Por: Só Notícia Boa
Foto: reprodução / WorldAtLarge
Cientistas dos EUA conseguiram fazer ratos cegos voltarem a enxergar. A descoberta foi publicada neste domingo, 19, pela revista científica Nature .
“A reprogramação farmacológica de fibroblastos em fotorreceptores restaura a visão”, diz a manchete da revista.
Na matéria científica, os pesquisadores mostram que criaram uma alternativa às células-tronco com um processo que promete ser mais barato, rápido e livre de restrições éticas e legais.
São fotorreceptores de substituição das células dos fibroblastos da pele feitos por meio de conversão farmacológica. – Difícil entender, né? Veja a explicação do autor:
“O fotorreceptor é o neurônio no olho que ativa a circuidade visual em resposta à luz, o que nos permite ter visão”, diz Sai Chavala, Ph.D. da Universidade do Norte do Texas e autor do novo artigo,
A perda de fotorreceptores pode resultar em DM – degeneração macular relacionada à idade – e outras doenças da retina que levam à cegueira irreversível.
Neste novo estudo, no entanto, as células chamadas fibroblastos podem ser quimicamente reprogramadas para produzir células do tipo fotorreceptor que agora demonstram restaurar a visão em camundongos.
Os fibroblastos são células que ajudam a manter a integridade estrutural dos tecidos conjuntivos, e uma redução na contagem de células de fibroblastos leva ao enrugamento da pele.
Em humanos
Chavala está perto de fazer testes em seres humanos e espera ter um tratamento aprovado pela FDA em 2 ou 3 anos. Ele disse que está “emocionado” com a possibilidade de permitir que milhões de pessoas recuperem sua visão perdida. Mais em https://www.sonoticiaboa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário