> TABOCAS NOTICIAS : Associação de Médicos quer barrar PL sobre acupunturista

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Associação de Médicos quer barrar PL sobre acupunturista

Aprovada na quarta-feira passada (21), o PL permite que o exercício da acupuntura seja realizado por qualquer pessoa e não só pelos profissionais da área.
Foto: Pixabay
A Associação Bahiana de Medicina, através de um comunicado oficial, se posicionou a favor do requerimento do deputado Hiran Gonçalves. O pedido coleta assinaturas dos deputados federais para impedir que o projeto de lei (PL) 1549/03, aprovada na quarta-feira passada (21) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, siga para o Senado. O PL permite que o exercício da acupuntura seja realizado por qualquer pessoa e não só pelos profissionais da medicina.

O médico acupunturista Walter Viterbo, em entrevista ao Metro1, afirmou que “se o paciente permite ser atendido por um acupunturista não médico, o processo será retardado, e ao invés de ajudar, o estará prejudicando.

Segundo o comunicado da associação, a prática da acupuntura é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1995, e se não praticada por médicos, cirurgiões-dentistas e veterinários (cada um em seu campo de atuação), erros na aplicação podem perfurar órgãos em geral, nervos e sistema nervoso central.

“Nossa preocupação é com o diagnóstico feito por profissionais que não são formados para isso. Para estabelecer um diagnóstico, é preciso conhecimento específico”, diz trecho do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário