do município em nota à época. (ATarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário