> TABOCAS NOTICIAS : Cartão de aposentados e pensionistas do INSS passa a ter nova função

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Cartão de aposentados e pensionistas do INSS passa a ter nova função

2020 chegou e com ele uma mudança importante para os aposentados e pensionistas que recebem seu beneficio pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nova função no Cartão
A partir deste ano de 2020, todos os benefícios poderão usar o cartão magnético para fazer compras. A partir deste ano, o cartão magnético que hoje é utilizado apenas para o saque do benefício terá também a função débito. 

A novidade é uma parceria do INSS com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Dessa forma, esse cartão terá as mesmas funções de um cartão de débito, e o segurado não será mais obrigado a abrir uma conta-corrente em um banco, como é feito atualmente.

A novidade foi anunciada pelo INSS durante audiência pública com instituições financeiras, em agosto do ano passado. O órgão ainda não divulgou quando a nova função será liberada. Entenda abaixo todos os detalhes sobre essa mudança e confira como vai funcionar.

Como passa a ser em 2020?
O INSS modificou a forma de pagamento do primeiro benefício para aposentados e pensionistas.
O segurado vai poder utilizar o cartão-benefício para fazer compras no débito automático.
Dessa forma, não precisará sacar o dinheiro todo de uma só vez.
Além disso, os beneficiários não precisarão abrir uma conta-corrente para ter direito ao débito; o cartão estará atrelado à conta-benefício.
Por isso, não será cobrada nenhuma taxa ou anuidade do segurado.
O INSS diz que a medida trará mais segurança ao segurado, que não precisará sair das agências com todo o valor do benefício em mãos.

Sem taxas
Os especialistas alertam apenas para que os segurados fiquem atento à cobrança de taxas
Segundo o INSS, não será cobrada taxa de administração da conta-corrente
Caso a cobrança seja feita, o segurado estará sendo prejudicado, uma vez que caberá a ele o ônus de pagar a anuidade da conta
Para maiores informações sobre o assunto acesse o site do INSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário