Foto: André Borges / Agência Brasil
A Secretaria de Saúde de Rondônia confirmou nesta segunda-feira (9) o primeiro caso de sarampo do estado desde 1999. Outro caso já apresentou resultado positivo para a doença, mas aguarda resultado de contraprova, que será enviado pela Fundação Oswaldo Cruz.
Em entrevista à Agência Brasil, a diretora da Agência de Vigilância em Saúde do estado, Arlete Baldez, afirmou que os pacientes são um bebê de 4 meses que mora em Porto Velho e uma mulher de 25 anos que vive no município de Vilhena. Ambas estiveram em Manaus, onde há surto da doença.
"Quase 20 anos depois do último registro, surgem esses dois casos de sarampo, decorrentes da epidemia na Venezuela, que está com fluxo migratório para vários países, inclusive o Brasil", disse. "[O vírus] entrou por Roraima, de lá, foi para o Amazonas e, agora, chegou a Rondônia", completou a diretora.
Segundo Arlete, a campanha de vacinação contra o sarampo, prevista para começar em agosto, será antecipada no estado, com previsão de início para esta terça (10). A capital, Porto Velho, já iniciou a imunização. BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário