A vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) é “segura e indispensável para eliminar o câncer de colo do útero” anunciaram as autoridades da área de saúde nesta segunda-feira (4), dia mundial de combate ao câncer. “Os rumores infundados sobre as vacinas contra o HPV seguem adiando ou impedindo de modo desnecessário o aumento da imunização, que urgentemente necessário para a prevenção do câncer cervical”, disse Elisabete Weiderpass, diretora do Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC).
O centro é vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com os dados do CIIC, em 2018 foram diagnosticados quase 570 mil novos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. “Este é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres”, recordou o CIIC.
A organização calcula que se a prevenção não aumentar, a doença pode provocar 460 mil mortes por ano até 2040. No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Foram 16,3 mil novos casos no ano passado e 5,7 mil mortes. No mundo, mais de 300 mil mulheres morrem a cada ano vítimas da doença. As informações são da agência de notícias France Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário