> TABOCAS NOTICIAS : Um terço das cidades brasileiras tem até 10 respiradores mecânicos

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Um terço das cidades brasileiras tem até 10 respiradores mecânicos

Foto: Prefeitura de Porto Alegre
Fundamental para pacientes com quadros severos de Covid-19, os respiradores mecânicos não estão presentes em grandes quantidades em boa parte dos municípios brasileiros.

Aproximadamente 33% das cidades do país têm, no máximo, dez respiradores mecânicos - contando hospitais públicos e privados.

Em 861 cidades brasileiras, há apenas um ventilador mecânico disponível. Enquanto isso, somente cinco cidades do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife) concentram 26% de todos os respiradores do Brasil.

Ao todo, no Brasil, há 65.411 ventiladores mecânicos, sendo que 46.663 estão no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quarta (1º) que o Ministério quer adquirir 17 mil respiradores.

"Já adiantamos uma possível compra de 8 mil deles. Daria para acalmar São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, as capitais", afirmou. Ele pontuou, porém, que a entrega não é garantida, já que há uma grande demanda pelo equipamento em todo o mundo. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário