> TABOCAS NOTICIAS : Barragem da Vale em Barão de Cocais sobe nível de alerta por causa da chuva

domingo, 26 de janeiro de 2020

Barragem da Vale em Barão de Cocais sobe nível de alerta por causa da chuva

A Barragem Sul Inferior, da Vale, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, está em alerta por causa da chuva. A estrutura está em nível 2 de emergência, segundo a mineradora. Em razão das fortes chuvas na região, ocorreu uma erosão na parte interna do reservatório da estrutura, que se mantém estável.

Esta é a segunda barragem da Vale na cidade em alerta. Em fevereiro do ano passado, a Barragem Sul Superior entrou no nível três, que significa risco iminente de rompimento. Moradores da região que moravam na chamada zona de autossalvamento foram retiradas do local. Na situação de nível dois de emergência, sirenes são acionadas e planos de evacuação são colocados em prática. Como famílias já foram retiradas do local, não houve necessidade para executar as medidas.

Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Flávio Godinho, a Vale cumpriu o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (Paebm).

“A Vale avisou que estaria entrando em nível 2. Como a mancha de dam break é a mesma mancha de Sul Superior, não há alteração nenhuma. Só a reclassificação de nível”, afirmou.

A Barragem Sul Inferior também fica na Mina Gongo Soco. Em razão das fortes chuvas na região, ocorreu uma erosão na parte interna do reservatório da estrutura, que se mantém estável.De acordo com a Vale, “a Sul Inferior é uma barragem de contenção de sedimentos, construída em etapa única, considerado um dos métodos construtivos mais seguros. Embora apresentasse estabilidade, a estrutura encontrava-se em nível 1 porque está localizada a jusante da Sul Superior, que se mantém em nível 3”.

A mineradora disse ainda que “uma contenção de concreto” foi construída em caráter emergencial foi projetada para minimizar os riscos para Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. Ela tem 36 metros de altura por 330 metros de extensão e está localizada a seis quilômetros da barragem.   Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário