Correntistas e usuários do banco Santander em Itabuna enfrentaram sufoco no autoatendimento e no atendimento dos caixas durante esta quarta-feira. O sindicato dos bancários fez uma paralisação nacional nas agências do Santander. A agência da Praça Adami e o posto avançado na Prefeitura, que também funciona como agência, ficaram fechados. O vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e região, Paulo Eduardo Santana Silva, diz que a paralisação é reação à diretoria.
O sindicato protesta contra a implantação de uma ação do banco para que o trabalhador assine um acordo individual de Banco de Horas Semestral e o parcelamento das férias, ambos permitidos pela nova lei de modernização trabalhista. Os sindicalistas também são contra a alteração do dia de pagamento do salário, de 20 para 30, e dos meses de pagamento do 13º salário, antes em março e novembro, agora em maio e dezembro.
As duas providências A CLT prevê pagamento até o 5º dia útil depois do final do mês. Quanto ao 13º salário, a obrigação das empresas é pagar 50% em 20 de novembro e o resto até 20 de dezembro. Segundo o sindicato, as mudanças aconteceram sem negociação. Como sempre, o prejudicado na briga interna dos bancos é o correntista. (A Região)
Nenhum comentário:
Postar um comentário